Remédio caseiro para espinha: 10 receitas para secar espinhas em casa

Muitas pessoas sofrem com problemas de acne e espinhas no rosto. Por isso, é muito importante cuidar da pele e usar tratamentos caseiros.

É muito comum que durante a nossa vida apareçam algumas espinhas na nossa face ou pelo nosso corpo. Esse problema pode ser relacionado com muitos fatores, entre eles, a falta de cuidado com a pele ou uma alimentação desregulada. No entanto, existem muitos tratamentos para lutar contra esse fator, e entre eles, o remédio caseiro para espinha pode ser a solução.

Se a sua acne é recorrente e muito dolorida, é possível que somente os tratamentos caseiros não ajudem. Desse modo, o ideal é procurar a recomendação de um especialista, consultando um dermatologista. No entanto, se as suas espinhas forem moderadas, pode apostar que os remédios caseiros são uma ajuda e tanto na hora de lidar com essas tão indesejadas acnes.

Portanto, para te ajudar a tratar melhor da sua pele e acabar com as espinhas, preparamos uma lista com 10 remédios caseiros para espinhas que vão secar sua acne, deixando sua pele muito mais macia, lisinha e com aparência mais saudável. Aliás, não é somente para o controle das espinhas que esses tratamentos servem. Confira!

Acne ou espinha? Qual a diferença?

Pronto pele

Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma única espinha que aparece ocasionalmente não é considerada acne. Para que a definição de acne seja compreendida, pense em várias espinhas juntas, em uma pele inflamada e muito problemática.

Portanto, se você tem alguns pontinhos na pele, não se preocupe: isso pode não ser acne. A acne, então, é um conjunto de espinhas que aparecem na pele através da erupção dos poros dilatados. Essa erupção pode acontecer devido ao excesso de pele morta ou pelo excesso de bactérias presentes na pele.

O aparecimento de espinhas é normal na adolescência e também em outras fases da vida, devido ao aumento hormonal e à produção natural de óleo pelas glândulas sebáceas. Por isso, é super comum ter espinhas durante um período onde os hormônios estão em alta.

Desse modo, também, outros fatores podem contribuir para o aparecimento da acne. Em mulheres, principalmente, problemas como a Síndrome do Ovário Policístico é um dos motivos que causam grande possibilidade de espinhas além de acarretar também outros problemas, como o aumento do volume do ovário, ciclos menstruais irregulares, ganho de peso, queda de cabelo, etc.

10 remédios caseiros para espinhas

Veja SP

Sem mais delongas, conheça agora receitas de remédio caseiro para espinha que vão te ajudar a secar a acne e melhorar muito a aparência e a saúde da sua pele! Aliás, todos esses tratamentos caseiros são fáceis e práticos de fazer, e além disso, levam ingredientes muito simples, como arroz, bicarbonato, hortelã, entre outros. Confira!

1. Remédio caseiro para espinha com arroz cozido

Área de mulher

Primeiramente, nada como uma receita caseira para espinha super fácil e simples. Tudo que você irá precisar será de arroz cozido e mel. Então, confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de arroz muito cozido, o famoso arroz “papa”;
  • Uma colher de sopa de mel.

Modo de fazer:

Prepare o arroz com bastante água, mas sem nenhum tempero. Em seguida, misture duas colheres de sopa de arroz com uma colher de sopa de mel, e bata tudo em um liquidificador ou processador para a misturinha ficar em forma de pasta. Você pode passar esse remédio caseiro para espinha nas costas ou no rosto. Após, deixe agir por 15 ou 20 minutos, enxágue bem com seu sabonete facial preferido e água fria. Seque e hidrate como preferir.

2. Chá de bardana

Saúde dica

O chá de bardana é uma ótima dica de receita caseira para tratar espinhas, pois passar esse líquido na pele ajuda a regular as glândulas sebáceas e também tem propriedades antissépticas.

Ingredientes:

  • Duas colheres de chá da raiz seca ou fresca da bardana;
  • 500 ml de água fresca ou fria.

Modo de preparo:

Primeiramente, você irá precisar deixar a raiz da bardana de molho por 6 horas na água fria. Em seguida, leve ao fogo até ferver, deixando borbulhar por 1 minuto. Por fim, a indicação é lavar o rosto com essa solução, em temperatura ambiente, depois de esfriar. Você deve lavar a face ou a região com espinhas 2 a 3 vezes por dia, ou pode apenas aplicar com um algodão na área pretendida.

Aliás, faz muito bem para a saúde de dentro para fora também, beber esse chá por pelo menos duas vezes ao dia.

3. Remédio caseiro para espinha inflamada com ervas

Sabores ajinomoto

Não somente por fora, cuidar da nossa saúde interna também contribui muito para o tratamento da acne. Por isso, esse suco é um ótimo remédio caseiro para espinha, além de saboroso e muito saudável. Ele contém vitaminas como A e E, além de gorduras boas para o organismo, cálcio e iodo.

Aliás, é um ótimo remédio para acabar com as espinhas mais inflamadas, que podem chegar a doer.

Ingredientes:

  • 3 raminhos de agrião;
  • Metade de um abacate;
  • 3 ramos de poejo;
  • 1 copo de água mineral filtrada.

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e bata eles no liquidificador. Não é necessário coar, e você pode adoçar do jeito que preferir. Para o tratamento funcionar, você precisa beber pelo menos um copo, duas vezes ao dia. Aliás, por ser um tratamento a longo prazo, o recomendável é fazer essa receita e tomar por duas semanas.

4. Chá de aroeira

CCM Saúde

O chá de aroeira é muito conhecido pelos seus benefícios para a saúde. Porém, ele também consegue ajudar a secar espinhas e funciona muito bem como um remédio caseiro para a acne.

Ingredientes:

  • 100 g de cascas de aroeira;
  • 1 litro de água mineral.

Modo de fazer e usar:

Prepare o chá deixando a água ferver juntamente com as cascas de aroeira durante 15 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo, tampe a panela e aguarde por mais 15 minutos. Em seguida, coe a solução e guarde em um pote de vidro bem fechado. Para usar esse remédio caseiro para espinha, basta aplicar nas espinhas de 3 a 5 vezes por dia, com um algodão, e deixar que seque naturalmente.

5. Chá de hortelã

Medical News Today

Limpar a pele diariamente com chá de hortelã é uma ótima solução para secar as espinhas e ainda deixar a pele mais refrescante. Por isso, aposte nesse chá para cuidar da sua acne.

Ingredientes:

  • Dez folhas de hortelã frescas;
  • 1 litro de água.

Modo de fazer:

Prepare o chá de hortelã normalmente, isto é, coloque a água e as folhas de hortelã em uma panela deixe ferver por 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe esfriar naturalmente. Por fim, enxágue o rosto com o chá e enxugue com uma toalha limpa, sem enxaguar com água. Faça isso duas vezes por dia.

6. Remédio caseiro para espinha com chá de ervas

Farmacotécnica

O chá de ervas medicinais auxilia na saúde do fígado e do estômago, combatendo as espinhas de dentro para fora. Por isso, também auxilia na eliminação pelos rins das toxinas do sangue que causam o aparecimento das espinhas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa da raiz de bardana seca
  • 700 mililitros de água mineral
  • 2 colheres de sopa de  dente-de-leão
  • 2 colheres (sopa) de flor de trevo-vermelho

Modo de fazer:

Para esse tratamento, você só vai precisar ferver a água e adicionar o restante dos ingredientes, certamente, fazer um chá. No entanto, a flor do trevo-vermelho precisa ser adicionada na água somente após desligar o fogo. Dessa forma, deixe os três primeiros ingredientes ferver, desligue o fogo e adicione a flor. Em seguida, coe, adoce e beba logo após. O ideal é ingerir de 3 a 4 xícaras do chá diariamente.

7. Remédio caseiro para espinha com bicarbonato de sódio

Mundo cerealista

O bicarbonato de sódio é um ótimo ingrediente para regular o pH da pele. Dessa forma, ele é simples e muito fácil de ser usado. Além disso, ele também atua como esfoliante, e ainda é uma mistura antisséptica e antiinflamatória.

Portanto, para aplicar o bicarbonato na pele e utilizá-lo como um remédio caseiro para espinha, basta colocar em um recipiente uma quantidade boa de bicarbonato e ir misturando com água aos poucos, até formar uma pastinha. Massageie o rosto com essa solução e enxágue logo em seguida.

A esfoliação pode ser feita até duas vezes na semana, dependendo do seu grau de acne na pele.

8. Chá de confrei

Benefícios das plantas

O chá de confrei quando aplicado na pele possui propriedades cicatrizantes e antiinflamatórias. Por isso, é um ótimo remédio caseiro para espinhas que surgem no rosto e no corpo.

Ingredientes:

  • 500 mililitros de água;
  • 4 colheres de sopa cheias de confrei seco.

Modo de fazer:

Prepare o chá misturando os ingredientes e deixando ferver por 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo e espere esfriar, coe e guarde em um recipiente fechado. O chá pode ser armazenado por até 3 dias.

Para usar na pele, lave o rosto com um sabonete antisséptico e em seguida, com um algodão, aplique o chá de confrei na região com espinhas. Por fim, deixe secar naturalmente e repita o processo por pelo menos duas vezes ao dia.

9. Gel de Aloe Vera

Acessa

O gel de aloe vera, também conhecida como babosa, é um remédio caseiro para espinha que pode ajudar na cicatrização e nas acnes mais inflamadas e doloridas. Isso porque a baba dessa planta tem muitas propriedades boas para a pele.

Portanto, para se beneficiar dessas propriedades, você deve primeiramente cortar uma das folhas da babosa e aguardar até que todo o seu veneno seja liberado. Isto é, aquele líquido amarelo que sai da aloe vera precisa sair. Depois, enxágue a folha e corte, retirando os espinhos e abrindo ao meio.

Corte em pedaços menores para facilitar o manuseio e passe por todo o rosto em movimentos circulares. Para melhor cicatrização e menos inflamação, você pode congelar esses pedaços de babosa e aplicar eles gelados diretamente na face.

10. Cascas de banana e laranja

Catraca livre

Por fim, você sabia que as cascas das frutas possuem muitas vitaminas e antioxidantes que podem te ajudar a regular a produção das glândulas sebáceas que causam a acne? Isso mesmo, portanto, nada de jogar fora aquela casca após comer a fruta.

No caso das bananas, aproveite a casca para massagear a pele, com as fibras brancas da parte de dentro da banana. Para a laranja, faça o mesmo. Em casos de alergia ou desconforto, pare o tratamento imediatamente.

A alimentação como remédio caseiro para espinhas

Dra. Josy Sasaki

Como muitos já sabem, a nossa alimentação está diretamente ligada com a nossa saúde. Portanto, se alimentar de forma saudável e preferir alimentos mais naturais e menos industrializados pode te ajudar a combater a acne.

Isso porque alimentos processados tendem a conterem mais açúcares e gorduras que fazem mal à saúde e entopem as glândulas sebáceas da pele. Por outro lado, alimentos naturais, frutas, legumes e verduras são capazes de regular o bom funcionamento do organismo e ajudar como remédio caseiro para espinhas.

Aliás, praticar atividades físicas regularmente também ajuda na regulação da gordura, que culmina na acne. Enfim, evite consumir muitos alimentos que contenham leite, amendoim e chocolates, pois esses alimentos tem a fama de causar inflamações, tanto nos órgãos quanto nas espinhas.

Identificando as causas da acne

Cláudia Abril

Como já dissemos, as causas da acne podem ser várias, desde disfunções hormonais, como a Síndrome do Ovário Policístico, até uma alimentação inadequada. Dessa forma, o importante é que você entenda quais as causas das suas espinhas para melhor tratá-las.

Além do mais, outros motivos muito comuns que causam acne é a falta de algum nutriente no corpo e no sangue, que pode ser identificado através de um exame de sangue específico. Ademais, você também pode estar sofrendo com um excesso de toxinas no corpo devido ao consumo de alimentos muito industrializados.

Por fim, você também pode sofrer com a acne devido a alergias alimentares ou porque suas glândulas adrenais estão muito sobrecarregadas. Acima de tudo, para identificar as causas principais da sua acne, o ideal é procurar um médico profissional que irá te ajudar a descobrir e tratar suas espinhas de maneira correta.

Enfim, o que achou da nossa matéria? Comente se você já testou algum desses remédios caseiros e se você gostou!

Aliás, aposto que você também irá gostar muito de saber sobre a Maskne, o que é? Dicas de como prevenir a acne causada pela máscara.

Fontes: Tua saúde, Ecycle, Tua saúde

Imagens: Pronto pele, Veja SP, Área de mulher, Saúde dica, Sabores ajinomoto, CCM Saúde, Medical News Today, Farmacotécnica, Mundo cerealista, Benefícios das plantas, Acessa, Catraca livre, Dra. Josy Sasaki, Cláudia Abril

Imagem de destaque: Terra


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários