Como fazer umectação nos cabelos em casa, gastando pouco

Se sua máscara de hidratação já não está mais dando o mesmo resultado, esse pode ser um sinal de que seus cabelos precisam de uma hidratação mais pesada. Isso, para quem não sabe, é função da umectação capilar, uma técnica de hidratação com óleos vegetais que faz verdadeiros milagres nos fios.

Mas, como fazer umectação nos seus cabelos em casa? Se essa é a pergunta que trouxe você até esse post, fique sabendo que esse é um tratamento muito simples, barato e perfeitamente possível de ser realizado em casa.

 

No que consiste a umectação?

Tudo que você tem que fazer, basicamente, é escolher um óleo natural que vai ser usado no lugar da máscara ou da ampola.

Pode ser o famoso óleo de coco (como já ensinamos a usar nessa outra matéria), de argan, de abacate e assim por diante. Lembre-se sempre que quanto mais puro ele for, melhor será para os seus fios.

A regra de outro da umectação, aliás, é não ter pressa: quanto mais tempo você deixar o óleo agindo em seus fios, mais macio e hidratado ficará seu cabelo. Então, se possível, passe o óleo antes de ir para a cama e deixa que ele faça maravilhas em seus fios enquanto você dorme.

Abaixo você confere o passo a passo de como fazer a umectação caseira e tira suas dúvidas sobre o que acontece com seu cabelo quando você o hidrata com óleo.

Como fazer umectação em casa

1. Os fios precisam estar secos e é melhor fazer com eles ainda sujos. A primeira coisa a se fazer, então, é dividir todo o cabelo em quatro partes.

2. Comece a espalhar o óleo de sua preferência em cada uma das partes, lembrando sempre de passagear bem as mechas para ajudar o óleo a penetrar nas cutículas.

3. Deixe o produto agindo por, no mínimo, duas horas. O ideal, no entanto, é que você possa dormir com o óleo na cabeça para ter um resultado potencializado.

4. Na hora de lavar os cabelos, comece tirando o excesso do óleo com condicionador ou máscara (ainda com os fios secos). Depois é só enxaguar e fazer a lavagem normal com shampoo e condicionador, certificando de que todo o óleo está sendo eliminado na lavagem.

5. Depois é só finalizar os fios como de costume, com ativador de cachos ou com o creme de pentear.

E então, você sabia que era tão fácil e tão barato fazer umectação em casa? Você já tinha utilizado a técnica? Não deixe de comentar!

Agora, falando em óleos vegetais que fazem bem aos fios, se você quiser um óleo de coco verdadeiramente puro, essa outra matéria pode ajudar bastante: Receita simples e barata para fazer óleo de coco em casa.

Fonte: Cosmopolitan