Beleza

Saiba o que causa espinhas na testa e como tirá-las

Você costuma sofrer com muitas espinhas na testa? Elas costumam ser causadas por diversos fatores, principalmente por hábitos ruins.

As espinhas na testa são um problema muito comum, mas que também causa muito incômodo, justamente por ser uma parte muito visível do rosto. Contudo, as espinhas nessa região da face ocorre por uma série de fatores, sendo o principal deles, quando a pele cria cravos. Sendo assim, eles inflamam e caracterizam as chamadas espinhas ou acnes.

No entanto, outros fatores como estresse, má alimentação, dormir com maquiagem também influenciam bastante no aparecimento das espinhas na testa. Além disso, a testa faz parte da zona T do rosto, que é normalmente mais oleosa que o resto do rosto, e também pode agravar o problema.

Portanto, não saber como prevenir e tratar as espinhas na testa pode acabar afetando a autoestima da pessoa. Mas não se preocupe, a seguir vamos conhecer as principais causas das espinhas na testa e como prevenir o seu aparecimento.

Problema hormonal ou de saúde?

Em alguns casos, a variação hormonal pode ser um fator determinante para o aparecimento de espinhas na testa. Isso além da oleosidade natural da zona T, principalmente em quem tem pela mista ou oleosa.

Então, para mulheres com menos de 25 anos de idade, pode ser que o ciclo menstrual esteja ligado ao aparecimento da acne nessa região. Contudo, o queixo que é a região mais propensa à acne devido a variação hormonal. Então, se o problema na testa continua persistindo, o ideal é procura um dermatologista para obter uma avaliação mais específica e um tratamento adequado.

Além disso, uma pergunta comum é se as espinhas na testa podem ser um sinal de algum problema com a nossa saúde. Apesar das tradições milenares acreditarem no mapa da acne, esse conceito nunca foi comprovado pela medicina tradicional. Sendo assim, não se preocupe com a saúde física apenas por causa das espinhas na testa.

Principais causas das espinhas na testa

Levar uma vida pouco saudável, pode ser a principal causa das espinhas na testa e sua recorrência. Mas não é a única, a seguir vamos falar sobre o que pode ser determinante no aparecimento da acne nessa região do rosto.

1. Problemas digestivos

Esse é uma das causas mais comuns. Isso porque quando o sistema digestivo está irregular, o organismo reage aumentando a oleosidade na região. Desse modo, resulta em uma lesão e acaba obstruindo os poros, além de aumentar a proliferação de bactérias.

2. Estresse

Definitivamente o fator emocional é um dos mais relacionados quando o assunto é espinhas na testa. De acordo com uma estimativa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia a causa dos problemas de pele em cada um de três pacientes é o emocional.

Basicamente o estresse proporciona um desequilíbrio hormonal, e isso acaba agravando ou proporcionando o aumento de oleosidade na pele, consequentemente aumentando as chances de surgir espinhas na testa.

3. Má alimentação e hábitos ruins

Alguns dos fatores que são determinante para o surgimento de espinhas na testa e outras regiões, são os maus hábitos. Por exemplo, dormir mal ou menos de sete horas por dia, beber pouca água e líquido e claro a alimentação desiquilibrada, onde há um consumo excessivo em alimentos ricos em açúcar. Sendo assim, opte por hábitos que te ajudam a ter uma pele saudável.

4. Não retirar a maquiagem

Não retirar a maquiagem é muito prejudicial à pele no geral. Mas dormir sem remover todos os produtos da pele é determinante para aumentar as espinhas na testa. Isso porque dormir com maquiagem causa a obstrução dos poros, além de aumentar a oleosidade e a proliferação de bactérias. Sendo assim, é imprescindível sempre retirar a maquiagem e limpar a pele com produtos próprios para o seu tipo de pele.

Aliás, aproveite para conferir 7 dicas para fechar poros abertos.

5. Reação alérgica

As espinhas na testa também podem ser resultado de uma reação alérgica, tanto à medicamentos ou mesmo produtos de pele. Esses produtos podem aumentar a produção de sebo na pele e piorar o caso de acne. Portanto, é muito importante ter uma rotina de skincare e usar apenas produtos indicados para o seu tipo de pele.

Como evitar as espinhas na testa

Então, agora que sabemos os principais fatores que causam as espinhas na testa, temos uma ideia do que fazer para prevenir o seu aparecimento:

  • Ter uma rotina de skincare, lavando a pele duas vezes ao dia com sabonete para o seu tipo de pele (confira os melhores sabonetes para espinhas);
  • Jamais espremer as espinhas;
  • Evite exposição solar prolongada;
  • Sempre use protetor solar, mas opte por um livre de óleo;
  • Ter uma dieta saudável e equilibrada;
  • Evite alimentos ricos em açúcar;
  • Priorize a qualidade do sono, dormindo pelo menos 7 horas por noite;
  • Tomar muita água e líquidos para eliminar as toxinas;
  • Sempre remova a maquiagem antes de dormir;
  • Fazer esfoliação ao menos uma vez por semana (aprenda como esfoliar a pele);
  • E ficar atenta aos produtos que usa na pele e também nos cabelos;

Tratamento para remover as espinhas na testa

Se o problema persiste, o primeiro passo é procurar um dermatologista. Desse modo, ele poderá indicar o melhor tratamento, que pode envolver apenas lavar o rosto com sabonete suave uma ou duas vezes por dia, ou então, cremes e loções indicadas para o tipo de acne.

Além disso, o tratamento nesses casos pode envolver o uso de alguns ácidos específicos para espinhas. Tais como ácido salicílico, que tem propriedades esfoliantes e anti-inflamatórias, ou ácido glicólico, que ajuda na renovação celular da pele e é comumente usado para diminuir as lesões de acne. Bem como o retinol, que promove uma esfoliação profunda na pele, reduzindo o tamanho dos poros e controlando a oleosidade.

Por fim, no caso de acnes causadas por disfunções hormonais, o tratamento também pode envolver o uso de anticoncepcionais. Inclusive, confira nossa matéria completa sobre espinhas hormonais.

LEIA MAIS: 

Tipos de espinhas – Diferenças, tratamentos e prevenção para acnes

Espinhas: por que elas estão aparecendo em seu rosto?

Cravo no rosto, como se formam? Dicas para se livrar deles

Como controlar a oleosidade da pele: dicas de cuidado

Espinhas na gravidez: o que causa, como evitar e tratar

Manchas de espinhas – Como tratar e prevenção

Remédio caseiro para espinha: 10 receitas para secar espinhas em casa

Fontes: Dicas de Mulher Creamy 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 2 votos
Dê a sua opinião

guest
3 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Ester
Ester
7 de novembro de 2021 16:04

E muito ruim isso alguém pode mim dar alguma dica pra passa pra elas saírem

gabriela
gabriela
9 de junho de 2022 14:43
Responder para  Ester

EPIDRAT CALM ajuda! Água gelada ou gelo

yasmin
yasmin
30 de setembro de 2022 13:31
Responder para  Ester

acnezil, e muito bom


Escolhidas para você