Curiosidades

Chá para cólica menstrual – 9 chás para acabar com a cólica sem remédio

Embora as cólicas menstruais sejam um grande incômodo, felizmente existem diversas opções de remédios e opções naturais para aliviar essas dores. Confira algumas receitas de chá para cólica menstrual.

Por Bruna Perilo

-

Para algumas mulheres, o período menstrual pode ser um verdadeiro pesadelo, graças às terríveis cólicas. No entanto, felizmente, existem alguns medicamentos que podem ajudar a aliviar esse incômodo. E, mais do que isso, existem também opções naturais, como chá para cólica menstrual.

No geral, os chás com ação analgésica e anti-espasmódicas são os mais indicados para essa finalidade. Sendo assim, ótimas opções de chá para cólica menstrual é o de lavanda, de gengibre e de calêndula, por exemplo.

Entretanto, mesmo sendo ótimos contra à cólica, você pode potencializar o efeitos desses chás com outros hábitos simples. Por exemplo, colocar compressas de água morna sob o abdômen, e optar por alimentos com cafeína e chocolate para diminuir o desconforto causado pelas cólicas.

Sendo assim, o foco da matéria hoje é o chá para cólica menstrual. Vamos trazer 9 receitas que prometem aliviar o incômodo.

9 chás para cólica menstrual

  1. Chá de Lavanda

Fonte: Tudo Ela

O chá de lavanda é uma ótima solução natural e caseira para combater as cólicas menstruais. Isso porque a planta medicinal estimula a circulação periférica, aliviando as dores, sintomas do período menstrual.

Sendo assim, vamos aos ingredientes:

  • 50 g de folhas de lavanda
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque as folhas de lavanda na água e deixe ferver. Em seguida, deixe esfriar e retire as folhas. Depois, só tomar. Você também pode aplicar as folhas da fervura sobre o abdômen de 2 a 3 vezes por dia.

  1. Chá de Folhas de Mangueira

Fonte: Mercado Livre

Outra opção de chá muito bom para a cólica é o de folhas de mangueira. Como a folha da mangueira é rica em propriedades anti-espasmódicas, essa substância atua fortemente amenizando as cólicas. Isso porque são causadas por espasmos no útero.

Portanto, para fazer esse chá, você irá precisar de:

  • 20 gramas de folhas da mangueira
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo:

Antes de mais nada, coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Tampe e deixe esfriar. Em seguida, coe e adoce com mel. Contudo, só coloque o mel na hora que for beber, e não no recipiente com todo o chá.

Sendo assim, beba umas 4 xícaras do chá durante o dia. No entanto, para que o efeito seja ainda melhor, o ideal é bebê-lo dois dias antes da menstruação descer e no primeiro dia de menstruação.

  1. Chá de Agnocasto

Fonte: Tua Saúde

Como o agnocasto possui propriedades sedativas e antiespasmódicas, que ajudam a equilibrar os níveis hormonais, o chá dessa planta é muito indicado para aliviar as cólicas. Além disso, o chá de agnocasto também contribui para regular o ciclo menstrual.

Sendo assim, você irá precisar de:

  • 1 colher de sopa de agnocasto
  • 200 ml de água fervente

Modo de preparo:

Assim como outros chás, coloque as folhas de agnocasto na água e espere ferver. Deixe esfriar e, em seguida, coe e beba de 2 a 4 vezes por dia.

  1. Chá de Alfavaca

Fonte: Portal Avôvó

A alfavaca é outra planta com propriedades medicinais, relaxantes e anti-espasmódicas, que pode ser usada com o propósito de aliviar as cólicas menstruais.

Portanto, confira a receita desse chá:

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de alfavaca
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver. Assim que esfriar, então, beba o chá. O ideal é tomá-lo sem açúcar, de 6 em 6 horas.

  1. Chá de Artemísia

Fonte: Remédio Caseiro

O chá de artemísia também é uma opção natural para combater as cólicas. Isso porque a planta tem ação anti-espasmódica, que alivia o desconforto abdominal causado pelas cólicas menstruais.

Então, veja a seguir como é preparado esse chá:

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas de artemísia
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Coloque as folhas de artemísia em uma panela com água e deixe ferver por 5 minutos. Feito isso, deixe a bebida esfriar e beba de 2 a 3 xícaras durante o dia.

  1. Chá de Gengibre

Fonte: BodyFarma Nutrition

O gengibre já é um velho conhecido, muito usado em sucos, chás e sopas detox. Mas, essa planta também é uma ótima opção para aliviar dores do geral, incluindo as cólicas menstruais.

Sendo assim, confira como é feito o chá de gengibre ideal para cólica menstrual:

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de gengibre picado
  • 1 colher (chá) de camomila seca
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

Primeiramente, ferva a raiz de gengibre em uma vasilha tampada, por 5 minutos. Depois, retire a bebida do fogo e adicione a camomila. Feito isso, tampe novamente a bebida para que fique em infusão por mais 10 minutos. Depois é só coar, adoçar com mel, e beber 3 xícaras por dia.

  1. Chá de Calêndula

Fonte: Natures Farmácia de Manipulação

A calêndula é outra planta com propriedades medicinais, que contribui para o alivio de dores no geral. Sendo assim, uma ótima opção de chá para cólica menstrual.

Para fazer o seu chá, você precisará de:

Ingredientes:

  • 1 punhado de flores de calêndula
  • 1 colher (de chá) de noz moscada
  • 1 colher (de chá) de erva-doce
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Junte os ingredientes com a água e deixe ferver por 10 minutos. Em seguida, tampe a vasilha e deixe a bebida esfriar. Depois é só coar e adocicar como preferir, e beber duas vezes ao dia.

  1. Chá de Camomila

Fonte: Tua Saúde

Muito famoso pelo seu efeito relaxante, o chá de camomila é comumente indicado para tratar problemas de insônia e ansiedade, mas também pode ser um ótima opção para quem sofre com cólicas menstruais. Isso porque a planta produz glicina, um aminoácido que diminui os espasmos musculares e, consequentemente, alivia as dores da cólica.

Confira como fazer o chá:

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara;
  • 1 jarra com água quente.

Modo de preparo:

Coloque as flores de camomila dentro de uma xícara. Depois, despeje a água quente no recipiente e deixe em infusão, durante três minutos. Em seguida, coe e beba o chá.

  1. Chá de Orégano

Fonte: Cultura Mix

Muito usado como tempero em receitas tradicionais, o orégano também tem muitas propriedades benéficas à saúde. Sendo assim, uma delas, é o alivio de dores e inflamações.

Confira a receita do chá:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de orégano secos;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, ferva a água e separe. Depois, adicione a água quente em uma xícara com as folhas de orégano e tampe. Por fim, espere esfriar e então beba o chá durante o dia.

E então, o que você achou dessas receitas de chá para cólica menstrual? Aliás, aproveite também para conferir chás para tratar a gripe. 

Fontes: Conquiste sua vida, Tua Saúde

Fonte Imagem Destaque: Skandal24

Próxima página »

Escolhidas para você