Talvez você não saiba, mais pode estar exposto ao perigo químico diário. Existem muitos produtos, a maioria deles de limpeza, que apresentam um perigo a vida das pessoas. Eles estão entre os produtos mais perigosos para a saúde, e o pior, você provavelmente está os usando.
É chato pensar nisso, uma vez que os produtos que nós usamos para manter a nossa casa limpa, podem estar fazendo muito mal a nossa saúde. Certas substâncias industrializadas podem acabar fazendo muito mal a saúde.
Esses produtos tóxicos são vendidos em grande escala, e podem estar acabando com a vida de muita gente.
Uma saída é usar produtos de limpeza 100% ecológicos. Quando caseiros e naturais, eles podem fazer menos mal as pessoas e a natureza.
Para te ajudar a ficar ciente, reunimos 10 desses produtos perigosos a saúde.
Confira 10 produtos mais perigosos para a saúde que você está usando
1 – Água sanitária
Os alvejantes são indispensáveis dentro de casa. Enquanto o contato constante com a pele pode causar irritação e até ataques alérgicos, se inalados eles podem causar sérios problemas respiratórios, como asma.
O ideal é guarda-los em locais abertos e arejados. Ao usa-los, nunca o misture com outros produtos químicos, pois a reação é imprevisível.
2 – Âmonia
Muita gente adora o cheiro de amônia, porém, ela pode causar ataques respiratórios e até afetar o cérebro.
Uma forma de evitar a utilização da amônia, utilizando desengordurantes naturais como o vinagre branco por exemplo, o bicarbonato de sódio e ou o suco de limão.
3 – Perfumes de ambiente
Deixar a casa perfumada com esse tipo de produto costuma ter um grande custo a saúde. Desodorizadores de ambiente e purificadores de ar, geralmente, são feitos com substâncias químicas que podem, facilmente, causar uma grande reação alérgica. Mesmo não chegando a tanto, ele pode causar irritação na pele e problemas de respiração.
Soluções naturais com odores bons podem ser um bom substituto amigo da saúde.
4 – Soda cáustica
Também conhecida como hidróxido de sódio, a soda cáustica é uma substância corrosiva, das mais prejudiciais a saúde. Ela é tão perigosa, que é necessário cuidado quando manuseá-la, para não causar sérias feridas na pele. O produto que desengordura, desentope e limpa esgotos, quando entra em contato com água, eleva seu poder de corrosão.
Bicarbonato de sódio e o ácido cítrico podem ser bom substitutos desse produto.
5 – Formol
O formaldeído é uma substância com efeito carcinógeno. Além disso, desencadear irritações na pele, boca, olhos e sérios problemas respiratórios. Esse é o tipo de produto que deve-se evitar ao máximo, até o último segundo.
6 – Borato de sódio
O borato de sódio é utilizado com muita frequência na concepção de sabões e produtos de limpeza em geral. E quando se é exposto a esse produto por muito tempo, ele pode afetar o libido e ao sistema reprodutor.
Ingredientes naturais como o bicarbonato de sódio, suco de limão, vinagre e sal podem ser usados no lugar dele.
7 – ácido clorídrico
Usado para remover sujeiras e manchas fortes em superfícies, quando o ácido clorídrico é diluído em água, sua inalação prejudica gravemente a respiração. Além disso, ela é corrosiva e pode causar inflamação e queimaduras na pele.
O ideal é nunca usa-la, substituindo por outra via natural.
8 – Sal quaternário de amônio
Muitos produtos tem o sal quaternário de amônio na sua composição e para descobrir, basta verificar a lista de ingredientes dos produtos de limpeza.
É possível substituir produtos com esse princípio ativo, por opções naturais, para desinfecção e limpeza de superfícies, utilizando bicarbonato de sódio.
9 – Etanolaminas
Etanolaminas são substâncias químicas são surfactante, que volta e meia estão na composição química de algum produto de limpeza. Elas aparecem nos sabões de lavar roupa, produtos de limpeza para pisos e azulejos. Elas podem desencadear sérios problemas de respiração.
10 – Toulene
Produtos utilizados para polir metais e prata podem conter tolueno, que age como solvente e pode causar efeitos como náusea, dores de cabeça, tontura e alucinações. O uso repetitivo dessa substância pode ser prejudicial ao funcionamento dos rins, fígado e cérebro, além de ser tóxico e prejudicial para a reprodução.
Bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o suco de limão podem substituir esse composto.
Gostou dessa matéria? Então você também irá gostar dessa aqui: 13 dicas de presentes para quem é fanático por limpeza
Fonte: Greenme