Tinta sem amônia X tinta com amônia – Qual a diferença? Veja qual usar

Tinta sem amônia funciona? Estraga menos o fio? Dura igual à tinta com amônia? Conheça as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma.

Certamente é extremamente normal pintar o cabelo para dar aquela repaginada ou mesmo cobrir aqueles fios brancos. Apesar disso, o que você usa: tinta sem amônia ou com amônia?

Normalmente, a maioria das mulheres usam a tintura com amônia. Apesar de ser mais popular, ela é conhecida pelos seus pontos negativos. Ente eles, por exemplo: cabelos ressecados, quebradiços e opacos.

Em contraste, está a tinta sem amônia. Ela é conhecida por reavivar aquela coloração que já está apagada e dar um banho de brilho incrível nos fios naturais. Entretanto, também possui seus pontos negativos.

Acima de tudo, você conhece bem esses dois tipos? O Área de Mulher vai te mostrar um pouco mais de informações sobre eles, para você conseguir fazer sua escolha.

Tinta com amônia: permanente

Tinta sem amônia X tinta com amônia, qual delas usar?
Madeixa

Certamente você conhece a coloração permanente. Ela possui amônia, que age para abrir a cutícula dos fios para que a cor natural dos cabelos seja retirado da fibra capilar e o pigmento sintético seja introduzido. Ela é indicada para mudanças radicais nos fios ou para cobrir cabelos brancos.

A amônia promove uma coloração duradoura e com alta cobertura. Consequentemente, ela não necessita de retoques e é necessário apenas colorir a raiz crescida.  Além disso, esse tipo de coloração possui poder de clareamento de até 3 tons abaixo da sua cor natural, ideal para mudança mais intensa nos nos cabelos.

A amônia não é indicada para quem possui química nos cabelos, podendo deixar os fios extremamente danificados se for aplicada em fios que possuam escova progressiva, alisamento, relaxamentos e afins. Isso ocorre por causa da incompatibilidade entre a amônia e os princípios ativos da maioria dos procedimentos que alteram a forma dos fios.

Tinta sem amônia: tonalizante

Tinta sem amônia X tinta com amônia, qual delas usar?
Dicas de Mulher

A tinta sem amônia, também conhecida como tonalizante, é um tipo de tintura semi permanente. Ela possui duração e cobertura menos intensas do que na coloração permanente. Esse processo se concentra na parte externa dos fios, não penetrando na fibra capilar. Além disso, ele colore os cabelos sem que a parte interna do fio seja alterada.

O pigmento escolhido é depositado sobre a cutícula capilar enquanto a cor original do cabelo é mantida dentro do fio. O tonalizante também proporciona um efeito de banho de brilho incrível.  Além disso, a coloração semi permanente é mais indicada para quem deseja fazer mudanças temporárias, menos radicais, principalmente para quem quer reavivar a cor dos cabelos.

Por fim, o tonalizante não possui amônia ou qualquer substância que venha a ser incompatível com algum ingrediente dos procedimentos químicos e pode ser aplicada com segurança em cabelos que possuam processos químicos.

Entretanto, se você precisa cobrir muitos fios brancos, aqui vai um alerta: a tintura sem amônia só é capaz de resolver seu problema se os indesejáveis fios brancos não cobrirem mais que a metade da sua cabeça. Portanto, esse tratamento não é indicado para quem precisa tingir uma boa parte de cabelos brancos.

Por outro lado, a tinta sem amônia possui diversos benefícios para quem opta por ela. Um deles, é claro, é ser mais barato que as tinturas permanentes. Além disso, como a coloração se concentra na parte externa dos fios, o produto sai durante as lavagens, o que faz com que o desbotamento da cor seja uniforme.

Aliás, por danificar menos os fios do que a tintura permanente, o tonalizante pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo, sem contraindicações. É necessário, no entanto, realizar a prova de toque, para averiguar se você não contém nenhuma alergia ao produto. Portanto, leia o rótulo e as instruções de uso atentamente antes de realizar a tintura.

Cuidados com os cabelos após a tintura

Tinta sem amônia X tinta com amônia, qual delas usar?
Dicas de Mulher

Acima de tudo, é importante saber como fazer a manutenção da cor e recuperar os cabelos após o procedimento. Não importa se você usou tinta sem amônia ou com amônia, os cuidados para evitar o desbotamento e manter os cabelos saudáveis e macios são quase os mesmos.

Primeiramente, é necessário aplicar o protetor térmico nos cabelos antes de utilizar ferramentas de calor, proteger os cabelos da ação do sol com um leave-in com proteção UV e lavar os cabelos com água fria. Esses são alguns hábitos básicos para fazer a coloração durar por mais tempo.

Além disso, é necessário evitar também águas salgadas, como mares, e águas com muito cloro, como piscinas tratadas. Isso porque os compostos nessas águas podem acentuar o desbotamento dos cabelos. Por fim, você deve fazer do seu cabeleireiro o seu melhor amigo. Por isso, não deixe de consultá-lo sempre que houver alguma dúvida com relação aos cuidados dos seus cabelos.

Aliás, é necessário investir em produtos específicos para cabelos coloridos. Use shampoos, máscaras e condicionadores desenvolvidos para cabelos coloridos, que evitam o desbotamento e mantém a saúde dos fios. Uma ótima linha para fazer a manutenção da cor e da saúde dos fios após a coloração é a Vitamino Color AOX, de L’Oréal Professionnel.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Cores de cabelo para morenas – Escolhas que mais realçam o tom de pele

Fonte: Segredos de Salão MSN MSN 2

Imagem de destaque: Cultura Mix

Imagens: Madeixa, Dicas de Mulher.


Outras postagens

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários