Dieta do ovo: aprenda como fazer (com cardápio de 3 dias)

De acordo com a criadora, a autora Arielle Chandler, a dieta do ovo pode ajudar a emagrecer até 5,5 kg por semana.

Emagrecer tem sido a meta e o desejo de muita gente. Contudo, não é uma tarefa tão simples quanto parece. No entanto, tem a dieta do ovo, que  é uma forma rápida de perder peso sem passar fome. Sendo assim, é uma grande ajuda para quem não tem muita disciplina, uma vez que não exige esforços absurdos.

Então, de forma geral, esse protocolo alimentar reduz o consumo de carboidratos. Desse modo, base é a maior ingestão de proteínas e de gorduras boas. Por essa razão, é o ovo entra em várias refeições ao longo do dia. Especialmente, o ovo cozido porque não precisa de fontes extras de gordura na preparação. Como resultado, se você seguir a dieta do ovo direitinho, é possível perder até 14 quilos em apenas 10 dias. Dá para acreditar?

Aliás, essa é uma boa alternativa para quem vive fazendo promessa de perda de peso na virada do ano. Da mesma forma, a dieta é muito eficiente para quem quer entrar naquele vestido coladinho de festa. Isso porque o protocolo garante resultados rápidos. No entanto, a dieta do ovo não é recomendada para se fazer durante longos períodos.

Portanto, hoje, vamos conhecer mais sobre essa dieta milagrosa, como é feita e o que esperar dela. Vamos lá.

Pode comer ovo todos os dias?

Contudo, antes de mais nada, é muito importante procurar profissional especializado para se informar melhor sobre a sua saúde e necessidades do seu organismo. Então faça isso antes de se jogar na dieta do ovo procurando resultados milagrosos.

Um nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista poderão te ajudar com isso. Afinal, são profissionais que saberão conduzir sua dieta no caminho certo, adequando ao seu metabolismo. Certamente esse é um detalhe primordial para não prejudicar sua saúde.

Agora, se sua preocupação é com relação ao consumo intenso de ovos, fique tranquila. Na verdade, o ovo já deixou de ser visto como vilão pela medicina. Estudos mostram que ovos ajudam a queimar gordura e aumentar a massa magra. Do mesmo modo, eles ajudam a reduzir o colesterol ruim e a manter o bom colesterol em equilíbrio. Interessante, não? Além disso, o ovo é um dos alimentos mais versáteis que existem, podendo ser feito de várias formas. Uma boa opção para não enjoar tão facilmente do ingrediente não é mesmo?

Tendo isso em mente, a dieta do ovo é basicamente incluir o consumo de 2 a 4 ovos diariamente, em uma ou mais refeições. Desse modo, aumenta a quantidade de proteína na dieta, consequentemente, aumentando a sensação de saciedade e evitando que a pessoa sinta fome facilmente. Além disso, por ser uma dieta baixa em carboidratos e calorias, é uma ótima forma de perder peso em um curto período de tempo.

Regras da dieta do ovo

Como você vai ver, disponibilizamos o cardápio da dieta mais à frente. Mas, lembre-se: a dieta do ovo deve ser seguida por duas semanas, no máximo. Mais do que isso não é recomendando. Por motivos óbvios, já que o organismo também precisa de outras fontes de nutrientes. Sendo assim, se trata de uma medida temporária. Ela foi pensada para perder o máximo de peso em um curto espaço de tempo.

Então, vamos as regras para seguir a dieta do ovo. Uma das principais e mais importante  é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas e beber muita água, no mínimo 2 litros por dia. Da mesma forma, são se deve comer fast food e frituras durante o protocolo. Além disso, limitar o consumo de sal e açúcar também ajuda a conseguir seus resultados.

O consumo dos ovos variam entre as refeições, podendo ser divididos ao longo do dia, totalizando 4 ovos por dia. O ovos então podem ser preparados cozidos, na forma de omelete ou fritos sem óleo. E além dos ovos, deve-se incluir alimentos frescos e naturais, como saladas e frutas, peixes e gorduras boas.

Mas, as regras de ouro não param por aí. Outro ponto fundamental para conquistar resultados rápidos é a prática de exercícios físicos. Eles são importantes para o bom resultado da dieta do ovo porque aceleram o metabolismo e a queima de gordura.  De forma geral, é preciso praticar pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.

Cardápio da dieta do ovo

Então, agora veremos o cardápio diário para seguir a dieta do ovo. Confira:

Semana 1

Segunda-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: 2 batatas doces e 2 ovos.

Jantar: 1 prato grande de salada e frango.

Terça-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 fruta cítrica.

Almoço: vegetais verdes e salada de frango.

Jantar: salada de legumes, 2 ovos cozidos, 1 fruta.

Quarta-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 fruta cítrica.

Almoço: um pouco de queijo, 1 tomate, 2 ovos cozidos.

Jantar: salada e frango.

Quinta-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 fruta cítrica.

Almoço: 1 omelete, 1 fruta

Jantar: alguma salada e frango cozido no vapor.

Sexta-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos,1 fruta cítrica.

Almoço: 2 ovos e legumes cozidos.

Jantar: salada e peixe grelhado.

Sábado

Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 fruta cítrica.

Almoço: 2 ovos, 1 fruta.

Jantar: frango e legumes no vapor.

Domingo

Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 fruta cítrica.

Almoço: salada de tomate, legumes no vapor e frango.

Jantar: vegetais cozidos no vapor, 2 ovos.

Semana 2

Assim como o cardápio da 1ª semana da dieta do ovo, o da 2ª semana é bem balanceado. Basicamente, você deve manter o mesmo ritmo da semana anterior e fazer seus exercícios. O cardápio abaixo dá uma ideia de como seguir nessa última semana de dieta. Claro que você pode fazer algumas alterações: substituir frango por peixe, por exemplo.

Por outro lado, você não deve aumentar nem diminuir o tamanho das porções das refeições. Entendeu como funciona?

Segunda-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: salada e frango.

Jantar: 1 laranja, 2 ovos e alguma salada.

Terça-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: 2 ovos e legumes no vapor.

Jantar: salada e peixe grelhado.

Quarta-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: salada e frango.

Jantar: 1 laranja, salada de vegetais e 2 ovos.

Quinta-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: legumes cozidos no vapor, queijo com baixo teor de gordura e 2 ovos.

Jantar: salada e frango.

Sexta-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: salada de sardinhas.

Jantar: salada e 2 ovos.

Sábado

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: salada e frango.

Jantar: 2 ovos.

Domingo

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: vegetais no vapor e 2 ovos.

Jantar: 1 fruta

Lembrando que as quantidades podem variar de acordo com a idade, sexo e nível de atividade física. Sendo assim, é muito importante ter um acompanhamento com nutricionista.

A dieta do ovo funciona?

Então, depois de conferir as regras e o cardápio, ainda está na dúvida sobre a eficiência da dieta do ovo? Calma que a gente listou os prós e os contras de seguir o protocolo.

De forma geral, ela funciona para perda de peso. Apesar de ser um tanto restritiva, ela não vai prejudicar sua saúde em um curto período de tempo. Assim, como já mencionamos, a dieta do ovo não pode ser de longa duração.

Certamente, vale reforçar que dieta não substitui o protocolo indicado por um nutricionista, por exemplo. Aliás, essa é uma realidade da maioria das dietas da moda. Isso porque elas não substituem a mudança de hábitos e os exercícios físicos. Especialmente se você estiver buscando emagrecimento e qualidade de vida.

Prós e contras

Por fim, antes de começar a fazer a dieta, talvez você deva conferir a lista de prós e contras que preparamos. Desse modo, você vai ter muito mais tranquilidade para tomar sua decisão. Então veja a seguir os pontos positivos e negativos de fazer essa dita:

Prós

  • Ajuda a perder peso rapidamente;
  • Não conta calorias, nem mede porções.

Contras

  • Não é personalizada, ou seja não atenderá às suas necessidades pessoais;
  • Em longo prazo pode levar ao desequilíbrio nutricional;
  • Caso seja praticada além do prazo indicado pode aumentar os níveis de colesterol;
  • Há risco de sobrecarga renal em pessoas com problemas nos rins;
  • Não garante manutenção do peso perdido;
  • Pode ter efeito contrário se não houver ajuste no consumo de calorias.
  • Devido a pequena quantidade de carboidratos, algumas pessoas podem ficar cansadas e sentir náuseas.
  • Depois do fim da dieta, pode ocorrer o famoso efeito sanfona se não manter uma alimentação equilibrada.

Enfim, o que você achou dessa dieta? Aliás, se quiser descobrir outra forma saudável e magra de preparar seu ovo confira: Como fazer ovo frito sem óleo, usando apenas água.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.