Babu Santana, quem é? Biografia, carreira, fama e trajetória no BBB 20

Babu Santana é um dos participantes preferidos para ganhar o BBB 20, como também um dos maiores atores brasileiros com mais de 40 obras.

Provavelmente você já se emocionou com Babu Santana antes mesmo dele integrar o time de participantes do Big Brother Brasil 2020. O ator renomado, já participou de mais de 40 produções na Rede Globo de televisão, sendo elas novelas, séries, minisséries e até mesmo filmes. Certamente alguns destes personagens já te emocionaram de alguma forma.

Apesar de uma prolifera carreira, ele ganhou enorme notoriedade ao participar do BBB 20. Sempre firme em suas convicções e agindo conforme a consciência e a razão mandam, o grande Paizão (como é chamado pelos seus fãs na internet) é um dos participantes favoritos a levar o prêmio do reality show esse ano.

Apesar disso, Babu já tinha ganhado uma grande popularidade em 2014, quando interpretou o grande astro da música brasileira no filme Tim Maia. Mas vamos com calma, certamente você quer conhecer o Babu mais a fundo, só que com detalhes. Então segura essa matéria completa sobre o Paizão!

História do Babu Santana

Babu Santana, quem é? Biografia, carreira, fama e trajetória no BBB 20
Foto: Alma Preta

Alexandre da Silva Santana, nome de batismo do Babu, nasceu em 10 de dezembro de 1979, na cidade do Rio de Janeiro. Ele cresceu e viveu a vida inteira no Morro do Vidigal.

Primeiramente o ator começou a trabalhar bastante cedo, em uma barraca na Praia de Ipanema. Além disso, ele também já desempenhou vários trabalhos como faxina, foi pedreiro, aderecista de escola de samba e eletricista.

Babu Santana, quem é? Biografia, carreira, fama e trajetória no BBB 20
Foto: Rede Globo

Seu contato com o mundo artístico veio do seu pai, que trabalhava como segurança no Teatro Fênix. Por lá, a Globo gravava algumas de suas produções. Vez ou outra, o jovem babu ia assistir aos programas. Seu interesse nasceu ali, e consequentemente, um casal de tios começaram a incentivar o jovem a consumir mais, e mais, cultura.

Ele ganhou o apelido Babu no colégio, que é um diminutivo de babuíno. Além disso, ele também perdurou com fama de brigão na juventude. Durante a adolescência, ele brigava tanto com os colegas que chegou a ser suspenso no colégio.

Inicio da carreira

Babu Santana, quem é? Biografia, carreira, fama e trajetória no BBB 20
Foto: Extoína

Inicialmente, Babu interagiu com a arte quando começou a fazer parte das montagens teatrais da escola desde os 12 anos. Ao completar 17 anos, procurou o grupo Nós do Morro e pediu para participar dos trabalhos.

Não demorou muito e cerca de seis meses depois, ele integrou o elenco de Abalou – Musical Funk. Em seguida, atuou nas peças Colagem, Noites do Vidigal, Burro sem Sabo, Sonho de Uma Noite de Verão, entre outros espetáculos.

Acima de tudo, ele ingressou no cinema em 2001, participando de um curta-metragem. Em 2002, fez seu primeiro longa-metragem: Uma Onda no Ar. E já ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, no festival de cinema de Varginha.

Babu Santana, quem é? Biografia, carreira, fama e trajetória no BBB 20
Foto: Jets

Naquele mesmo ano ele também participou do clássico nacional Cidade de Deus. Ele também participou de obras como Cidade dos Homens, Estômago e Meu Nome Não É Johnny.

Por fim, na televisão ele já fez obras como Malhação, Sabor de Paixão, Carga Pesada, Da Cor do Pecado, A Diarista, Caminho das Índias e Viver a Vida.

Trajetória do Babu no BBB 20

Babu Santana, quem é? Biografia, carreira, fama e trajetória no BBB 20
Foto: Rede Globo

Certamente Babu Santana não entrou no BBB 20 para ser planta, como muitas pessoas falaram no começo da edição. Com inicio tímido, procurando seu lugar, logo o ator se firmou como um dos protagonistas do reality show e, provavelmente, pode ser o grande vencedor.

Primeiramente, ele era um dos integrantes do chamado grupo hegemônico da casa, ou seja, aliados que formavam a grande maioria dos competidores. Inclusive, o que poucos se lembram, é que ele já esteve ao lado de Pyong Lee dentro do programa, contando feijões. Isso, claro, antes de se tornarem antagonistas e lutarem em um dos maiores paredões do programa.

Babu Santana, quem é? Biografia, carreira, fama e trajetória no BBB 20
Foto: Rede Globo

Apesar disso, Foi na aproximação com Prior, que Babu Santana ganhou grande força dentro do programa. A amizade com o arquiteto, que já foi eliminado do programa, se tornou um simbolo de resistência para grande parte do grupo aqui fora.

Acima de tudo, os dois protagonizaram momentos épicos dentro da casa. A cada vitória, eles compartilharam abraços calorosos e verdadeiros como poucas vezes foi visto no programa.

https://www.youtube.com/watch?v=t_pYNxOCErw

Por fim, um dos maiores antagonismos do Paizão na casa é com Ivy e Marcela. As duas já foram condenadas por parte do público por falas e ações consideradas racistas.

3 grandes filmes com Babu para você assistir agora mesmo

Provavelmente você já conhece o trabalho do paizão. Apesar disso, caso você não conheça ainda, certamente vai querer conhecer esse três filmes.

Tim Maia (2014)

Acima de tudo, Tim Maia é realmente o filme que fez o Brasil olhar para babu Santana. Certamente esse é um dos papéis da carreira do Paizão, e também, pelo qual ele será lembrado por muito tempo.

Estômago (2007)

Primeiramente, Estômago é um filme de Marcos Jorge. Além disso, esse é o primeiro filme que levou Babu a seus primeiros prêmios de Melhor Ator.

Acima de tudo, a história mostra um imigrante nordestino que muda os hábitos alimentares de um presídio, Babu vive o colega de cela Bujiú.

Por fim esse papel deu a chance de Babu sair do lugar comum e colorir Bujiú com doses de humor que impediram sua atuação de cair no lugar comum.

Uma Onda no Ar (2002)

Primeiramente, esse um dos filmes de inicio de carreira no cinema do Babu. O longa, dirigido por Helvécio Ratton, conta a história real de uma rádio comunitária perseguida pela polícia enquanto quatro amigos lutam para mantê-la viva. Babu interpreta um desses amigos.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Prior, quem é? Biografia, personalidade e trajetória no Big Brother Brasil

Fontes: Museu da TV Purepeople Omelete

Imagem de destaque: TNM


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários