Quais são as 5 linguagens do amor e seu impacto nos relacionamentos

Você sabe quais são as 5 linguagens do amor e como elas afetam os relacionamentos? O amor é um sentimento que se expressa de várias formas.

A linguagem humaniza o ser humano, pois, é através dela que podemos expressar sentimentos, construir pensamentos e interagir uns com os outros e com o ambiente a nossa volta. De acordo com Gary Chapman, conselheiro de relacionamentos, o amor pode ser expressado através de diferentes linguagens. Mais especificamente, de cinco formas diferentes. Você sabe quais são as 5 linguagens do amor.

Em suma, após 30 anos de aconselhamento conjugal, Chapman constatou que as 5 linguagens do amor são: palavras de afirmação, qualidade de tempo, presentes, gestos de serviço e toque físico. Dessa forma, a razão de muitos relacionamentos não darem certo, se dá pelo fato de que as pessoas não compreendem a linguagem do amor do seu parceiro.

Segundo o especialista, cada pessoa já nasce com uma determinada maneira de identificar, receber e de dar amor. Sendo assim, Chapman chama esse processo de linguagem. Já as maneiras como as linguagens são expressadas são chamadas de dialetos.

Portanto, é importante saber identificar a linguagem do amor de uma pessoa, e a sua, antes de expressar o seu amor por ela. Dessa forma, você será mais assertivo em sua comunicação afetiva. Da mesma forma, saber identificar a linguagem do amor das pessoas a sua volta, ajuda a melhorar a forma como você se relaciona com elas.

Quais as 5 linguagens do amor: o que é

Quais são as 5 linguagens do amor: e seu impacto nos relacionamentos

Cada ser humano é único, com suas diferentes particularidades e maneiras de enxergar o mundo ao seu redor. Dessa forma, ao observar como uma pessoa age ou se expressa, há uma possibilidade maior de estabelecer uma comunicação mais eficiente e assertiva. Proporcionando um relacionamento mais positivo.

Pensando nisso, o especialista em aconselhamento conjugal, pastor de fé cristã e autor do Best-seller “As cinco linguagens do amor”. Gary Chapman escreveu em seu livro as principais formas que uma pessoa utiliza para se expressar em uma relação interpessoal.

Dessa forma, para Chapman as linguagens do amor seriam as diferentes maneiras que expressamos o amor que sentimos por outras pessoas. E, também a forma como nos sentimos amados. Por isso, alguns relacionamentos não dão certo.

Pois, a linguagem emocional de um é completamente diferente do outro. Então, eles nunca saberão como amar o outro. Ou seja, é como se cada um falasse uma língua distinta e, um não compreende a língua do outro.

Enfim, para Chapman, cada pessoa tem um tanque emocional ou tanque do amor, como se fosse um carro. E assim como um carro, esse tanque precisa ser abastecido com amor, para resultar em um relacionamento saudável. Portanto, se um dos parceiros, ou ambos, está com o tanque vazio, o relacionamento acaba desgastado.

Quais são as 5 linguagens do amor?

Segundo Chapman, existem 5  linguagens do amor, onde cada pessoa pode ter mais de uma linguagem. Mas, na maioria das vezes, uma se destaca. Além disso, as linguagens do amor podem ser aplicadas para todo tipo de relacionamento. E, não apenas amoroso. São elas:

1- Palavras de Afirmação

Quais são as 5 linguagens do amor: e seu impacto nos relacionamentos

A primeira linguagem do amor é chamada de Palavras de Afirmação. Em suma, essa linguagem é a expressão do amor através das palavras. Ou seja, são afirmações verbais ditas para uma pessoa. Por exemplo, elogios, palavras de encorajamento, palavras gentis, humildes, edificantes, etc.

Ademais, uma pessoa que possui esse tipo de linguagem como a principal valoriza as palavras. Dessa forma, ao receber palavras afirmativas ou positivas, ela se sente mais segura, feliz, importante, amada e inspirada no relacionamento.

Por outro lado, ao receber palavras ofensivas ou críticas, causa um impacto negativo muito grande. Portanto, se o seu parceiro possui como linguagem do amor principal Palavras de Afirmação, lembre-se que para ele as palavras são importantes. Então, se esforce para agradá-lo e apoiá-lo dessa forma, verbalizando seu amor.

2- Tempo de Qualidade

A linguagem do amor Tempo de Qualidade é a expressão do amor através do tempo que é oferecido a quem amamos. Ou seja, é o tempo de qualidade que passamos. Por exemplo, conversar olhando nos olhos, sair para passeios ou restaurantes. Enfim, fazer algo que a pessoa goste. Mesmo que não seja tão interessante para você.

Ademais, pessoas que possuem essa linguagem do amor valorizam uma conversa agradável e atenciosa. Pois, dessa forma se sentem amados. Além disso, a linguagem do amor Tempo de qualidade tem como dialetos a conversa de qualidade e a atividade de qualidade. Portanto, também valoriza as atividades feitas na companhia um do outro. Enfim, para quem possui essa linguagem do amor, receber atenção é essencial.

3- Quais são as 5 linguagens do amor: Presentes

Para pessoas que possuem como a linguagem do amor principal Presentes, o presente é um símbolo visual do amor. Por isso, elas dão mais importância para esse símbolo do que para outros. Dessa forma, os presentes recebidos durante o relacionamento expressam o amor.

No entanto, vale ressaltar que para elas o valor do presente não é importante, e sim a intenção da pessoa que presenteou, independente de data comemorativa. Ou seja, o mais importante é o fato de terem sido lembradas e amadas. Portanto, o presente pode ser um simples cartão feito a mão, uma flor colhida no caminho, um chocolate, etc.

4- Atos de Serviço

Uma pessoa que tem a linguagem do amor Atos de Serviço como principal, expressa seu amor oferecendo ajuda, auxílio ou cuidados. Dessa forma, gostam de doar seu trabalho e cuidados sem medir esforços.

Da mesma forma, gostam de receber as pessoas bem com ações e serviços. Por exemplo, arrumar a cama, trocar uma lâmpada, lavar a louça, pagar as contas, entre outras. Enfim, a princípio pode até parecerem tarefas chatas.

No entanto, é uma demonstração de amor ao outro, dedicação, e não uma obrigação. Por isso, vale lembrar que é importante deixar estereótipos de lado, sobre um papel pré-determinado que cada um deva exercer. Portanto, para que sua demonstração de amor seja eficiente, é preciso esforço e dedicação de ambos.

5- Quais são as 5 linguagens do amor: Toque Físico

Quais são as 5 linguagens do amor: e seu impacto nos relacionamentos

Encerrando as 5 linguagens do amor, Toque Físico é a expressão do amor pelo toque. Dessa forma, pessoas que tem essa linguagem do amor valorizam o toque físico, pois, se sentem seguras e amadas.

Por outro lado, o distanciamento físico provoca o distanciamento emocional. Portanto, se seu parceiro possui o Toque Físico como linguagem primária, você deve se esforçar para entender o que o agrada e lhe dá prazer.

Pois, alguns toques podem ser irritantes e até desconfortáveis para ele. Por isso, é importante manter uma boa comunicação e, não apenas o toque físico.

Como descobrir quais são as 5 linguagens do amor

Quais são as 5 linguagens do amor: e seu impacto nos relacionamentos

Agora que você já conhece quais são as 5 linguagens do amor, fica mais fácil descobrir qual é a sua e a do seu parceiro. A princípio, tente responder a essas perguntas:

  1. O que faz você se sentir mais amado pelo seu parceiro?
  2. Qual o seu desejo acima de qualquer coisa?
  3. O que seu parceiro faz ou diz — ou o que deixa de fazer e de dizer — que magoa você profundamente?
  4. Por último, o que você mais tem pedido ao seu parceiro?

Enfim, independente de quais sejam suas respostas, possivelmente elas estarão relacionadas com a sua linguagem do amor primária. Ademais, no livro “As 5 linguagens do amor”, Chapman traz um questionário para ajudar a descobrir sua linguagem do amor.

Além disso, o autor diz que o ideal é que o questionário seja respondido pelo casal. Dessa forma, eles poderão conversar bastante e verificar se o tanque emocional está cheio ou vazio. Enfim, o teste funciona da seguinte maneira:

Primeiramente, um pergunta ao outro como está o seu tanque do amor hoje. Em seguida, o outro avalia de 0 a 10 (sendo 0 vazio e 10 cheio). Então, o parceiro pergunta: “como posso ajudar a enchê-lo?” Por fim, a pessoa responde dando alguma sugestão do seu agrado. Depois, os papéis são invertidos, começando novamente.

O amor é uma escolha

Segundo Chapman, o amor é uma escolha, que exige esforço, dedicação, comunicação e atenção aos detalhes. Dessa forma, quando descobrimos a linguagem do amor um do outro, é possível compreender melhor sua expressão de amor.

Da mesma forma, aprendemos a receber o amor da forma como o parceiro expressa. Enfim, ambos se dedicarão de forma assertiva na satisfação do anseio emocional um do outro.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Relacionamentos – Ciência descobre 3 fatores comuns dos casais felizes.


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários