Beleza

Como usar sabonete de argila? Benefícios e como fazer em casa

O sabonete de argila contém diversas propriedades benéficas que ajudam a manter a saúde e a beleza natural da pele.

Cada vez mais, as máscaras de argila vêm sendo utilizadas em tratamentos estéticos. No entanto, não para por ai, porque também existe o sabonete de argila, que traz inúmeros benefícios para a saúde da pele. Pois, ele é rico em nutrientes que atendem a uma grande variedade de tipos de peles.

Em síntese, esses sabonetes possuem funções calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias e rejuvenescedoras. Ademais, existem diversos tipos de argilas, que variam para cada pele, e em sua concentração de minerais. Por exemplo, a argila vermelha, que é rica em ferro e silício, sendo bastante indicada para peles sensíveis, pois possui função calmante.

Por isso, essas argilas são utilizadas há muitos anos em tratamentos de pele. Isto é, diversos spas, centros de beleza e procedimentos estéticos utilizam esse produto para tratar e manter a saúde da pele. No entanto, é preciso optar por argilas orgânicas que não agridem a pele, e principalmente, que sejam utilizadas de forma correta.

Por exemplo, não utilizar todos os dias, para que o manto lipídico não seja rompido e fique suscetível a irritações ou inflamações. Enfim, saiba mais sobro os benefícios e funcionalidades do sabonete de argila.

Funcionalidade do sabonete de argila

Sabonete de argila: Como usar, benefícios, como fazer em casa
Dicas de Mulher

Em suma, o sabonete de argila deve ser utilizado com a pele do rosto molhado, sendo aplicado com movimentos circulares, e enxaguado bem ao final. Ademais, ele não deve ser utilizado todos os dias. Pois, promove uma esfoliação que ativa a circulação sanguínea, além de absorver impurezas.

Além disso, se for utilizado de forma exagerada pode ocasionar a retirada do manto lipídico da pele. Dessa forma, a pele ficará mais sensível e propensa a ter irritações. Por fim, também é muito importante não aplicar o sabonete de argila sobre a pele ferida ou escoriada.

Vantagens de utilizar o sabonete de argila

Beleza e Saúde

A argila vem sendo usada em tratamentos de pele e de doenças ao longo dos anos. Por exemplo, no tempo dos romanos e do Egito antigo, onde há registros da argiloterapia. Isto é, o uso da argila em tratamentos de doenças.

Ademais, consiste em um procedimento estético que se tornou bastante comum em clínicas de beleza, spas, centros de tratamento, entre outros. No entanto, muitas pessoas ficam desconfortáveis ao passar a argila na pele. Por isso, foi desenvolvido o sabonete de argila, que tem como objetivo, garantir os mesmos benefícios da argila in natura. Porém, com maior facilidade.

Enfim, a argila apresenta inúmeros nutrientes que contribuem no fortalecimento da pele, nas defesas do corpo e na hidratação da cútis. Sendo que, em sua composição há: magnésio, quartzo, mica, ferro, potássio, sódio, cálcio, entre outros nutrientes.

Sabonete de argila: Como usar, benefícios, como fazer em casa
Nívea

Além disso, também apresenta propriedades radioativas e eletromagnéticas, que contribuem para que a pele absorva esses nutrientes. Por outro lado, esse sabonete também serve para fazer uma drenagem linfática e a limpeza da pele. Visto que, contribui na regeneração de células e é anti-inflamatório. Diante disso, pessoas em tratamento de feridas na face, como a acne, o sabonete de argila é ideal para recuperar a oleosidade natural da pele.

Tipos de sabonetes de argila

Muitas pessoas acreditam que a coloração do sabonete de argila é uma questão estética. Entretanto, cada uma das indicam os minerais presentes em sua fórmula. Portanto, existem diversos sabonetes, onde cada um possui benefícios específicos para cada tipo de pele. Por exemplo:

1 – Argila vermelha

Vix

A argila vermelha, também denominada como “argila quente”, apresenta alta concentração de ferro e silício. Ademais, se você tem uma pele mais delicada e que se irrita fácil, o sabonete de argila vermelha é o mais indicado. Em resumo, apresenta função calmante, cicatrizante, suavizante, rejuvenescedora e anti-inflamatória.

Além disso, também contribui no controle de oleosidade da pele, o que diminui os sintomas da acne, e ajuda na recuperação do colágeno. Por fim, você pode usar o sabonete de argila vermelha para o tratamento capilar, promovendo um efeito bonito e saudável para os cabelos ou pele.

2 – Argila branca

Elo7

O sabonete de argila banca apresenta alumínio em sua composição. Dessa maneira, ela possui ações calmante, cicatrizantes, e anti-inflamatória. Por isso, é ideal para aquelas peles que são mais sensíveis.

3 – Argila verde

Elo7

O sabonete de argila verde é ideal para pessoas que sofrem com extrema oleosidade da pele, principalmente no rosto. Pois, ele auxilia no controle da produção sebácea da pele, que é o que provoca a oleosidade. Além disso, também funciona como esfoliante, removendo as impurezas e radicais livres.

Logo, o uso do sabonete também beneficia a circulação sanguínea. Em síntese, o sabonete de argila verde combate a oleosidade, e a aparência dos poros dilatados, por seu efeito adstringente, secativo e bactericida.

4 – Argila cinza

Sabonete de argila: Como usar, benefícios, como fazer em casa
Vix

Já o sabonete de argila cinza é ideal para peles mais resistentes. Ademais, apresenta titânio em sua composição, que contribui no tratamento de lesões inflamatórias. Em resumo, tem função clareadora, esfoliante e tonificante, portanto é ideal para quem sofre com descamação e oleosidade capilar.

5 – Argila amarela

Sabonete de argila: Como usar, benefícios, como fazer em casa
Elo7

O sabonete de argila amarela é rico em dióxido de silício, contribuindo para a regeneração dos tecidos e colágeno natural da pele. Dessa forma, os efeitos dessa argila são antioxidantes e de rejuvenescimento.

Por isso, é um produto bastante indicado para o combate da flacidez, rugas e linhas de expressão. Por outro lado, ela também ativa a circulação sanguínea, estimulando a passagem de nutrientes pela cútis, combatendo o envelhecimento precoce.

6 – Argila roxa ou lilás

Shopee

O sabonete de argila roxo ou lilás é ideal para tratamentos estéticos de relaxamento. Pois, esse sabonete apresenta ação calmante, analgésica e antiestresse, que diminui as dores e o desconforto provocado pelo estresse.

Além disso, ajuda na produção de colágeno e contribui com a tonicidade e revitalização de sua aparência. Logo, como ele auxilia no combate ao estresse, você pode usá-lo nos banhos noturnos, para garantir um sono mais tranquilo e revigorante.

Contraindicações:

Elo7

Apesar de apresentar diversos benefícios, os sabonetes de argila podem provocar danos se forem produzidos de forma inadequada. Por exemplo, as opções industriais e químicas, que possuem parabenos, petrolatos, entre outras substâncias nocivas.

Pois, o acúmulo delas no organismo pode acarretar diversas consequências negativas. Desse modo, a melhor forma é recorrer a argilas orgânicas e naturais. Que, contém ingredientes 100% naturais, sem nenhuma química, além de ser sustentável. Dessa forma, ao mesmo tempo em que você vai cuidar de sua pele, também estará protegendo o meio ambiente.

Por outro lado, também  não deve ser usado todos os dias, para evitar que o manto lipídico da pele seja removido, e ela não fique sensível e propensa a ter irritações. Enfim, em caso de dúvidas, o ideal é consultar um dermatologista antes de fazer uso do sabonete de argila.

Como fazer sabonete de argila em casa:

Se você prefere fazer seu próprio sabonete de argila, preparamos alguns vídeos com o passo a passo. Dessa forma, você poderá fazer o sabonete em sua própria casa. Confira:

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 8 tipos de máscaras de argila e os seus benefícios para à pele.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você