Beleza

Skin fasting, o que é? Benefícios, como praticar e truques

O skin fasting busca renovar o mundo dos cuidados com a pele por meio de uma rotina enxuta, porém tão eficaz quanto qualquer outra.

Por Amanda Birck

-

Já ouviu falar de skin fasting? Em um mundo onde os excessos passam a fazer parte do cotidiano de todos, desacelerar e repensar determinadas atitudes pode ser a resposta para diversas dúvidas. Enquanto antes existia apenas o exagero relacionado aos maus hábitos, atualmente, até mesmo o autocuidado é exercitado demais.

Nesse sentido, é possível citar as inúmeras aquisições de produtos de tratamento da pele ou de beleza. De forma que seja possível contra-atacar o efeito que já toma proporções grandiosas, surge o skin fasting, que busca fazer com que muitos repensem suas escolhas.

Mas afinal, o que é o skin fasting? Acima de tudo, a técnica consiste em oferecer um descanso para a pele após tantos tratamentos. Hoje em dia, estão disponíveis no mercado os mais diversos tipos de produtos e funcionalidades, bem como rotinas de cuidado. Em uma das tendências, por exemplo, são incluídos dez passos de limpeza, hidratação, tonificação e tudo que há direito. A K-Beauty, que consiste na onda da skincare coreana, exige mais de cinco produtos por vez. Assim, é preciso se perguntar: não é hora de considerar que o menos é mais?

Aos poucos, é questionada a necessidade de incluir tantos passos e produtos na rotina de cuidados com a pele. Muitas pessoas buscam adotar uma abordagem mais minimalista, questionando a necessidade de tamanha complexidade.

Existem movimentos como o no-buy beauty, por exemplo, que incentivam o corte de tudo aquilo que não é essencial, bem como o veto de novas aquisições durante determinado período. Seja como for, o skin fasting apenas foca em desacelerar e utilizar uma simples pirâmide de tratamento, de limpeza, hidratação e proteção.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o skin fasting, bem como seus benefícios, como deve ser feito e outras curiosidades sobre a moda.

O que é skin fasting?

Skin fasting
Fonte: Lakroz Cosmetics

É possível afirmar que o movimento de excesso de cuidado tenha se iniciado após a quarentena. Com os longos períodos dentro de casa, o simples hábito de cuidar da pele tornou-se praticamente ritualístico.

Assim, o skincare foi analisado com novos olhos, iniciando uma onda de compra de produtos diversos e da inserção de novos passos na rotina de limpeza. Todavia, o oposto também ocorreu, fazendo com que muitos que eram acostumados a utilizar de tudo um pouco dessem um passo para trás e se acostumassem com a simplificação.

Seja como for, o skin fasting busca estabelecer uma rotina de cuidados com a pele com poucos produtos. Ao dar ao rosto um descanso da rotina ferrenha de skincare, ele irá se recuperar e rejuvenescer por si só, ao invés de tornar-se dependente de fórmulas. Com a técnica, é possível devolver ao organismo a função de limpeza e renovação que sempre possuiu.

O resultado disso é a normalização da barreira protetora da derme, que muitas vezes enfraquece com a quantidade de cremes. Dessa forma, ela volta ao seu normal e ainda elimina todas as toxinas no processo, fortalecendo o ideal de uma restauração completa e simples.

Como praticar o skin fasting

Não existe segredo algum quando o assunto é aderir à prática do skin fasting. Sua base consiste em realizar a limpeza, hidratação e proteção solar, nada além disso. O truque da realização da técnica com sucesso é desencanar dos milhares de produtos e utilidades que muitas vezes sequer possuem efeito. Assim, é possível focar naqueles de boa qualidade e que realmente oferecerão à sua pele o que ela precisa.

1 – Limpeza

Fonte: Saúde

Antes de mais nada, é preciso lavar o rosto, tanto pela manhã quanto à noite. A limpeza na parte da manhã retira as possíveis células mortas que tenham se acumulado durante a noite. Da mesma forma, para quem realiza tratamentos com ácido, lavar bem a pele ao acordar é uma necessidade. Isso ocorre pelo fato de ácidos serem fotossensíveis, manchando a pele com a luz. Já durante a noite, é preciso fazer uma segunda limpeza para eliminar os resíduos de maquiagem, poluição e protetor solar que se acumulam ao longo do dia.

2 – Hidratação

Skin fasting
Fonte: Boa Forma

A hidratação é muito importante no quesito do tratamento anti-idade. Assim, é possível escolher um bom produto que possua ativos concentrados na suavização das linhas finas, além de oferecer resistência ao efeito rebote e à formação de rugas. Quando a pele não é bem hidratada, a limpeza pode deixá-la seca o suficiente para causar desidratação, o que força o organismo a produzir mais oleosidade para compensar. Seja como for, o mais indicado é escolher hidratantes que não tenham parabenos em sua composição ou ingredientes nocivos.

3 – Proteção

Fonte: ADCOS

Por fim, o protetor solar é tão ou mais importante nas etapas do skin fasting que as outras duas. Você sabia que é preciso proteger a pele mesmo dentro de casa? Isso ocorre pelo fato dela estar sempre exposta à radiação infravermelha, raios ultravioleta e luz azul. Todos são nocivos para a derme e podem causar manchas, que podem ser evitadas com um bom protetor solar. Aqueles que também possuem tratamento anti-idade são excelentes, mas é importante verificar o rótulo para saber se eles contém protetores, além do FPS, como PPD ou FP-UVA.

Truques do skin fasting

Fonte: Healthline

De forma que seja possível aproveitar de todos os efeitos do minimalismo do skin fasting, é possível aliar alguns tratamentos com a simplicidade dos três passos. Para quem não abre mão de um bom anti-idade ou de um tonificante, é possível escolher dentre uma variedade de produtos multifuncionais. Além de ajudar a reduzir as etapas, eles podem ser tão eficientes quanto qualquer outra fórmula focada em um só objetivo.

Seja como for, é essencial entender que cada pele é única. Assim, conhecer suas necessidades é fundamental. Mesmo que seja da sua vontade incluir mais alguns passos na sua rotina de cuidados, descobrir se a possibilidade fará bem deve ser sua primeira parada.

Nesse sentido, é preciso manter as consultas com um dermatologista sempre em dia. O skin fasting, além de aliar todos os benefícios de um tratamento enxuto em poucos passos, visa pela sustentabilidade. Quanto menos gastos em novas embalagens, menos lixo no planeta.

Se você se interessou por essa matéria sobre skin fasting, aproveite também para conferir Dolphin skin, o que é? Como fazer uma boa “pele de golfinho”

Fontes: A Gazeta, Encontre Beleza, L’Officiel, Vogue Portugal

Imagens: Davan Dermatologia, Lakroz Cosmetics, Saúde, Boa Forma, ADCOS, Healthline

Próxima página »

Escolhidas para você