Cravo-da-índia no cabelo – Benefícios + 3 receitas de shampoo caseiro

O cravo-da-índia é uma planta bastante conhecida, mas você sabe dos seus benefícios para o cabelo? Conheça agora algumas receitas caseiras.

O cravo-da-índia é uma planta cultivada em várias regiões do globo e é muito utilizada em iguarias culinárias ao redor do mundo. Mas, além disso, seu óleo essencial é muito usado em shampoos, pois a planta apresenta diversos benefícios para a saúde do cabelo. Assim, vamos conhecer mais sobre as vantagens de usar cravo-da-índia no cabelo.

O cravo-da-índia tem ômega 3, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e cálcio, tiamina, riboflavina, niacina e ácido fólico. Além disso, é rico também em vitaminas C, B6, B13, A, E, D, K. Sendo assim, o cravo-da-índia no cabelo age estimulando seu crescimento, evitando a queda dos fios e deixando o couro cabeludo mais saudável.

Como essa é uma planta facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, incorporá-la aos próprios produtos capilares é uma forma acessível e barata de cuidar das madeixas. Por isso, acompanhe algumas receitinhas caseiras e naturais com cravo-da-índia para você fazer em casa.

Confira três receitas com cravo-da-índia para o cabelo

Cravo-da-índia e Canela

Assim como o cravo-da-índia, a canela apresenta várias propriedades benéficas para o cabelo, como cálcio, fibra, ferro e manganês. Dessa forma, ela melhora o crescimento do cabelo e deixa o couro cabeludo mais saudável, combatendo a queda. 

Conheça os benefícios do cravo-da-índia no cabelo
Fonte: Feliz Melhor Idade

Ingredientes:

-10 cravos-da-índia

-2 canelas em pau

-Shampoo neutro, de preferência

Preparo e uso:

Adicione o cravo-da-índia e a canela no frasco com o shampoo. Agite bem e deixe a mistura descansar por 48h, para que ocorra a concentração dos nutrientes. 

O shampoo deve ser usado de 2 a 3 vezes por semana, sempre massageando bem o couro cabeludo durante a aplicação. Não se esqueça de agitar a mistura antes de usar. 

Cravo-da-índia e Alecrim

O alecrim tem propriedades vasodilatadoras, anti-inflamatórias e anti séptica, por isso, elimina toxinas do couro cabeludo e contribui com a circulação sanguínea dessa região, estimulando o crescimento dos fios. Além disso, as substâncias como ácido cafeico e ácido rosmarínico diminuem o surgimento de fios brancos. 

Basicamente, como o alecrim tem ação adstringente e bactericida, ajuda também na diminuição da oleosidade e, portanto, das caspas.

Conheça os benefícios do cravo-da-índia no cabelo
Fonte: Mercado Bom Sucesso

Ingredientes:

-20 cravos da Índia

-1 colher (café) de alecrim

-300 ml de água

Preparo e uso:

Adicione o cravo-da-índia em uma panela com a água, assim que levantar fervura espere em torno de 1 minuto e adicione o alecrim. Em seguida, aguarde a mistura esfriar e coe, em seguida guarde o conteúdo em um borrifador. 

Borrife o tônico por todo o comprimento do cabelo e, quando colocar no couro cabeludo, massageie para intensificar os efeitos do alecrim e do cravo-da-índia. Após uma hora, lave o cabelo normalmente. No entanto, esse tônico não é indicado para pessoas grávidas devido às propriedades estimulantes do cravo-da-índia e do alecrim.

Cravo-da-índia e folhas de goiabeira

Esta é uma receita muito indicada para quedas de cabelo, pois as folhas da goiabeira são ricas em licopeno, fibras, potássio e vitaminas A, B e C. Além disso, controla a oleosidade do couro cabeludo evitando caspas, pois tem propriedades antimicrobianas.

Conheça os benefícios do cravo-da-índia no cabelo
Fonte: Dr. Lucas Faustinoni

Ingredientes:

-1 colher (sopa) de cravos-da-índia

-Folhas de goiabeira

-1 colher (sopa) de alecrim

-200 ml de água

Preparo e uso:

Adicione o cravo-da-índia na água e deixe ferver. Após esse processo, despeje essa mistura em um recipiente de vidro e acrescente o alecrim e as folhas de goiabeira. Tampe o recipiente por 10 minutos e coe. Em seguida, é só aplicar nos cabelos limpos com um borrifador e deixar agir por 30 minutos antes de lavá-los. 

Fontes: Suzy Gomes, By Lu Silva

Imagens: Tri Curioso, Feliz Melhor Idade, Mercado Bom Sucesso, Dr. Lucas Faustinoni


Outras postagens

3 2 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários