Beleza

Box Braids – O que é, como é feito e quais os cuidados

Box Braids é um novo estilo de cabelo de origem africana que une o fio sintético com o fio natural do cabelo, dando aspecto de trançado.

Box braids são tranças de origem africana que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos cabelos. Unindo o fio sintético com o fio natural do cabelo, ao colocar as tranças, o aspecto que se tem é de um cabelo maior porém trançado. Desse modo, é perfeita para quem quer deixar o visual totalmente novo e ajudar ou restaurar o cabelo após processos capilares, como o big chop.

Dessa maneira, é um estilo tem conquistado homens e mulheres, e o look que deixa é muito estiloso. Assim, além de compor o estilo, também auxiliam em vários outros aspectos, sendo fundamentais no processo de transição capilar, ajudando os fios a crescerem forte e naturais. Dessa forma, para quem tem dois tipos de textura no cabelo, box braids também ajudam ele a crescer naturalmente.

Assim, se você tem interesse em colocar as tranças, porém não sabe como, onde ou quando fazer parte do processo, esse post te ajuda a descobrir. Dessa maneira, inclusive, é sempre bom procurar analisar e entender a simbologia e identidade que usar as tranças carrega antes de usar, para qualquer pessoa que for usar.

Quais os tipos de fios sintéticos que existem?

Existem três tipos de fibras para utilizar na box braids. Em primeiro lugar, e o mais comum para uso, está o Jumbo. Além de ter um fio mais leve, também tem um fio mais grosso, e assim facilita na hora de trançar. Em soma, ainda tem um preço mais acessível. Assim, se você está fazendo pela primeira vez, para uma melhor adaptação é a melhor pedida.

Em segundo lugar está o tipo de fibra é o Kanakalon, sendo um tipo de fio mais pesado, podendo incomodar um pouco quem não está acostumado com esse peso extra. Além disso, é mais escorregadio, o que faz com que leve mais tempo na hora de trançar. Entretanto, não é indicado para quem vai começar a usar o estilo de trança.

Em terceiro lugar está o fio menos usado, mais ainda sim é uma escolha boa, que são os fios de lã, além de serem coloridos, tem peso médio. Desse modo, são a aposta de quem gosta de misturar cores e look, e de quem quer ousar no cabelo. Tem um custo mais baixo que os outros fios, inclusive, mas não são todos que aderem ao colorido.

Box Braids - o que é, como é feito e quais os cuidados
Fonte: Pinterest

O que vou sentir?

Para colocar as box braids, tudo depende de como você as deseja pois processo de trançar, como falado a cima, é o ato de juntar os fios sintéticos ao cabelo natural. Assim, o que você vai sentir vai depender muito do seu trancista e de qual comprimento você quer que seu cabelo fique.

Na primeira vez que colocar, é normal sentir mais desconforto que o usual, afinal, é sua primeira vez experimentando o peso. Em soma, é comum sentir alguns beliscos na hora de colocar os fios, mas com o costume, eles se tornam menos incômodos.

Como é o processo de trançar?

Uma das partes fundamentais do processo escolher um bom trancista. Assim, as box braids precisam ser colocadas de maneira certa. Dessa forma, o procedimento pode durar de duas até seis ou mais horas, novamente, dependendo do tamanho que seu cabelo vai ficar e também da experiência de quem está fazendo. Como as tranças são bem apertadas, é fácil confundir incômodo com a dor. Entretanto, é importante lembrar que as box braids não podem ficar muito apertadas.

Box braids muito apertadas podem causar danos ao couro cabeludo. Desse modo, ao invés de ajudar o cabelo a se fortalecer, elas acabam o danificando. Desse modo, é importante ficar ligada nessa questão para não acabar tendo problemas futuros.

Box Braids - o que é, como é feito e quais os cuidados
Fonte: Pinterest

Como escolher um trancista

A escolha do trancista interfere muito no sucesso das suas box braids. Assim, é necessário escolher bem cuidadosamente quem vai ser o sortudo a realizar o procedimento em você. Dessa forma, antes de escolher qualquer pessoa, pesquise bastante sobre quem é e sobre seu trabalho também.

Referências, inclusive, são importantíssimas. Assim, saber de alguém que já fez tranças com a pessoa que você procura, e mais importante, que teve bons resultados, é um sinal positivo. Dessa maneira, se não conhece ninguém que já fez para ter referências, é uma boa pesquisar em grupos de Facebook, ou até mesmo perguntar na loja em que for comprar os fios.

Cuidado e manutenção das box braids

Cada aplicação de fios pode durar até três meses, e o indicado é que não passe disso. Entre uma trança e outra, também é recomendado que fique por alguns dias sem, para que o cabelo respire, assim como o couro cabeludo. É interessante, junto a isso, programar um cronograma capilar para quando estiver sem as tranças, para que o cabelo fique mais forte ainda.

Box Braids - o que é, como é feito e quais os cuidados
Fonte: Pinterest

Enquanto estiver com as tranças, é preciso ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, lave os fios uma vez por semana delicadamente. Em segundo lugar, tome bastante cuidado com as raízes, e use apenas shampoo para lavar a cabelo, sendo necessário ter cuidado para não aplicar muita força e desfazer as tranças.

Em soma, ainda evite o uso de condicionadores, pois os produtos, quando não retirados corretamente, podem deixar o cabelo oleoso. Assim, como o processo de lavagem das box braids é bastante delicado, as chances de não retirar todo o condicionador são grandes. Desse modo, isso pode levar a inflamações e fungos no couro cabeludo.

Um outro cuidado que se deve ter, inclusive, é garantir que o cabelo esteja completamente seco na hora de dormir. Assim como cabelos sem tranças, dormir com o cabelo molhado faz, também, com o couro cabeludo. Logo, se você quer evitar frizz na hora de dormir, a dica é dormir de turbante ou toucas, para evitar o contato com o travesseiro, conforme o gosto.

Quer ficar por dentro dos mais variados estilos de cabelo que tem? Confira: Tranças afros – Origem, tipos, como são feitas e como cuidar das tranças

Fontes: To de Cacho Superela

Fonte imagem destacada: All Things Hair

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

3 2 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Flávia Rayssa Souza Santos
Flávia Rayssa Souza Santos
2 de janeiro de 2022 22:35

Adorei


Escolhidas para você