Beleza

Máscara de café para o rosto – Benefícios + receitas para testar em casa

Mascara de café pode fazer milagres para a pele do seu rosto. Saiba para que ela serve e como prepará-la em casa, com ingredientes naturais.

Atualizado em 18/11/2019

Sabe aqueles produtos de 1001 utilidades? Pois é, o café é um deles. Pois, além de saboroso, é possível fazer até máscara de café para o rosto. Já ouviu falar nisso?

Antes de lhe explicar o que são essas máscaras de café, é interessante lhe afirmarmos que aquele ‘cafezinho’ saboroso que você toma todo dia, tem propriedades cosméticas e dermatológicas. Ou seja, o café pode trazer benefícios extremamente compensadores para a sua pele. 

“Mas, como assim vou lavar o rosto com o café?” Não, na verdade para conseguir fazer a sua máscara de café, você precisará de usar a borra do café. Ou seja, você faz o seu café da tarde, e ao invés de descartar a borra, você a utiliza em uma receitinha caseira para a pele bem fácil.

A borra do café, aliás, pode ajudar a sua pele em muitos aspectos. Como, por exemplo, a combater a oleosidade, cravos e espinhas, a melhorar o aspecto da pele e clarear aquelas manchinhas indesejadas.

Enfim, venha entender um pouco mais sobre esse assunto. E claro, aprender algumas receitas de máscaras de café para o rosto.

Afinal, por que usar borra de café?

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Grão gourmet

Sobretudo, é importante destacarmos que os principais componentes utilizados nos produtos cosméticos, como os cremes faciais e corporais, são o óleo do grão de café ainda verde e o óleo da borra do café. Isso porque esses componentes possuem polifenóis, triacilglicerídeos, esteróis, tocoferóis e outros.

Na verdade, esses componentes podem atuar no organismo como anti-inflamatórios e como antioxidantes. Além do mais, já foi constatado em alguns estudos que eles também podem atuar como hidratante e protetor da pele. E ainda conseguem estimular a síntese de colágeno e elastina. Consequentemente, a pele pode ficar mais elástica e resistente.

Por conta desses benefícios do óleo da borra, a indústria cosmética está cada vez mais adepta ao café como matéria-prima em seus produtos. Inclusive, a título de curiosidade, já foi criado um protetor solar natural à base de óleo da borra café e do grão verde.

Esse protetor, aliás, potencializou o fator de proteção solar de um creme de 15 para 35. Ademais, vale destacar que, nenhum outro produto (inclusive químico) foi usado para potencializar o fator de proteção.

Benefícios da máscara de café

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Dicas de mulher

Primeiramente, não é atoa que a máscara de café está se tornando uma das principais máscaras faciais. Pois, além de acessível e fácil de preparar, ela também conta com inúmeros benefícios. Como, por exemplo:

  • Previne o envelhecimento;
  • Atua como hidratante e protetor da pele;
  • Estimula a síntese do colágeno e elastina na derme;
  • Potencializa os protetores solares, deixando-os mais potentes;
  • A borra do café associada com óleos essenciais pode promover a esfoliação e o clareamento da pele;
  • Apresenta melhorias em caso de acne;
  • Regeneração celular;
  • Estimulação da corrente sanguínea.

Afinal, a borra de café clareia a pele?

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Maria verde

Antes de mais nada, ela realmente clareia a pele. Para você que ainda não está entendendo, a borra de café é o restinho que sobra após coar o seu café. Então, ao invés de descartá-la, você pode usá-la para fazer uma máscara de café para o seu rosto.

Vale ressaltar que, além de conter cafeína, a borra de café é considerada uma fonte de rejuvenescimento. Inclusive, ela pode também ser uma fonte de regeneração celular. Por isso, o café está se tornando popular em tratamentos de pele.

Portanto, se a intenção for clarear a pele, você pode usar a borra de café pelo menos duas vezes na semana. Ademais, você pode acrescentar outros ingredientes à sua máscara de café. Como, por exemplo, óleos naturais, óleos de amêndoas, óleo de girassol e outros.

Sobretudo, o mais indicado é que você aplique a sua máscara à noite. Porque neste horário já não está exposta à luz solar, o que evita o aparecimento de manchas na pele. Além do mais, logo depois de tirar a máscara, é importante finalizar com um hidratante específico para o seu tipo de pele.

Receitas de máscara de café

1- Máscara de café para cravos

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Grão gourmet

A princípio, você terá que usar duas colheres de sopa de borra de café, com uma clara de ovo batida em neve e uma ou duas gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas. Assim sendo, pegue todos os ingredientes e misture-os até obter uma pasta arenosa.

Sobretudo, indicamos que você passe essa pasta antes de tomar banho e antes de dormir. Inclusive, cuidado ao esfregar o rosto e principalmente, a área dos olhos.

A aplicação, basicamente, deve ser feita em movimentos circulares. Então, é só deixar a máscara de café agindo por 10 minutos. Em seguida, você pode retirar a máscara com água em temperatura ambiente.

O próximo passo, como já ressaltamos, é secar bem o rosto e aplicar o seu hidratante. Sobretudo, se sua pele for oleosa, opte por produtos que não utilizem óleos em sua composição.

De modo geral, você pode usar essa máscara duas vezes na semana. Ou, se achar necessário, pode usá-la em dias intercalados. Aliás, é importante destacarmos que ela pode ser usada em qualquer tipo de pele.

2- Máscara de café com mel

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Dicas de mulher

A princípio, é importante destacarmos que a mistura de café com mel pode ser poderosíssima. Pois, o café já é rico em vitamina B e outros minerais, como o potássio e o cálcio. Enquanto o mel promove esfoliação e hidratação à pele. Inclusive, essa receita é bastante indicada para quem sofre com as temíveis olheiras.

Sobretudo, para produzir essa máscara, meia xícara de borra de café (200g) e três colheres de sopa de mel (bem cheias). Então, é só misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Na hora da aplicação, primeiramente, lave o rosto um sabonete adequado ao seu tipo de pele. Logo depois, aplique a máscara fazendo movimentos circulares. Aliás, se quiser deixar esse processo mais fácil, é possível usar um pincel de maquiagem.

Em seguida, é só deixar a máscara agindo por 10 minutos. Então, basta retirar  a mistura com água em temperatura ambiente. E claro, não deixe de passar o creme hidratante, para que você tenha os resultados desejados de uma boa hidratação.

3- Máscara de café com leite

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Apimentada

Sobretudo, essa aqui é literalmente bem específica para espinhas e cravos. Na verdade, essa máscara pode ser responsável por aliviar a inflamação da pele e promover a renovação celular.

Assim, para produzir essa máscara, você precisará de duas colheres de sopa de leite e de duas colheres de sopa de café. Tome cuidado para a mistura não ficar líquida de mais. Portanto, você poderá ir corrigindo a receita com leite ou café até que ela se torne bem pastosa.

Para facilitar, na hora da mistura, coloque os dois ingredientes em um recipiente de plástico. E, para evitar sujeira, quando for aplicá-la use um pincel de maquiagem.

Certamente, o rosto precisa estar limpo para receber a máscara. Então, passe a mistura em todo rosto, inclusive, nas regiões próximas dos olhos, onde ficam as olheiras. Pois, como já dissemos, ela tem um efeito clareador.

A máscara deve agir por 20 minutos antes de ser retirada com água em temperatura ambiente. Depois disso, é só finalizar com seu hidratante facial.

Essa receita pode ser usada duas vezes por semana.

4- Máscara de café esfoliante

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Gshow

A princípio, para produzi-la, você só precisará de duas colheres de café e óleo de coco. Então, é só misturar os ingredientes até que formem uma pasta.

Antes de tudo, lave o seu rosto com um sabonete neutro, ou então passe uma loção de limpeza. Em seguida, aplique a mistura com movimentos circulares e sem colocar muita força.

Por fim, deixe a máscara agir por 20 minutos, enxague e hidrate a pele.

5- Máscara de café com azeite de oliva

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Stellar

A princípio, para preparar essa máscara, você só precisará de duas colheres de chá de café e duas colheres de chá de azeite de oliva.

Logo após misturar os ingredientes, você já pode aplicar a máscara no rosto. Aliás, lembre-se de passá-la com movimentos circulares.

Por fim, deixe-a agir por 5 minutos. Depois enxague e hidrate a pele.

6- Máscara de café com ovo

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Academia do café

Antes de tudo, aqueça um pouco de água, até ela fique morna. Assim que a água estiver em uma temperatura agradável (e segura para que você não se queime, use um algodão para umedecer seu rosto com ela. Basicamente, isso vai fazer com que seus poros se dilatem.

Em seguida, misture três colheres de pó de café ou borra com uma gema de ovo. Depois é só aplicar a mistura no rosto, fazendo movimentos circulares.

Então, deixe agir por alguns minutos. Por fim, enxague normalmente. Não se esqueça do hidratante facial.

7- Máscara de café com açúcar

Máscara de café para o rosto- Benefícios + receitas para testar em casa
Fonte: Bela Cris

Primeiramente, em um recipiente, coloque uma colher de mel orgânico, com uma colher de borra de café e uma colher de açúcar. Em seguida, misture os ingredientes até formarem uma pasta homogênea.

Então, aplique a máscara em seu rosto, e deixe que ela aja por cinco minutos. Por fim, pode retirar a máscara com água em temperatura ambiente e hidratar o rosto.

Enfim, o que achou da nossa matéria? Já escolheu a máscara que irá produzir hoje?

Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: 5 máscaras de cabelo caseiras para você testar em casa

Fontes: Dicas de mulher, Grão Gourmet

Imagem de destaque: Blog da Deza