Beleza

Máscara reconstrutora – Para que serve e como usar

Diferente da máscara hidratante, a máscara reconstrutora serve para reconstruir cabelos que foram danificados e estão quebradiços e sem vida.

Atualizado em 29/03/2020

Indicada para cabelos quebradiços, frágeis e elásticos, a máscara reconstrutora é indicada exatamente para reconstruir o cabelo. Afinal, devido à falta de componentes na estrutura do fio, esse tipo de tratamento pode vir a ser muito eficaz.

A máscara reconstrutora tem uma finalidade diferente da máscara de hidratação, uma vez que, quando você percebe que a máscara hidratante não está sendo suficiente para manter seus cabelos bonitos, brilhosos e fortes.

Essa máscara funciona como um complemento e é aliada no tratamento de reconstrução capilar. Pois em menores proporções, ela deposita os componentes que faltam no cabelo, como por exemplo, proteínas, aminoácidos e minerais, que são essenciais para a estrutura do cabelo.

Máscara reconstrutora: Para que serve e como usar
Imagem: Head Curve

Os resultados são vistos nas primeiras sessões. Onde, é provável que os fios já demonstrem sinais de recuperação na textura, ficando mais fortes e resistentes. Porém, é necessário uma manutenção em casa com produtos da mesma linha que foram usados durante o processo de reconstrução. Assim, os ativos permanecem e os benefícios da reconstrução são prolongados.

Função da máscara reconstrutora

Máscara reconstrutora: Para que serve e como usar
Imagem: All things hair

Tendo a queratina como ingrediente principal, que é a principal proteína que forma o fio, responsável também, por reter a umidade do cabelo. Entretanto, não é indicado usar essa máscara com frequência. O ideal é que você a utilize a cada 15 dias, para não fornecer excesso aos cabelos, o que pode causar danos colaterais.

A queratina é composta por 19 aminoácidos. E as agressões que o cabelo sofre diariamente como coloração, descoloração, relaxamentos, alisamentos, entre outros, deixam os fios frágeis. Toda reconstrução tem queratina em sua fórmula, mesmo que não de forma evidente.

Bem como a queratina (cisteína e arginina), o colágeno, aminoácidos, proteína do trigo e creatina também são alguns dos ingredientes que geralmente constam na máscara.

Queratina: Com o efeito de ser uma proteína condicionante, que com seu alto peso molecular é capaz de reter umidade, o que reestrutura o fio em toda a extensão.

Complexo ativo de aminoácidos: Em resumo, é uma combinação que possui afinidade com a queratina, fazendo os espaços danificados da fibra serem preenchidos e reconstruídos.

Proteína do trigo: Ela é responsável por formar uma película sobre a fibra capilar, de tal forma que auxilia na reparação de escamas de queratina nos fios danificados. Além de encorpar, dar brilho e sedosidade pro cabelo.

Como modo de potencialização de efeito, você pode acrescentar queratina líquida no creme utilizado.

Tipos de fios

Máscara reconstrutora: Para que serve e como usar
Imagem: Meu cabelo tem poder

Geralmente, todo cabelo danificado, independentemente do tipo do foi, pode se beneficiar da máscara reconstrutora. Entretanto, é recomendado ser utilizado por um profissional confiável, que seja especialista no seu tipo de cabelo.

Quando há danos severos nos fios, a máscara sozinha pode não ser suficiente na recuperação. Assim que, o indicado neste tipo de situação, é um tratamento capilar completo, que inclui cremes de uso profissional, que devem ser administrados por um bom profissional, além claro, da manutenção em casa.

A reconstrução deve ser intercalada quinzenalmente, com hidratações que nutrem, além de, de fato ser preciso investir em produtos que sejam bons para lavar e finalizar os fios.

Como aplicar

Máscara reconstrutora: Para que serve e como usar
Imagem: Delas

É bem simples a forma de aplicação. Após a higiene dos fios, que deve ser feita, preferencialmente com um shampoo anti resíduo. Com a finalidade de abrir a cutícula do cabelo e retirar todas as impurezas.

Não aplique a máscara com o cabelo extremamente molhado, primeiramente, retire o excesso de umidade. Em segundo lugar, aplique o produto com uma espátula ou pincel próprios e siga as orientações do fabricante.

Após retirar o produto, utilize o condicionador, que serve para fechar a cutícula dos fios.

E então? Gostou da matéria? Aproveite e confira: Cortar a franja – Tipos de franja e como cortar sozinha em casa.

Fontes: All things hairBeleza e saúde, Quero muito.

Imagem de destaque: Head Curve.