Beleza

Maquiagem a prova d’água – Categorias, prós e contras e dicas para usar

A maquiagem a prova d'água é a melhor opção para quem deseja uma make com longa durabilidade e que não borre com suor ou água.

Por Cristyele Oliveira

-

Um dos maiores desafios das mulheres quanto a maquiagem é fazer a make durar o dia todo sem borrar ou derreter. E isso se torna ainda mais difícil nos dias de calor. Além disso, tem aquelas que fazem questão de fazer uma maquiagem, mesmo que discreta, para passar um dia na praia ou piscina. É nessas ocasiões que a maquiagem a prova d’água se mostra mais necessária.

Os produtos com alta durabilidade e resistência à água e ao suor são os mais indicados para manter a maquiagem intacta nos dias de verão. Sendo assim, o ideal é apostar em uma maquiagem a prova d’água nem que seja para usar somente em ocasiões mais extremas em que a make convencional não consegue segurar a barra.

Quando falamos em maquiagem a prova d’água estamos falando de três categorias de produtos: os resistente à água, os a prova d’água e os de longa duração. Cada uma dessas categorias oferece um tipo de cobertura e durabilidade. Portanto, a escolha depende das suas necessidades particulares.

Além do mais, como tudo na vida, apesar de ser ótima no quesito duração, a maquiagem a prova d’água também tem os seus pontos negativos. Por isso, hoje iremos conhecer os tipos de maquiagem a prova d’água, os seus prós e contras e dicas de como usar.

Categorias de maquiagem a prova d’água

Netflix

Como dito anteriormente, quando se trata de maquiagem mais resistente e que consegue se manter intacta mesmo na água e no calor existem três categorias de produtos.

A começar pela maquiagem a prova d’água que é a mais resistente em todas as categorias. O destaque da make a prova d’água fica com o rímel e os delineadores. Esses produtos são super resistentes e aguentam até um mergulho no mar ou na piscina. O segredo para a altura durabilidade é o uso de substâncias como ceras, silicones e polímeros derivados de petróleo em suas composições. Desse modo, o produto consegue formar uma espécie de película impermeável sobre a pele, garantindo assim a maior durabilidade

Outra opção de produtos de make que possuem maior durabilidade que as comuns é a maquiagem resistente à água. Nesse caso, incluem produtos para a pele, como base, pó, blush e sombra. Contudo, nesse caso o poder de fixação e durabilidade é médio, uma vez que as células cutâneas necessitam respirar para se manter saudáveis. Apesar disso, garantem uma durabilidade acima da média.

Tem também os cosméticos de longa duração, que incluem principalmente os batons, geralmente os com efeito matte, que são mais duradouros que os batons tradicionais cremosos e gloss.

Sabendo disso, a dica na hora de comprar make a prova d’água é dar preferência para os produtos em gel. Isso porque eles penetram a pele mais profundamente, e por conter silicone em sua composição se adaptam melhor à pele. Aliás, são as mais indicadas para quem tem pele oleosa, por evitar que a make derreta após horas expostas ao sol e calor. Além disso, é essencial escolher produtos com proteção solar, esse detalhe é o mais importante.

Prós e contras da maquiagem a prova d’água

Vix

Apesar de ser muito vantajosa pelo fato de ter uma durabilidade maior que as maquiagens comuns, a maquiagem a prova d’água tem seus pontos negativos que não podem ser ignorados. Sendo assim, vamos conhecer os prós e contras de cada produto para você tirar suas conclusões se vale a pena investir na maquiagem a prova d’água.

Máscara de cílios

Pinterest

Prós 

Os cílios volumosos e destacados fazem toda a diferença na make. Então se você costuma borrar os cílios com facilidade, a máscara de cílios a prova d’água é uma boa opção para você. Desse modo, dá para tomar banho de piscina ou de mar e manter os olhos perfeitos e intactos. Também é uma boa usar em ocasiões especiais, como em casamentos, por exemplo, porque se chorar vai evitar de estragar toda a make.

Contras

Você usou a máscara de cílios e ficou perfeita o dia inteiro, o problema é na hora de tirar a maquiagem a prova d’água. Devido a durabilidade do produto e ele aderir muito ao pelo, na hora de remover pode ocorrer de acabar arrancando alguns pelos dos cílios. Para evitar ou amenizar isso, a dica é remover a máscara dos cílios usando um cotonete embebido de demaquilante fazendo movimentos suaves.

Batom

Bee Orgânica

Prós 

A maior vantagem é claro poder comer, beber, e até beijar sem tirar o batom. Além disso, o produto não borra ou fica com um aspecto pegajoso e pode durar até 8 horas nos lábios, sem a necessidade de retocar. Esse é o desejo de muitas mulheres, poupará muitas idas ao banheiro para retocar o batom.

Contras 

A maior dificuldade é na hora da aplicação, que demanda um cuidado especial para não borrar nem ficar manchado. Mas além disso, não dá para mudar a cor durante o dia caso você escolha um batom mais escuro ou com cor muito vibrante.

Base

Marie Claire

Prós 

A base de longa duração é ideal para quem tem a pele oleosa ou com tendência a transpirar. Desse modo, ela não ira derreter ou borrar. Apesar disso, é indispensável o uso de um primer para preparar a pele e fechar os poros para evitar obstrução pela make.

Contras

Como oferece uma cobertura mais pesada, usar essa base não permite um efeito mais natural à pele. Além disso, não pode esquecer de remover a base antes de dormir, isso é essencial para a saúde dos poros.

De modo geral, para remover a maquiagem a prova d’água tenha sempre em mãos um bom demaquilante. Só assim é possível remover a make sem muita dificuldade.

Dicas de como usar maquiagem a prova d’água

Pajaris

E para finalizar, reunimos algumas dicas de como usar maquiagem a prova d’água e arrasar na make nos dias mais quentes:

  1. Antes de mais nada, borrife um pouco de água termal em toda a face para limpar os poros e remover as impurezas.
  2. Em seguida, é hora de preparar a pele aplicando o primer. Essa parte é fundamental para fechar os poros e deixar a pele impermeável contra a água e o suor. Além é claro, de reter toda a oleosidade natural da pele.
  3. Depois, nos olhos é hora de aplicar uma boa camada de corretivo sobre as manchas e marcas na pele. Devido a textura pastosa do corretivo, ele não deixará que a maquiagem derreta ao longo do dia.
  4. Com uma base e um pó com alto poder de absorção aplique sobre a pele para uniformizá-la.
  5. Para os olhos, a dica é usar sombras em gel que oferecem boa fixação.
  6. O rímel e o lápis a prova d’água irão deixar os olhos deslumbrantes e resistentes.
  7. Aplique um blush em gel nas bochechas para dar uma corzinha.
  8. E por último, um batom de longa duração e a sua maquiagem a prova d’água está pronta.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Dicas de maquiagem – Como fazer, make dia e noite, e como remover.

Fontes: Beleza na Web Fabiana Scaranzi

Imagens: Marie Claire Netflix Vix Pinterest Bee Orgânica Marie Claire Pajaris 

Próxima página »

Escolhidas para você