Pente de madeira – Tipos, benefícios, como escolher e recomendações

Inicialmente o pente de madeira era feito de madeira e ossos de animais, depois continham pedras preciosas e hoje são de plásticos e metal.

Antigamente, os pentes eram feitos de madeira e ossos de animais, sendo considerado artigo de luxo. Alguns continham pedras preciosas e eram usados por reis e faraós. Anos depois surgiram os pentes de plástico e metal, porém, a tradição do pente de madeira permaneceu até hoje.

Provavelmente a tradição foi mantida devido aos benefícios que eles trazem para o meio ambiente. Além disso, também são ótimos para a saúde dos cabelos e do couro cabeludo. Contudo, é necessário saber escolher o pente e o material que o compõe, pois nem toda madeira é igual.

Pente de madeira - o que é, porque usar e quais os melhores
Tudo Ela

Tipos de madeira

Antes de mais nada, o pente de madeira pode ser feito com 3 tipos diferentes: dura, tropical e macia. Cada uma favorece uma especificidade do pente destinada para cada tipo de cabelo.

  • Madeira dura: são das árvores de folhas caducas, como nogueira, bétula e carvalho. É um tipo de madeira firme e resistente. Além disso, é encontrada uma grande variedade de cores.
  • Madeira tropical: apesar de consideradas madeiras duras, são muito resistentes à umidade. Elas vem de árvores como ébano e teca, e são os melhores pentes para usar no cabelo molhado.
  • Madeira macia: vem de árvores de folhas perenes, como pinheiro, cipreste e abeto. Ainda assim, elas são muito leves e maleáveis, por isso são ótimas para pentes diferenciados.
Pente de madeira - o que é, porque usar e quais os melhores
Dicas de Mulher

Benefícios do pente de madeira

1- Protege o cabelo

O pente de madeira ajuda a regenerar o couro cabeludo e, também, garante força aos fios.

2- Facilita o desembaraçamento

Esse tipo de pente não agride intensamente o cabelo durante o ato de desembaraçar, bem como diminui a quebra dos fios.

3- Ideal para cabelos cacheados, rebeldes e crespos

O pente de madeira, por não agredir os fios e nem o couro cabeludo, permite que os cachos fiquem inteiros e saudáveis.

4- Vantagens imediatas e a longo prazo

Eles são ótimos para reduzir o frizz no cabelo imediatamente após o ato de pentear. Além disso, melhora a qualidade dos cabelos ao longo do tempo.

5- Maior durabilidade

Certamente os pentes de madeira duram mais que os de outros materiais.

6- Mantém o cabelo liso

Quem pensa que o pente de madeira só funciona para cabelos cacheados, está perdendo um ótimo produto. Os pentes de madeira com cerdas mais juntinhas são ideais para manter o visual chapado dos cabelos lisos.

7- Ideal para couro cabeludo sensível

O pente de madeira neutraliza a estática que gera o frizz, assim como também garante um penteado mais macio, que não agride o couro cabeludo mais sensível.

8- Hidrata os cabelos

Ele é um importante aliado no controle de oleosidade dos fios. O pente de madeira ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo, aumentando a produção de sebo. Como resultado, faz com que os cabelos fiquem mais hidratados. Por outro lado, ele também distribui essa oleosidade por toda a extensão dos fios, não deixando aquele aspecto de oleosidade na raiz.

9- Material sustentável

Por ser feito de madeira, ele não agride o meio ambiente ao mesmo tempo que também não fortalece o descarte de materiais poluentes. Além do mais, a maioria dos pentes de madeira são fabricado a partir de uma gestão florestal sustentável

Como escolher o pente de madeira ideal

Afinal, para escolher o pente ideal é preciso levar em consideração alguns aspectos que, inclusive, já discutimos no inicio do artigo, como: tipos de madeira e qual objetivo do pente.

Existem os pentes de madeira de dentes largos, finos e o estilo garfo.

  • Dentes largos: são perfeitos para desembaraçar os fios, principalmente quando molhados. Além disso, são ideias para quem tem os cabelos cacheados e ondulados, pois não deformam os cachos.
  • Dentes finos: são usados em cabelos curtos e finos. Também são indispensáveis para fazer penteados delicados.
  • Garfo: são ideais para moldar cachos e deixar os cabelos volumosos. Por fim, são perfeitos para os cabelos crespos.
Pente de madeira - o que é, porque usar e quais os melhores
Elo7

Recomendação de produtos

1- Pente de madeira com Dentes Largos (Ricca)

O produto promete um cabo anatômico e pente com dentes largos. Sobretudo, ele reduz a eletricidade estática dos fios, evitando o frizz.

Pente de madeira - o que é, porque usar e quais os melhores
Pente com Dentes Largos (Ricca)

2- Bambu Cabo Médio Pente de Madeira (Orgânica)

A marca alega não fazer teste em animais e que seus produtos são de ativos vegetais. Ela diz que o produto é desenvolvido com bambu de origem ecologicamente correta e possui tratamento antibacteriano natural, ou seja, prolonga a vida útil do acessório.

Pente de madeira - o que é, porque usar e quais os melhores
Bambu Cabo Médio Pente de Madeira (Orgânica)

3- Pente de Madeira Garfo p/Cabelos Cacheados (Classik)

O produto é composto por cerdas largas e longas, que aderem aos fios sem quebra-los e funciona perfeitamente para desembaraçar o cabelo. A marca também garante que a pegada de sustentação ao pente, bem como faz com que ele fique muito resistente.

Pente de madeira - o que é, porque usar e quais os melhores
Pente de Madeira Garfo p/Cabelos Cacheados (Classik)

Enfim, se você gostou dessa matéria também irá gosta de Acabar com o frizz – 10 dicas e produtos mais recomendados.

Fonte: Guia55, Belezaextraordinaria, Todecacho, Históriadetudo, Fiquediva.

Imagens: Dicasdemulher, Elo7, Tudoela, Madeixa, Eisenbaum


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários