Como fazer hidratação de maizena? 7 receitas para cabelos macios

Você sabia que tem como fazer hidratação com maizena? Além de hidratar, esse produto que todos tem em casa, também tem outros benefícios!

Em lojas de cosméticos, é possível encontrar potes de produtos capilares que possuem uma aparência bem parecida com a maizena e isso não é simplesmente uma ideia fofa do marketing. O amido de milho é muito querido há gerações para tratar o cabelo, conhecido como touca de gesso, e pode ser usado em diferentes tipos de cabelo. Mas, como fazer hidratação de maizena?

O amido de milho por si só não proporciona nenhum benefício ao cabelo. O segredo é adicionar algum produto, deixando o cabelo macio e sedoso. Nessa mistura, o amido de milho serve para reter a água presente na estrutura capilar e pode até selar os fios. Além disso, o resultado é um cabelo macio, alinhado e com frizz reduzido.

Se você se interessou por esse produto que é usado tanto na culinária quanto na beleza, confira essas receitas de hidratação de maizena.

Receitas de hidratação com maizena

1 – Maizena e hidratante

Hidratando o cabelo

A primeira receita é fácil de fazer. Basta lavar o cabelo normalmente com o xampu da sua escolha. Retire o excesso de umidade e misture 2 colheres de sopa de amido de milho com 200 ml de água. Leve a mistura ao fogo e mexa até que a consistência fique como uma pasta. Deixe o amido esfriar e adicione uma colher da máscara hidratante da sua preferência. Em seguida, aplique a mistura ao cabelo, do couro cabeludo até as pontas. Depois, é só deixar o produto agir por 30 minutos e enxaguar em abundância. Não é necessário lavar o cabelo com xampu novamente.

2 – Maizena e açúcar

Açúcar

Essa receita só tem ingredientes que você já tem na sua cozinha. Se seu cabelo for oleoso, troque o leite pela água. Você vai precisar de 2 colheres de sopa de maizena, 1/2 copo de leite e uma colher de sopa de açúcar. Misture tudo e leve ao fogo, mexendo até virar um mingau. Quando a mistura esfriar, adicione duas colheres de uma máscara hidratante capilar da sua escolha. Passe por toda a extensão dos fios e aguarde 20 minutos. Ao final do tempo, enxágue bem com água corrente.

3 – Maizena e babosa

Babosa/Aloe vera

Não é segredo que babosa é o maior aliado nas receitinhas de beleza. Nessa receita, você vai precisar de um pedaço pequeno de babosa, uma colher de sopa de maizena, 100 ml de água e uma colher de sopa de máscara hidratante. Ademais, você deve misturar a maizena com a água e levar ao fogo até engrossar. Espere esfriar e depois adicione o gel da babosa com a máscara hidratante. Misture bem e aplique no comprimento dos fios. Após 30 minutos, enxágue o cabelo.

4 – Maizena e mel

Mel

O mel é ótimo para a pele e o cabelo, sendo muito usado em receitas de hidratação. Para essa receita, você precisa de uma colher de sopa de maizena, uma colher de sopa de mel, 1/2 copo de água e uma colher de sopa de máscara hidratante. Coloque a água ao fogo e misture a maizena aos poucos. Em seguida, misture até engrossar e deixe esfriar. Adicione o mel e a máscara e misture bem. Passe toda a mistura no comprimento dos fios e espere 20 minutos para enxaguar.

5 – Maizena e óleo de coco

Óleo de coco

Ambos os ingredientes são ótimos para suavizar o frizz. Dessa forma, você deve misturar 200 ml de água com uma colher de sopa de maizena e leve ao fogo. Além disso, você deve mexer até engrossar e depois deixar esfriar. Adicione 2 colheres de sopa de máscara hidratante e uma colher de sopa de óleo de coco e misture. Agora só falta passar no comprimento dos fios, evitando o couro cabeludo. Aguarde 40 minutos e enxágue após 40 minutos.

6 – Maizena e soro fisiológico

Soro

Essa receita proporciona fios sedosos e basta misturar 100 ml de água com uma colher de sopa de maizena e levar ao fogo. Misture até engrossar e deixe esfriar. Em seguida, adicione uma colher de sopa de soro fisiológico, 2 colheres de sopa de máscara hidratante capilar e uma colher de chá de óleo de rícino. Passe toda a mistura na extensão dos fios e espere 40 minutos. Ao final do tempo, enxágue bem e finalize com o condicionador de sua preferência.

7 – Maizena e óleo de rícino

Óleo de rícino

O óleo de rícino é usado para fortalecer os fios, evitando a quebra e promovendo o crescimento. Dessa forma, para essa receita, você vai precisar de 2 colheres de sopa de maizena, 100 ml de água, 2 colheres de sopa de máscara hidratante e uma colher de chá de óleo de rícino. Coloque a água em uma panela e adicione a maizena. Além disso, você deve levar ao fogo, misturando até virar um mingau. Desligue o fogo e espere esfriar. Em seguida, adicione a máscara capilar e o óleo de rícino, misturando até ficar homogêneo. Aplique a mistura nos cabelos ainda úmidos e aguarde 30 minutos. Ao final, enxágue os fios abundantemente e finalize com condicionador.

Para potencializar essas receitas, você pode usar uma touca térmica. Também não se esqueça que a mistura deve ser aplicada depois que o cabelo foi lavado e quando ele ainda está úmido. Não passe dos 40 minutos, já que os produtos não vão fazer mais ação depois desse tempo. 

Essas receitas não alisam o cabelo como muitos dizem, mas o efeito de alinhar os fios e reduzir o frizz pode dar essa impressão. Mesmo assim, pessoas com o cabelo liso relatam que o uso prolongado ajuda muito a manter o cabelo mais liso ainda. Então, pode usar essas receitas à vontade se estiver com a intenção de manter sua textura natural! 

Quer conhecer mais algumas receitas? Clique aqui: Shampoo caseiro para crescimento: 5 receitas para crescer e fortalecer


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários