Certamente todos nós conhecemos um pouco dos elementos marcantes da cultura cigana. Vários acessórios brilhantes e rituais poderosos são exemplos. Além disso quando há um casamento, todo mundo precisa ficar sabendo. Da mesma forma, quando acontece uma briga, várias gerações futuras dos envolvidos ficarão sem se falar. Mas e quando se trata das mulheres ciganas?
Provavelmente muitos dos ritos antigos ainda se mantém vivo entre eles, porém vários se renovaram e mudaram. Isso também se encaixa na vida das mulheres ciganas. Uma das renovações é, por exemplo, o fato das mulheres não precisarem mais usar saias longas e lenços coloridos.
Apesar disso, ainda existem regras e códigos que não deixam de ser seguidos. Quais serão as regras que as mulheres ciganas devem seguir até os dias de hoje? O Área de Mulher te conta.
10 regras indispensáveis que todas as ciganas devem seguir
1 – Tradições matrimoniais
Você já ouviu o termo gorger? Ele representa aqueles que não são ciganos e acabam se casando com pessoas do grupo. Apesar da grande maioria das mulheres se casarem com outras pessoas dentro da cultura, inclusive união entre primos para manter a cultura viva, as vezes algumas delas se casam com algum gorger.
Primeiramente uma cigana deve se casar virgem. Se ela transa antes do casamento é considerada uma mulher indigna, suja, e ninguém irá arriscar se casar com ela. Esse casamento costuma acontecer quando as mulheres tem 16 ou 17 anos e os homens 18 ou 19 anos. Além disso, o casamento deve durar a vida inteira. Se a mulher se separa, as pessoas a veem com maus olhos, e seus filhos também.
2 – Obediência
Primeiramente, a cultura patriarcal encontrada no ocidente e oriente torna as meninas seguidoras de várias regras impostas pelos seus pais. Acontece que na cultura cigana isso é ainda mais forte. Elas não podem andar sozinhas, sem um vigia, por exemplo. A menina deve obedecer a qualquer ordem dos país, e só pode sair de casa quando for casar com outro homem.
Além disso, os casamentos para as garotas são arranjados. São os pais que escolhem o seu noivo e o seu destino. Já os homens possuem muito mais liberdade nesta cultura também.
3 – Não podem chamar a polícia
Os ciganos possuem muitos problemas de família, que duram gerações. Consequentemente, eles entram em muitas brigas e confusões barulhentas entre si mesmos. Mas existe uma regra, eles devem resolver todos esses problemas entre si, e nunca chamam a ajuda de outros ou da polícia.
Para eles, a melhor forma de resolver um problema é o confrontamento. Muitas vezes eles resolvem as suas diferenças em grandes eventos como os próprios casamentos.
4 – Violência
As estatísticas sobre violência doméstica em comunidades ciganas são muito altas. Na Inglaterra, um estudo revelou que 61% das mulheres ciganas casadas sofriam violência por parte do parceiro. E elas são obrigadas a aguentar essa situação por se tratar de uma “tradição” cigana que as mulheres obedeçam os homens.
5 – Casa limpa
Primeiramente, a higiene é algo muito importante na cultura cigana. Acontece que são as mulheres, única e exclusivamente, que cuidam da limpeza da casa entre os ciganos. Existem várias regras nesse quesito, em particular, não compartilhar os próprios utensílios ou talheres com ninguém, incluindo o cônjuge. Além disso, todos os objetos da cozinha são lavados várias vezes.
Roupas masculinas e femininas são lavadas separadamente. A parte superior do corpo é considerada limpa, enquanto a parte inferior é vista como suja, de modo que as roupas “até a cintura” e “abaixo da cintura” não pode ser lavadas juntas.
6 – Gravidez é especial
Uma cigana grávida não pode entrar em contato físico com ninguém. Nesse período, ela nem sequer dorme na mesma cama que o marido. Só pode tomar banho com água consagrada. Além disso, uma mulher cigana que esteja esperando um bebê fica liberada de todas as tarefas do lar. Durante esse tempo é o marido quem cuida da casa.
7 – Roupa colorida e provocante
Primeiramente o comportamento de uma cigana deve ser casto, mas as usas roupas são o oposto. Os vestidos são sempre coloridos e extravagantes, além de serem provocantes. A intenção é atrair a atenção dos homens, uma vez que não podem tomar a iniciativa e ir até eles.
8 – Não podem subir no 2° andar
Na cultura cigana, as mulheres tem a parte inferior considerada impura. As puras são apenas as crianças e as mulheres virgens. Consequentemente, é necessário evitar em contato com impuros e, além disso, as mulheres impuras não podem subir no 2° andar. Por essa mesma razão, as mulheres se sentam separadas dos homens.
9 – Argolas são femininas
Mulheres ciganas adoram joias. Além disso, quanto maiores e mais brilhantes, melhor. Acontece que na cultura cigana esse acessório é algo exclusivamente feminino. Um homem que usar argola é considerado indecente.
10 – Apenas saias
As mulheres ciganas casadas só podem usar saias. As jovens solteiras muitas vezes usam jeans e algumas, após o casamento, simplesmente colocam uma saia por cima da calça.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 20 incríveis curiosidades sobre a Bahia que você nunca ouviu falar
Fonte: Incrível
Imagens: SDVoyager Site de Linhares Umbanda eu Curto WeMystic Cartas Poderosas