Beleza

Shampoo bomba, para que serve? Composição, riscos e dicas caseiras

O shampoo bomba é bastante conhecido por fazer o cabelo crescer mais rápido, mas será que realmente funciona? Quais os riscos?

Atualizado em 08/12/2019

Certamente, você também gosta de fazer as suas misturas caseiras para o cabelo. E, por isso, deve conhecer também o chamado shampoo bomba.

O produto, basicamente, é conhecido por deixar o cabelo mais hidratado, fortalecer os fios e também por fazê-lo crescer mais rápido. Acima de tudo, ele promete fazer verdadeiros milagres no couro cabeludo.

Contudo, como a maioria dos produtos caseiros, ele não possui nenhuma comprovação cientifico. Apesar disso, é muito aceito pela maioria das mulheres.

Mas, é preciso tomar alguns cuidados com esse tipo de receita. Aliás, antes de usar qualquer produto, você precisa conhecê-lo profundamente. Por isso, o Área de Mulher trouxe tudo que você precisa saber sobre o shampoo bomba.

O que é o shampoo bomba

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
SAL

Primeiramente, esse produto é feito com três materiais: o Monovin A, Bepantol líquido e shampoo sem sal. Ademais, sua característica que chama mais a atenção é o fato de potencializar três vezes mais o crescimento dos fios.

Apesar disso, como já foi dito, não existem evidências científicas da ação do shampoo bomba no folículo capilar. Nem mesmo de sua contribuição para o crescimento dos cabelos.

Os próprios dermatologistas, inclusive, afirmam que o seu uso não é indicado. Isso porque pode resultar em diversos problemas capilares.

Acima de tudo, é importante entender que nem sempre os benefícios e ações divulgados são, de fato, verdadeiras.  Além disso, existem outros produtos no mercado que apresentam a mesma ação, e são dermatologicamente testados.

Composição do shampoo bomba

Monovin A

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
Canal do Pet

Primeiramente, o Monovin A não foi criado com a finalidade de promover o crescimento do cabelo humano. Ele é um produto de uso veterinário composto por vitamina A pura em forma oleosa e utilizada de forma injetável em animais.

Bepantol líquido

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
Estabanada

Esta é uma solução aquosa usada para a hidratação dos cabelos. Além disso, possui alta concentração de pró-vitamina B5, que contribui para o brilho e a maciez naturais dos fios.

Shampoo sem sal

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
ATH

Apesar do nome, esse shampoo também possui sal, porém, um tipo de sal menos agressivo ao cabelo. Na hora de comprar o produto, verifique se a fórmula dispõe de alternativas para espessar o shampoo sem ressecar os fios como faz o sal. Derivados de laurilpoliglucose, PEG -120 e PEG -150 são substâncias seguras que, além de umectantes, auxiliam na proteção e dão balanço aos fios.

Riscos

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
Fatos Desconhecidos

Primeiramente, não existem dados sobre a segurança e risco de absorção desta dose alta de vitamina A pelo couro cabeludo. Também existem relatos de que o cabelo faz é ficar menos hidratado, sem cor, sem brilho e mais quebradiço. Além disso, existem relatos de complicações como:

  • Coceira;
  • Descamação;
  • Foliculite;
  • Alopecia Areata;
  • Dermatite de contato.

Dicas para o cabelo crescer mais rápido

1 – Genética

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
Fernanda Belíssimo

Cada cabelo cresce no seu tempo, por isso você precisa primeiramente de autoconhecimento. Basicamente, na maioria dos casos, o cabelo cresce 1 centímetro por mês. Ou seja, não existe nenhum produto criado que ajuda o cabelo a crescer mais rápido. Apesar disso, em algumas pessoas ele cresce mais rápido que em outras, e isso é tudo culpa da genética.

2 – Saúde dos fios

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
Transforme-se

A velocidade do crescimento dos fios pode ser reduzida quando a saúde não vai bem. “Pode acontecer por causa de alguma deficiência nutricional ou doença. Portanto, se seus cabelos parecem estar crescendo mais devagar que o normal, vale conversar com um dermatologista.

3 – Alimentação

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
Pro Digital

Primeiramente, a alimentação é essencial para o crescimento dos fios, já que durante esse processo o folículo piloso demanda muita energia do organismo. A má alimentação pode ser um fator que impede o crescimento dos cabelos. Quando o organismo está sem nutrientes suficientes, os cabelos são os primeiros a serem despriorizados na distribuição.

Shampoos caseiros para fortalecer o cabelo

1 – Shampoo com cravos da índia

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
Tua Saúde

Primeiramente, os cravos da índia fortalecem os fios, evitam a queda e deixam o cabelo  mais sedoso. Para fazer uma receita caseira com essa iguaria você vai precisar de shampoo sem sal, 1 tampinha de óleo de rícino, 1/2 folha de babosa e 6 cravos da índia. Basicamente é só misturar e deixar repousando durante uma noite para que os nutrientes possam misturar.

2 – Shampoo de café

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
Mercado Livre

Os grãos de café são um esfoliante no couro cabeludo, ajudando a soltar a pele descamada e diminuir a presença da caspa. Para fazer essa mistura você vai precisar de shampoo sem sal, 2 colheres de óleo de rícino, uma tampinha do óleo água de coco com babosa da Niely e quatro colheres de café. Agite bem o produto toda vez que for usar para que eles se misturem a cada uso.

3 – Óleo de rícino

Shampoo bomba, o que é, o que faz e quais são os riscos
Mercado Livre

Primeiramente, o óleo de rícino ajuda a prevenir a queda dos fios. Ele pode ser usado em qualquer receita de shampoo caseiro. Além disso, o produto ainda pode ser utilizado antes de dormir para massagear o couro cabeludo. Apesar disso, lembre-se que nada em excesso é bom. Usa-lo em excesso pode ter o efeito rebote e acabar ressecando os fios.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Shampoos antiqueda – Como escolher o melhor contra queda de cabelo?

Fonte: Minha Vida Fique Diva

Imagem de destaque: Mejor com salud