3 utilidades do limão que você provavelmente não conhece

Todo mundo sabe que limão é bom para um monte de coisas. Para fazer aquele suco refrescante, contra a gripe e, claro, para auxiliar na busca de um corpo mais bonito e mais saudável. Em tudo isso essa frutinha é um peça-chave.

Mas, o limão também conta com algumas utilidades pouco conhecidas, sabia? Um bom exemplo disso é o fato dele ser um santo remédio contra a anemia. Você já ouviu falar disso?

E o que dizer do limão como material de limpeza? Ele é perfeito na hora de tirar a gordura e, claro, de manter o ambiente longe das bactérias.

E as utilidades exóticas do limão, digamos assim, não param por aí. A fruta também é um potente tempero e cai muito bem na hora de ressaltar o sabor até mesmo de pratos salgados, sabia disso?

Abaixo, você confere todas esses usos nada corriqueiras do limão e entende também porque ele serve para tanta coisa diferente.

Confira 3 utilidades pouco conhecidas do limão:

1. Previne a anemia

Pode até surpreender, mas o limão é ótimo contra a anemia, especialmente no caso das mulheres, que têm maior risco de sofrer com deficiência de ferro devido à menstruação.

O limão ajuda na absorção do ferro, já que ele é rico em vitamina C. Além disso, o limão deixa o sangue mais básico, outro fator que auxilia o organismo a reter o mineral com mais facilidade.

2. Realça o sabor das sopas

Outras das utilidades interessantes do limão, mas pouco conhecidas, é a de ressaltar o tempero? O sumo da fruta é adstringente, o que faz dela um realçador de sabor de todo o preparo, especialmente em sopas e caldos.

Para que o sabor do limão não fique muito forte, o ideal é utilizar o sumo recém-espremido logo depois de desligar o fogo da panela. Mas o truque só funciona se for usado até uma hora depois do preparo da comida. Após esse tempo, o limão só vai deixar a refeição meio amarga.

3. Limpeza da cozinha

O limão também é ótimo na limpeza. Se você esfregar rodelas de limão (do verde) na tábua de cortar alimentos vai perceber o quanto ela vai ficar limpinha, especialmente se for depois de cortar carne.

Além disso, o ácido cítrico abundante na fruta é um ótimo bactericida e detona com os micro-organismos que ficam escondidos nas fendas da tábua, por exemplo.

E então, leitora, você sabia que um simples limãozinho pudesse ser tão útil no dia a dia? Quais outras utilidades pouco conhecidas do limão você conhece? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando nessa frutinha “arretada”, você provavelmente vai gostar bastante de conferir ainda: 30 alimentos com calorias negativas para comer o quanto quiser sem engordar.

Fonte: Boa Forma