O que acontece no corpo quando você para de tomar anticoncepcional?

O que acontece no corpo quando você para de tomar anticoncepcional? Entenda as alterações hormonais que acontecem e o que elas causam em você:

Mesmo se tratando de um dos métodos contraceptivos mais conhecidos e tradicionais, a pílula tem ganhado muitos inimigos nos últimos tempos. Mas, será que quando a gente para de tomar anticoncepcional a vida realmente melhora?

Antes de respondermos a essa pergunta, é preciso dizer que existe um lado bom de usar a pílula. Para quem não planeja engravidar, claro, a pílula é uma verdadeira aliada. E, pode ser bem baratinha, inclusive, dependendo da indicação médica e de suas necessidades pessoais.

Contudo, o uso prolongado do remédio pode trazer inúmeras consequências negativas em longo prazo. A temida trombose, aliás, é só um dos exemplos.

Mas, e se você simplesmente para de tomar anticoncepcional, será que existe algum efeito colateral? O que será que muda no corpo quando essa “bomba de hormônios” deixa de ser ingerida diariamente?

8

Basicamente, além das chances maiores de uma gravidez, quando você para de tomar anticoncepcional seu corpo passa a funcionar de outra forma. Pelo menos até ele se acostumar com a nova realidade, as alterações hormonais causam SIM algumas perturbações. Todavia, trazem vantagens também.

Por exemplo, por mais que sua TMP possa ser mais intensa, é comum também que sua libido aumente, assim com a umidificação íntima. Ao mesmo tempo, você pode contar com o retorno das cólicas. Aliás, é bem possível que algumas espinhas queiram aparecer.

Abaixo, você confere um pouco mais sobre esse período “depois do anticoncepcional”.

O que acontece quando você para de tomar anticoncepcional:

1. Cólicas

1

Certamente, uma das primeiras consequências da variação hormonal quando você para de tomar anticoncepcional é a alteração do ciclo menstrual. É comum que ele passe a vir mais intenso e que as cólicas se tornem mais dolorosas.

2. Perda ou ganho de peso

2

Além disso, a interrupção da descarga de hormônios em seu corpo pela pílula também pode causar alterações na balança. Algumas mulheres engordam, outras emagrecem.

Basicamente, isso depende muito do organismo. Porque essa mudança pode potencializar ou reduzir a retenção de líquidos. Ademais, às vezes, é possível que ocorram até mesmo mudanças na dieta, por causa da ansiedade.

3. Secreções

3

Como a função do remédio é fazer com que você pare de ovular é normal que ele também “prejudique” a produção de secreções em seu órgão íntimo. Portanto, quando você para de tomar anticoncepcional, pode acontecer uma maior umidificação dessa região.

4. Libido

4

Basicamente, uma das vantagens de quando você para de tomar anticoncepcional é o aumento considerável da libido. Isso porque, sem o remédio, é comum que o desejo aumente e vida a dois fique mais divertida que antes.

Contudo, é bom lembrar que as chances de engravidar também aumentam muito.

5. TMP

5

Basicamente, a alteração hormonal também costuma mexer com os sintomas da TMP. Portanto, se durante o consumo do remédio você tinha sintomas amenizados da tensão pré-menstrual, acredite, eles vão voltar com tudo.

6. Seios menores

6

A pílula anticoncepcional ainda tende a deixar os seios mais fartos. Isso por causa dos hormônios que ela libera no corpo.

Portanto, quando você interrompe o uso, a tendência é de que os seios voltem ao tamanho normal. Então, não é que os seios diminuem.

7. Espinhas

7

Espinhas também são comum quando você para de tomar anticoncepcional, também devido à alteração hormonal que acontece no organismo. Caso você tenha problemas com acne, consulte um especialista antes de suspender de vez o uso do remédio.

E você, já suspendeu ou conhece quem tenha suspendido o uso do anticoncepcional? Se sim, não deixe de nos contar caso sintomas diferentes desses tenham surgido!

Agora, se você ainda tem dúvidas sobre se deve ou não continuar tomando a pílula, talvez seja melhor você ler esta outra matéria: 8 mulheres que não deveriam tomar pílula anticoncepcional.

Fonte: Vix

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.