A última pesquisa realizada pela B3 mostra que a participação de mulheres chega a quase 30% em valor patrimonial de empresas. Além disso, embora o número de mulheres seja menor, a pesquisa também mostrou que o público feminino apresenta um valor mediano de primeiro investimento maior que o dos homens.
“Por muito tempo, finanças e investimentos foram vistos como assuntos voltados para homens, mas agora as mulheres estão buscando cada vez mais formas para cuidar do próprio dinheiro. É fundamental que todos saibam cuidar de suas finanças, independente do gênero.” afirma Raul Sena, fundador do canal Investidor Sardinha.
O especialista também dá dicas para as mulheres que desejam entrar no mundo da renda variável.
“É fundamental estudar, não adianta entrar “achando” na renda variável pensando que é sorte ou seguindo dica de qual ação comprar. Também é importante montar uma reserva de emergência, para ter a garantia de que havendo um imprevisto a pessoa terá como lidar sem precisar mexer nos investimentos. Ninguém é melhor para cuidar do nosso dinheiro do que nós mesmos.”
Sobre Raul Sena
Como a maioria dos brasileiros, Raul Sena não teve educação financeira. Certamente, seus pais eram bem intencionados e o criaram com carinho, ensinando a ele tudo o que podiam. Mas, sobre dinheiro mesmo… nada, tudo o que eles sabiam era sobre pagar boletos.
A escola então… nem mencionou o assunto, começou a pesquisar por conta própria e aos 19 anos decidiu investir na Bolsa de Valores, mas, ele não sabia nada sobre isso! Perdeu dinheiro e muito. Porém é um homem teimoso e decidiu estudar por conta própria, hoje 8 anos depois, Sena afirma: Valeu a pena.
Aos 25 anos se tornou independente financeiramente, hoje é empreendedor e investidor, não precisa mais trabalhar para viver, mas ama o que faz. “Meu maior orgulho é saber que hoje eu ajudo todos os meses milhares de brasileiros a se tornarem igualmente livres.” Afirma Raul.
E aí, gostou do assunto? Se sim, você também vai curtir este outro post: Sonhar com dinheiro – Significados e interpretações