Alisamento capilar, o que é? Como funciona, tipos e cuidados

O alisamento capilar é uma excelente opção de tratamento para quem deseja alinhar os fios dos cabelos, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Ter os fios do cabelo alinhados e super lisos é o sonho de muitas mulheres e, caso também seja o seu, temos uma ótima notícia! Atualmente existem diversos tratamentos químicos para que você alcance o liso dos sonhos, tais procedimentos recebem o nome de alisamento capilar.

Por existir muitos tipos de alisamento capilar no mercado, é comum que surjam algumas dúvidas na hora de escolher o ideal para o seu cabelo. Portanto, é importante buscar a ajuda de profissionais especializados para que o resultado saia como esperado, e que seu cabelo não fique ressecado e quebradiço.

Além disso, vale ressaltar que para realizar o alisamento capilar, as madeixas devem estar em boas condições e devem passar por tratamentos pré, durante e após o processo de alisamento.

Ademais, confira a seguir algumas outras informações sobre o alisamento capilar e, conforme nossas dicas, descubra qual é o melhor procedimento para o seu tipo de cabelo.

Como funciona o alisamento?

Alisamento capilar: Tudo que você precisa saber sobre o procedimento
Freepik

Primeiramente, antes de falarmos sobre os tipos de alisamento, é preciso entender o que, de fato, acontece com o cabelo durante o processo. Bom, primeiramente, vale ressaltar que os fios são formados por pontes de dissulfeto, que determinam a textura do cabelo, por exemplo: se ele é cacheado, ondulado ou liso.

Essas pontes são formadas por átomos de enxofre e é justamente nessa área que o alisamento capilar atua, soltando os átomos dos fios e modificando a estrutura do cabelo.

Tipos de alisamento capilar

Escova definitiva

Alisamento capilar: Tudo que você precisa saber sobre o procedimento
let’s go

Existem diversos tipos de escovas para o cabelo, sendo a definitiva a que deixa os fios ondulados, cacheados ou crespos permanentemente lisos, até que fios novos cresçam sem a química.

Entre os componentes presentes na escova definitiva está, por exemplo, o Hidróxido de sódio, Guanidina e Tioglicolato.

Escova progressiva

Alisamento capilar: Tudo que você precisa saber sobre o procedimento
Like cosméticos

A escova progressiva é o tratamento de alisamento mais tradicional e procurado pelas mulheres. O seu efeito é temporário e dura em média de dois a três meses. É indicada para redução do volume dos cabelos cacheados e ondulados, redução de volume, frizz e aumento do brilho do cabelo.

Importante lembrar que a maioria das escovas progressivas possuem formol e que o elemento não pode ultrapassar 0,2% na composição.

Escova inteligente

Pinterest

A escova inteligente nada mais é do que um tipo de escova progressiva sem formol à base de proteínas, queratina e aminoácidos, que é indicada para mulheres com fios cacheados e ondulados, e que desejam diminuir o volume e o frizz.

Esse procedimento tem duração de 2 a 3 meses.

Relaxamento capilar

Fique diva

O relaxamento capilar, diferente dos outros procedimentos, não alisa por completo os cabelos crespos e cacheados. No entanto, promove a abertura dos cachos, deixando-os mais definidos e soltos, diminuindo o volume e dando mais movimento aos fios.

Tratamento pré-alisamento

VIX

Realizar tratamentos antes de receber o alisamento capilar é essencial para que o resultado saia como esperado. Além disso, preparar o cabelo faz com que a resistência dos fios aumente, permitindo melhores condições de alisamento e evitando que os fios fiquem ressecados ou quebradiços.

É indicado o uso de produtos com aminoácidos e lipídeos orgânicos, pois eles são responsáveis pela manutenção da estrutura capilar.

Cuidados pós alisamento capilar

Terra
  • Monte um cronograma capilar: o cronograma capilar é uma rotina de cuidados que engloba reconstrução, hidratação e nutrição necessária para os fios permanecerem sempre saudáveis;
  • Mantenha o corte do cabelo em dia, para evitar pontas duplas e ressecamento;
  • Use produtos corretos e específicos para cabelos alisados;
  • Utilize protetor térmico antes de usar qualquer equipamento de calor como, por exemplo, babyliss, prancha ou escova;
  • Evite exposição prolongada ao sol.

Então, o que achou da nossa matéria? Por fim, vale ressaltar que procedimentos como botox capilar, selagem e cauterização não são indicados para quem procura um alisamento capilar, apesar de também deixarem os fios mais lisos.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Escovas de cabelo – Tipos e materiais para cada tipo de cabelo.

Fontes: Rodrigo Banqueri, Salon Line, Cabelo.

Fontes das imagens: RecentlyHeard, Freepik, let’s go, Like cosméticos, Pinterest, Fique diva, Vix, Terra.


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários