Ela chegou a pesar incríveis 19 quilos e ficou muito perto da morte por causa da anorexia. Essa é a história da atriz americana Rachel Farrokh, de 37 anos, que comoveu o mundo ao aparecer na internet, em maio desse ano, pedindo ajuda ao mundo.
Na época, ela e seu marido, Ron Edmondson, não conseguiam bancar o tratamento contra a anorexia, já que poucos hospitais são especializados em casos extremos como o dela. Rachel, aliás, sofria com o transtorno alimentar a 10 anos, depois de passar pelo trauma emocional de perder seu emprego.
No final de 2014, no entanto, foi quando a doença ficou ainda mais agressiva. Com o peso de uma criança, Rachel teve falência do fígado, insuficiência renal e sofreu até uma parada cardíaca. Isso, claro, sem contar que ela já não podia mais caminhar ou fazer qualquer coisa sozinha devido à fraqueza de seu corpo.
Quando ela já estava perdendo as esperanças e a vida, para a anorexia, Rachel procurou ajuda na internet. Ron a ajudou a gravar um vídeo chocante, mostrando seu estado físico devastador e pedindo doações para que seu tratamento pudesse ser custeado. Assista (ajuste as legendas para o português):
Pouco tempo depois do vídeo, o casal conseguiu arrecadar quase 200 mil dólares. Isso foi o suficiente para conseguir para Rachel um tratamento intensivo contra anorexia em um hospital especializado de Portugal.
O mais impressionante de tudo é que, menos de 6 meses depois, Rachel está conseguindo deixar a anorexia para trás. A foto que você vê abaixo é atual e foi tirada durante uma entrevista da americana ao canal NBC 4.
Embora ainda esteja fraca, Rachel já conseguiu ganhar peso e parece bem mais saudável e feliz. Com o quadro de anorexia controlado, a americana agora já consegue se movimentar sozinha e andar com quase nenhuma ajuda.
Rachel se tornou um dos principais símbolos da luta contra a anorexia e, segundo declarou, se considera uma ativista da causa. Além de focar em sua completa recuperação, Rachel agora tenta chamar atenção para o grande problema dos distúrbios alimentares.
Veja a transformação que a anorexia promoveu em Rachel:
Enquanto alguns precisam engordar para viver, outros precisam emagrecer: Mulher mais gorda do mundo perde 395 quilos.
Fontes: Bolsa de Mulher, Catraca Livre, Uol, NBC Los Angeles