Como fazer máscara de argila? Benefícios e passo a passo

Se você ainda não aprendeu como fazer máscara de argila, hoje vai descobrir que a técnica é extremamente fácil, simples e prática.

Utilizar argila para cuidados da pele é uma técnica antiga e, além disso, uma das mais eficientes de todas. Existem registros de que o recurso faz parte da terapia humana há mais de 12 mil anos: e mesmo com a evolução da tecnologia na estética, muitos ainda preferem a argila. Com várias opções de cores e diferentes finalidades de tratamento, é fácil se encantar. Nesse sentido, inseri-la na rotina de cuidados não é nada complicado. Afinal, aprender como fazer máscara de argila é algo simples, prático e uma das soluções mais baratas possíveis.

É possível encontrar a argila em sua versão em pó em qualquer farmácia de manipulação. Apesar das diferentes cores disponíveis para uso, uma das mais populares segue sendo a verde. O motivo? Ela é capaz de remover as impurezas do rosto, amenizar o aspecto de pele oleosa e ainda diminuir os cravos. Não é à toa que a argila verde rapidamente tornou-se uma das queridinhas por quem é fã de uma boa skincare.

O produto ainda possui muitas propriedades benéficas, como fazer um detox profundo na pele, iluminar, esfoliar e hidratar. Após adquirir uma, não é necessário fazer muito além de seguir um passo a passo simples e aproveitar. Dessa forma, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como fazer máscara de argila, bem como seus benefícios e outras curiosidades.

Benefícios da argila

Como fazer máscara de argila
Fonte: Juliana Goes

Antes de mais nada, é importante entender quais são os benefícios da argila, principalmente da verde. O recurso é tão popular pelo fato de possuir 98% dos componentes que fazem parte do organismo humano. Basicamente, sua composição é muito similar à de uma pessoa. Assim, isso faz com que a matéria-prima consiga reequilibrar os minerais no momento em que entra em contato com a pele. Seja como for, não importa o tipo de pele ou necessidade: ela agirá de acordo com a necessidade de cada uma.

Uma das principais propriedades da argila é a de absorver impurezas da pele, bem como hidratá-la. Uma única aplicação de argila pode ajudar a reequilibrar o pH da pele, repor níveis de colágeno e ainda diminuir inflamações.

No caso da argila verde, ela será capaz de proporcionar uma limpeza profunda, eliminando sujeiras acumuladas, como gordura e restos de maquiagem. Da mesma forma, para quem sofre com cravos e espinhas, a argila será de grande ajuda para a inflamação.

As diferentes cores

Como fazer máscara de argila
Fonte: A Naturalissima

Além de aprender como fazer máscara de argila, descobrir mais sobre quais são suas cores e propriedades também é essencial. Normalmente, os tipos são divididos em grupos de cor, sendo eles as cores escuras, médias e claras.

  • Cores escuras: esse tipo de argila funciona melhor para fins terapêuticos, como a argila preta. Nesse sentido, ela pode tratar inflamações, restaurar tecidos e evitar infecções. Assim, não se recomenda aplicá-la no rosto, apenas no corpo, já que pode causar reações na pele sensível por conter ferro.
  • Cores médias: por outro lado, as cores médias funcionam tanto para fins terapêuticos quanto estéticos. A argila verde, uma das mais populares, é uma das cores médias. Ela é a mais indicada para tratar peles oleosas e acneicas, já que tem ação adstringente e oferece uma limpeza mais profunda.
  • Cores claras: por fim, as cores claras dominam os tratamentos estéticos, já que sua ação é a mais suave. A argila branca, por exemplo, age como um peeling, e a rosa e a amarela nutrem e repõem colágeno.

Como fazer máscara de argila?

Fonte: Dicas de Mulher

Finalmente, chegou a hora de aprender como fazer sua máscara de argila. Primeiramente, é importante preparar a pele para o produto, o que significa fazer uma boa limpeza com sabonete e esfoliante, se desejar. Além disso, como a argila costuma sujar as unhas e a roupa, utilize luvas e roupas mais velhas caso prefira, bem como uma touca de banho caso não queira molhar os cabelos. Normalmente, durante o enxágue, alguns fios podem acabar sujos. Essa mistura pode ser feita até 3 vezes na semana, com um intervalo de 72 horas.

O que você vai precisar:

  • Sabonete para limpeza do rosto;
  • Tônico facial;
  • Um esfoliante facial (opcional);
  • Adstringente facial (opcional);
  • Hidratante facial;
  • Chumaços de algodão;
  • Argila em pó, de preferência verde ou branca;
  • Água mineral ou soro fisiológico;
  • Protetor solar com FPS acima de 30.

Modo de preparo

  1. Antes de mais nada, aplique o sabonete no rosto previamente úmido e realize sua limpeza costumeira. Em seguida, enxague ou retire com um algodão molhado.
  2. Logo depois, caso deseje, aplique um esfoliante facial, para liberar os poros, e depois remova enxaguando ou com algodão e gaze úmida, em uma espécie de bucha. Para terminar a limpeza, aplique um tônico facial e um adstringente, caso preferir.
  3. Agora é hora de preparar sua máscara de argila. Em um recipiente, misture 1 colher de sobremesa de argila em pó com um pouco de água ou soro fisiológico. Adicione até obter um creme mais pastoso, que não escorra tão facilmente do rosto. Assim, o ideal é colocar a água aos poucos, mexendo constantemente.
  4. Aplique a argila no rosto com o auxílio de uma espátula, evitando a região dos olhos e sobrancelhas. Aguarde entre 10 ou 30 minutos e então remova a argila enxaguando com água morna ou uma buchinha úmida de algodão e gaze.
  5. Caso a máscara seque muito em seu rosto durante o tempo de ação, borrife um pouco de água para evitar que ela seque completamente. Por fim, após a remoção, aplique um tônico ou hidratante e o protetor solar livre de óleo. Pronto!

Mais sobre a argila

Fonte: L’Oréal Paris

Durante o preparo, além da água ou do soro fisiológico, você também pode utilizar chá de camomila frio, que possui propriedades calmantes. Também é possível adicionar 2 ou 3 gotas de óleo essencial, como o óleo de rosa mosqueta, que hidrata e ajuda a prevenir as rugas. Evite aplicar uma camada muito fina, preferindo sempre camadas mais grossas para que ela não seque totalmente. O tempo de aplicação varia bastante por necessidade: 15 minutos é o suficiente para uma limpeza suave, enquanto 30 é ideal para tratar cravos e espinhas.

Se você se interessou por essa matéria sobre como fazer máscara de argila, aproveite para conferir 8 tipos de máscaras de argila e os seus benefícios para a pele

Imagens: Gazeta do Povo, Dicas de Mulher, A Naturalissima, Juliana Goes, L’Oréal Paris


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários