3 truques para você aprender a misturar estilos na decoração

Clássico com moderno, rústico com contemporâneo e outros contrastes que vão deixar sua casa como se tivesse sido decorada por um especialista

Designers de ambiente possuem um bom gosto sem comparação. Apesar de parecer um dom genuíno, a verdade é que, como tudo na vida, é uma questão de aprendizado e prática. Você também pode ter um dedo aguçado para a decoração.

Para que isso funcione, você precisa ter sede de conhecimento, e perder o medo de arriscar. Talvez a sua concepção de ambiente bonito, é um lugar aonde tudo está combinando, com tudo organizado em padrões únicos.

Apesar de parecer uma boa ideia, o contrário é preferível. Isso por que um ambiente aonde tudo está combinando, não tem um pingo de personalidade. O ideal, é misturar estilos na decoração.

Existem algumas coisas que você precisa saber antes de começar a misturar os estilos como um designer profissional.

Confira 3 truques para você aprender a misturar estilos na decoração

1 – Criar contraste

3 truques para você aprender a misturar estilos na decoração

Na decoração, o contraste consiste em você conseguir combinar elementos opostos em um ambiente único. O contraste será capaz de criar movimento e energia a sua casa. Quanto menos contraste houver, mais estática será sua casa – isso não é ruim, se você for uma pessoa mais simpatizante de calma e tranquilidade.

Estilo, forma, cor, estampa, escala e textura trabalhando a favor do contraste, terá como consequência um ambiente que chama a atenção e conquista o coração de quem por ali passa. As dicas básicas de contraste são:

  • claro x escuro,
  • formas orgânicas x linhas retas,
  • fosco x brilhante,
  • simples x elaborado,
  • leve x pesado,
  • duro x macio,
  • novo x antigo.

2 – Variedade de estilos

3 truques para você aprender a misturar estilos na decoração

Nós somos seres que possui muitos gostos variados. Estilos diferentes nos atrai, e seria um pecado mante-los em mundos separados. É por isso que não pode ter medo de unir os estilos, os mais variados e numerosos possíveis. O exemplo acima, na imagem, mostra o contraste entre um estilo urbano unido com o rústico.

O ideal é combinar estilos bem opostos. Isso por que se você combina estilos semelhantes, eles se anulam, uma vez que eles irão disputar para ver quem atrai o seu olhar.

Veja o segundo exemplo, que mistura o clássico com o industrial:

3 truques para você aprender a misturar estilos na decoração

3 – Paleta de cores

3 truques para você aprender a misturar estilos na decoração

Todos os dois tópicos anteriores, só irão funcionar se você souber usar a sua paleta de cores. É necessário limitar sua paleta de cores.

Misturar estilos de decoração é mais difícil quando você trabalha com estampas variadas ou produtos muito coloridos. Se você quer misturar vários estilos do jeito certo, o melhor é manter a base da sua decoração neutra.

O que achou dessa matéria? Então você também irá gostar dessa aqui: 24 truques de decoração para deixar sua casa estilosa

Fonte: Meu Estilo Decor


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários