Beleza

Sericina, o que é? Benefícios para o cabelo e derivado

A sericina é uma proteína encontrada na fibra da seda e que vem sedo muito usada em tratamentos capilares devido aos seus vários benefícios.

Atualizado em 15/08/2020

Para quem está sempre em busca de novidades em tratamentos capilares, possivelmente já ouviu falar sobre a sericina. A sericina é um ativo que vem sendo muito usado em produtos capilares devido a sua ação reparadora e hidratante. Assim, como o seu derivado, o seriseal.

Como sabemos, manter um cabelo sempre sedoso e brilhante não é uma tarefa fácil. Ainda mais para quem tem o costume de fazer tratamentos químicos, como tintura e alisamento. Nesse caso, é preciso de um tratamento especial para proteger os fios das agressões externas.

Sendo assim, a sericina se torna uma ótima opção para tratar o cabelo. Trazendo diversos benefícios, como hidratação, proteção e reconstrução. Não por acaso, que esse ativo é encontrado até nas fórmulas de escovas progressivas sem formol, já que contribui para o alisamento e diminuição do volume.

Portanto, hoje iremos conhecer mais sobre esse ativo tão poderoso, e todos os seus benefícios para o cabelo.

A sericina

A sericina é uma proteína que forma a fibra da seda, compreendendo cerca de 30% de toda a sua composição. Ela envolve a fibroína da seda com diversas camadas adesivas, o que contribui para a formação dos casulos do bicho-da-seda.

Constituída por vários aminoácidos, como a serina, o ácido aspártico, a glicina e a treonina, a sericina conta com várias propriedades benéficas para a indústria de cosméticos. Entre elas: forte ação hidratante, decorrente da grande quantidade de serina, ação anti-rugas, efeito antioxidante e antibacteriano, proteção solar, absorção da umidade entre outros.

Além disso, a sericina é muito compatível com outras proteínas importantes, como a queratina, por exemplo. Desse modo, ao se ligar com a queratina, a sericina acaba formando um filme natural que protege o cabelo, como uma espécie de barreira protetora.

Além disso, essa ligação da sericina com a queratina acaba por selar as cutículas danificadas dos cabelos. Desse modo, auxilia no condicionamento dos fios, melhorando a sua aparência, deixando os fios mais lisos, alinhados e brilhantes.

Aplicações

Sendo assim, a sericina tem sido amplamente usada como um diferencial em tratamentos de alisamento, como escovas progressivas sem formol. Esses tratamentos utilizam a queratina, o silicone e a sericina para reduzir o volume ao mesmo tempo que promove uma hidratação profunda nos fios.

Além de tratamentos capilares, a sericina também pode ser usada em produtos cosméticos para a pele e unha, sendo muito presente na composição de sabonetes, maquiagens e cosméticos em geral.

Para a pele, a sericina ajuda a manter a hidratação, além de ter efeito antioxidante e antibacteriano, que protege a pele de agressões externas, incluindo os efeitos dos raios solares.

Benefícios da sericina para o cabelo

Sericina - O que é, como age e benefícios para o cabelo
Lifestyle ao Minuto

Sendo assim, a sericina é um ativo que promove uma série de benefícios para o cabelo, das quais podemos citar as principais como:

  • Restaura o brilho e maciez dos fios;
  • Sela as cutículas do cabelo,
  • Ação de condicionamento;
  • Diminui o volume e o frizz;
  • Repara as escamas danificadas;
  • Aumenta a elasticidade dos fios;
  • Efeito liso;
  • Mantém os fios alinhados;
  • Devolve a massa perdida em agressões naturais e químicas.

Seriseal

Já o seriseal é um ativo resultado da nanotecnologia, composto por partículas reduzidas da sericina. Essas partículas catiônicas da sericina também podem ser usadas em produtos cosméticos, e tem praticamente as mesmas funções, porém algumas mais eficazes até que a própria sericina.

O seriseal é mais indicado para produtos específicos para recuperação capilar, como condicionadores, mas também pode ser usado em leave ins, tinturas, finalizadores, cremes para pentear e alisantes. Isso porque esse ativo oferece uma maior cobertura dos fios, sem alterar a estrutura dos fios ou aumentar a sua oleosidade natural. Além disso, é muito eficaz no tratamento de cabelos descoloridos, ressecados e com pontas duplas.

O diferencial entre o seriseal e a sericina é a ação na superfície do cabelo. Enquanto a sericina tem propriedades adesivas nos fios, o seriseal é mais eficaz na ação selante, especialmente por ser mais concentrado.

Contudo, os dois ativos são muito benéficos ao cabelo. Ambos tem efeito condicionante, promovem brilho e maciez, selam e devolvem a aparência saudável dos fios.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também produtos para crescer cabelos.

Fontes: M de Mulher Cosmetic Innovation Chemyunion Felipe Ursini

Imagem destacada: Portal N10

Imagens: Lifestyle ao Minuto Viva Bem Vix