Alongamento de unhas: quais são os tipos que existem?

Vamos te apresentar os principais tipos de alongamentos de unhas, bem como informações adicionais a respeito. Confira:

Alongamento de unhas: quais são os tipos que existem?

O alongamento de unhas, como o próprio nome já sugere, é um procedimento usado para aumentar o tamanho das unhas. Sendo assim, é uma ótima opção para quem gosta de unhas grandes mas não consegue esperar crescer o suficiente, ou que tem dificuldade no fortalecimento das unhas naturais. 

Esse tipo de procedimento pode ser feito de várias formas, com diversos materiais e técnicas. O que é ótimo, já que cada método possui suas peculiaridades e vantagens, bem como o tempo de duração que pode variar muito de um alongamento para o outro.

Enfim, a seguir vamos te apresentar os principais tipos de alongamentos de unhas, como é feito e suas vantagens. Bem como informações adicionais para quem tem interesse em aderir ao procedimento.

Quais são os tipos de alongamento de unhas?

 1. Fibra de vidro

Para começar, temos o alongamento de unhas com fibra de vidro, que é uma das opções mais resistentes de todas. Sendo muito indicada para trabalhos manuais, ou até para quem trabalha com digitação. Além disso, o resultado da fibra de vidro é bem natural, já que suas camadas não ficam grossas demais.

Aliás, essa opção é muito indicada para pessoas que tenham alergias diversas. Outro benefício é que o material garante ótima duração, por meses inclusive, demandando apenas uma manutenção periódica.

Para fazer a unha de fibra ade gel, a manicure cola os filamentos de fibra sobre a unha. Em seguida a fibra é fixada com o gel e por fim é levada a uma cabine de luz para a secagem. Depois é só pintar ou fazer a nail art de sua preferência. 

2. Acrílico

Já o alongamento de unhas feito com acrílico é um dos mais antigos de todos, e também um dos mais populares por aí. Nesse método, a manicure irá colar as pontas de unhas artificiais sobre as pontas das unhas naturais. Desse modo, a profissional irá mergulhar um pincel no líquido de acrílico. E em seguida é colocado em um pó de acrílico e aplicado tanto na unha natural quanto na ponta artificial, por isso o resultado é tão uniforme.

A principal vantagem do acrílico é que essa técnica não precisa de cabine de secagem, uma vez que o resultado é o mais rígido de todos. Portanto, a pessoa pode ficar até 8 meses com as unhas de acrílico, claro, fazendo a manutenção regularmente.

3. Gel

Outro tipo de alongamento de unha que faz o maior sucesso nos salões de beleza é o de gel. Nesse método, é aplicado um gel-base sobre a unha. Feito isso, são colocadas camadas de silicone em gel, o que facilita na construção e modelagem do alongamento.

Depois disso, é preciso secar as unhas em uma cabine de luz e finalizar com um top coat para selar o alongamento. Então, por se tratar de um material elástico, esse método proporciona à unha uma curvatura bem natural e livre de riscos de deslocamento. Além disso, o material também é hipoalergênico e a prótese e permanente, e demanda manutenção duas vezes ao mês.

4. Polygel

No caso do alongamento de unha polygel ele é feito por meio da combinação entre o pó acrílico e o gel, que aliás já é encontrado pronto para usar. Sendo assim, o diferencial é que o produto não é líquido como o gel e não seca sozinho como o acrílico, e por isso é mais fácil moldar no formato que a cliente escolher até o momento da secagem, que corre menos riscos de quebrar.

Em contrapartida, essa técnica é uma das que proporciona menor durabilidade, em torno de 25 dias e não demanda manutenção, mas quando necessário é preciso retirar o produto e refazer a aplicação.

5. Porcelana

No caso da porcelana, também é utilizado o acrílico líquido com o pó. Porém, a diferença entre as duas técnicas é que na porcelana o tom de branco é ainda mais claro, enquanto no acrílico o tom é rosado e transparente.

Além do mais, nesse tipo de alongamento de unha não é necessário a colagem de unhas artificiais. Desse modo, a manicure usa moldes por baixo da unha o que facilita na hora de fazer o molde. De modo geral, a unha de porcelana tende a ser muito resistente e com ótima durabilidade e assim como a maioria dos alongamentos, também demanda manutenção a cada 20 dias. 

6. Tips

Nesse método, chamado Tips, usamos como base a unha postiça de plástico. Desse modo, dependendo das habilidades da manicure escolhida, é possível unir essa técnica com unhas de gel ou de porcelana. Portanto, o grande diferencial desse combinação é a diferença no valor do material usado. Isso porque a unha que é moldada exclusivamente com porcelana acaba sendo mais cara do que a feita com tips e com revestimento de porcelana.

7. Molde

Por fim, outro tipo de alongamento de unha muito comum é o molde, que é feito a partir de papel e personalizado de acordo com o desejo da cliente, encaixando na unha natural. Desse modo, ele tem um formato de unha natural, e por isso proporciona um resultado bem delicado.

Aliás, o molde pode ser usado com todos os tipos  de materiais usados para fazer alongamento. No entanto, a durabilidade da técnica vai depende do material usado em conjunto.

Quais cuidados ter com alongamento de unhas?

Antes de mais nada é importante se atentar aos cuidados necessários para fazer o alongamento de unhas. Por isso se ligue nessas dicas:

Antes de tudo, escolha uma profissional de sua confiança e que tenha cursos profissionalizantes e experiência nesse tipo de procedimento. Então, não tenha medo de pedir indicações ou conversar com quem já fez o procedimento. Nesse mesmo ponto, também é importante se atentar a limpeza do ambiente, para evitar qualquer risco de pegar uma infecção.

Quanto aos produtos e materiais utilizados, também é bom dar uma conferida para ver a validade e procure usar materiais descartáveis que são mais seguros.

Decidiu qual alongamento de unhas vai fazer? Sendo assim, antes de qualquer coisa, procure manter suas unhas naturais fortes e saudáveis antes de fazer o alongamento. Além disso, é importante manter as cutículas para fazer a proteção das suas unhas naturais pós alongamento. 

Por fim, após fazer o alongamento, é muito indicado evitar a exposição a água e produtos químicos. Por isso, para garantir a durabilidade do procedimento, o ideal é usar luvas quando for fazer algo que envolva esse produtos. 

Como retirar o alongamento de unhas?

 Não é indicado fazer a remoção do alongamento sozinha em casa. O ideal é fazer a manutenção, preferencialmente com a mesma manicure que realizou a técnica. Então, caso queria retirar o alongamento, é bom solicitar que a mesma profissional faça a retirada com os produtos corretos para cada material. 

Por exemplo, para tirar o acrílico é usado um produto diferente do da fibra. Por isso, esse cuidado é muito importante para a saúde da unha natural. Portanto, não tente jamais arrancar a unha, os cantos e muito menos a cutícula com os dentes. Além disso, evite levar a unha à boca para não correr risco de engolir algum pedaço do material.

Existem contraindicações para o alongamento de unhas?

Sim, apesar de parecer algo bem simples, nem todo mundo está apto a fazer alongamento de unhas. Primeiramente, é fundamental que as unhas naturais estejam saudáveis, sem ferimentos nas extremidades.

Fora isso, esse tipo de técnica não é indicada para mulheres gestantes, nem pessoas com diabetes ou menores de 16 anos de idade. Bem como pacientes em tratamento contra câncer e pessoas com micose. Por fim, pessoas com unhas frágeis ou que tenham alergias aos produtos usados nesse tipo de procedimento também devem passar longe dele para evitar maiores transtornos. 

E então, o que achou dessas opções? Aproveite para conferir também como fazer alongamento de unhas com sal de cozinha. 

Fontes: Protection for Beaty Capricho Dicas de Mulher Steal The Look

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.