Casa & Decoração

Decoração de quarto infantil – 16 dicas e inspirações de decoração

Decoração de quarto infantil é um desafio para os pais, mas com essas dicas ficará mais fácil escolher a decoração ideal para o quarto do seu herdeiro.

Atualizado em 05/05/2020

Para os futuros papais e mamães, uma das partes mais importantes com a chegada de um bebê é a preparação do quartinho. É claro que a decoração de quarto infantil é importante, afinal, cada detalhe importa. Desde a cor das paredes, até os itens de decoração. Portanto, tudo deve ser pensando para deixar o quarto do herdeiro mais acolhedor, seguro, e o mais fofo possível.

Contudo, embora seja uma tarefa desafiadora, ao mesmo tempo pode ser uma forma de se conectar com a criança. Além disso, pode ser uma terapia.

Apesar de não faltarem boas ideias e inspirações de decoração de quarto infantil, é essencial levar em consideração alguns pontos para garantir o bem-estar da criança. Sendo assim, a posição do berço, a iluminação, a combinação de detalhes são muito importantes.

Então, para te ajudar com isso, reunimos algumas dicas e inspirações de decoração de quarto infantil. Tudo isso para te dar uma ideia de como montar o quarto do seu  filho da melhor forma.

16 Dicas para a Decoração de Quarto Infantil

  1. Descubra os gostos e sonhos dos seus filhos

Fonte: Viva Decora

Primeiramente, você deve conhecer o seu filho, e as coisas que ele ou ela gosta. Afinal, são eles que vão dormir, brincar e passar a maior parte do tempo nessa parte da casa.

Sendo assim, é muito importante que o cômodo tenha a cara dele ou dela. É claro que sempre ponderando os pedidos dos pequenos, que podem ser exagerados.

Caso caiba nas condições, e tenha espaço de sobra, uma brinquedoteca pode ser uma ótima parte da decoração do quarto infantil.

  1. Use prateleiras para organizar a decoração

Fonte: Blog Dero Decor

Uma coisa que pode deixar o quarto mais agradável e organizado são as prateleiras. Isso porque são bastante práticas. Acima de tudo, são versáteis, e que podem otimizar o espaço.

Então, quando se trata de decoração de quarto infantil, as prateleiras podem ser usadas para guardar peças decorativas. Além de brinquedos e outros itens. Sem contar que ainda podem deixar objetos práticos, sempre ao alcance.

  1. Organize o trocador próximo às paredes

Fonte: Bbel

Se tem uma coisa que não pode faltar na decoração de um quarto de criança é praticidade. Então, nada melhor do que deixar o trocador em um local onde tenha gavetas e prateleiras próximas. Ou seja, o melhor lugar é próximo a parede, que você pode deixar as fraldas, e demais produtos sempre ao alcance.

  1. Coloque uma mesa de estudos ou atividades

Fonte: Homepedia

Quando se trata do quarto infantil para uma criança mais grandinha, que já tem o hábito de estudar e desenhar, um local para essas atividades é indispensável. Opte por uma mesinha ou bancada, por exemplo.

  1. Evite tomadas aparentes

Fonte: WEG

Uma preocupação constante dos pais é quanto às tomadas. Por isso é muito importante pensar nisso na etapa inicial do projeto de decoração. Sendo assim, procure deixar as tomadas menos aparente possível. Evite tomadas muito baixas, e procure ocultá-las com itens de decoração ou coloque placas de segurança de difícil remoção.

  1. Dê bastante atenção para a iluminação

Fonte: Pinterest

A iluminação é outro ponto de destaque. Procure não obstruir a janela com móveis ou cortinas muito escuras. Sendo assim, a dica é optar pode modelos de cortinas mais leves e com estampas divertidas. Tudo isso combinado com a decoração do quarto.

Quanto às luzes, vale a pena investir em lâmpadas com dimmer. Esses modelos permitem o controle da intensidade da iluminação no quarto. Ou seja, proporcionando uma iluminação mais amena, sem deixar a luz completamente apagada ou acesa.

  1. O berço deve ficar longe da janela

Fonte: Costa Rica Colchões

Ao mesmo tempo em que é importante deixar o quarto iluminado de luz natural, a janela também não deve chamar a atenção da criança. Até mesmo como forma de segurança, para não atraí-la para eventuais brincadeiras que podem ser perigosas. Sendo assim, o ideal é que o berço seja posicionado longe das janelas. E no caso de apartamentos, é indispensável o uso de grades ou redes de proteção.

  1. Prefira brinquedos grandes

Fonte: Blog da Cristiano Casa e Construção

Opte por brinquedos de acordo com a faixa etária do seu filho. Dependendo da idade, opte por brinquedos maiores, para evitar possíveis acidentes, como a ingestão de pequenas peças, por exemplo. Além do mais, brinquedos grandes podem preencher melhor os espaços, dando até uma sensação lúdica a decoração.

  1. Use as cores preferidas das crianças

Decoração de quarto infantil – 16 dicas e inspirações
Mobly

A escolha da cor também é muito importante. Não se prenda ao tradicional azul para meninos e rosa para meninos. Apresente outras opções de cores à criança, e leve em consideração suas escolhas. Contudo, procure evitar cores muito vibrantes, já que essas deixam a criança mais agitada.

  1. Papeis de parede vinílico são mais fáceis de serem limpados

Fonte: Elo7

Papeis de paredão se tornaram tendência na decoração de quartos infantis. Contudo, alguns deles podem acumular muita poeira e sujeira ao longo do tempo. Sendo assim, para manter o quarto da criança sempre limpo, uma dica importante é escolher papeis de parede com vinílico. Isso porque esse tipo específico de papel de parede suporta a limpeza com água, então é mais fácil mantê-lo limpo.

  1. Coloque objetos que estimulam a criatividade da criança

Fonte: Elo7

Criança é sinônimo de criatividade, então busque por objetos que estimulem isso no seu filho. Algumas opções incluem mapas, lousas de parede, luminárias e etc. Esses objetos, além de estimular o interesse e criatividade da criança, podem ser bastante divertidos.

  1. Deixe os brinquedos e livros no alcance das crianças

Fonte: Na Toca Design

O método montessoriano é focado na autonomia e liberdade da criança, e isso pode muito bem ser aplicado ao quarto dos pequenos. Assim, o ambiente fica mais estimulante e favorece a expressão e desenvolvimento do aprendizado da criança. Por isso, para deixar o quarto nesse estilo, procure deixar os brinquedos e livros, entre outros objetos ao alcance dos pequenos.

  1. Deixe a área de circulação sempre livre

Fonte: Homepedia

Procure deixar os móveis não tão próximos e brinquedos espalhados pelo chão. Isso garante um espaço de locomoção maior.

  1. Quartos pequenos pedem móveis pequenos

Fonte: Decor8

Pense a decoração do quarto de acordo com o espaço disponível. Afinal, a principal ideia aqui é fazer um quarto mais aconchegante possível. Mas isso não quer dizer deixar o quarto cheio demais. Contudo, opte por  móveis pequenos para locais pequenos.

  1. Escolha tapetes de pelo baixo

Fonte: Mercado Livre

Tapetes são muito usados para garantir uma sensação de conforto na decoração de quarto infantil. Mas, essa é uma escolha que deve ser considerada alguns detalhes. Por exemplo, tapetes de pelo baixo são os ideias nesse caso, até mesmo para evitar tropeços.

  1. Fique atento à segurança

Fonte: Blog de Decoração: Casa Decorada

E por fim, mas não menos importante, a segurança do quarto infantil. Dependendo da idade do seu filho, opte sempre por peças que não sejam pontiagudas, e de materiais seguros que não apresente riscos de acidentes.

10 inspirações para a decoração de quarto infantil

Por fim, agora que você já se atentou alguns detalhes importantes, confira a seguir algumas inspirações de decoração de quarto infantil.

Num clima minimalista e para inspirar tranquilidade, um rosinha bem suave como a protagonista do quarto de criança.

Se você quer um visual mais descontraído, cheio de cor e alegria, se inspire nessa mistura.

Uma opção para os aventureiros e amantes de diferentes tipos de esportes, numa decoração de quarto de criança super clara e funcional.

Quarto de criança para dois: muita criatividade para um espaço diferente e super funcional com móveis planejados.

Uma beliche super criativa: ambiente completamente planejado e personalizado com escada.

Um modelo de cama que está conquistando todo mundo: casinha de madeira.

Cama planejada e baixa: Caixa de madeira com um recorte bem interessante para a entrada.

Um detalhe interessante para acrescentar no quarto das crianças, afinal, é uma mesa especial para quem ama desenhar!

Tema super explorado e cheio de opções: quarto de criança com tema espacial, cheio de estrelas e cores.

Enfim, agora que você já aprendeu algumas dicas de decoração de quarto infantil, que tal conferir 24 truques de decoração para deixar sua casa estilosa?

Fontes: Festeja Kids, Decorar Fácil, Viva de Cora, Homify

Fonte Imagem Destaque: Delas – iG