Curiosidades

Cores dos meses – Significados, campanhas e quais existem

Cores de meses simbolizam campanhas de conscientização da população sobre o perigo de algumas doenças e incentivam a prevenção.

Atualizado em 02/09/2020

Com certeza você já deve ter ouvido falar por aí sobre Outubro Rosa ou Novembro Azul. Essas e outras são nada mais nada menos que cores de meses que simbolizam campanhas de conscientização da população sobre o perigo de algumas doenças e incentivam a prevenção.

Muitos podem não saber, mas todos os meses do ano possuem campanhas como as do Outubro Rosa e do Novembro Azul — combate ao câncer de mama e próstata, respectivamente —, inclusive existem mais de uma cor (ou campanha) no mesmo mês.

Não existe, porém, um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. Sendo assim, as associações médicas podem se reunir e escolher a cor e doença para determinado mês.

No entanto, diversas atividades são realizadas a fim de promover a conscientização e prevenção das doenças, a partir de cartilhas, palestras, espaços nos meios de mídia, entre outros meios de propagar a informação.

Por fim, vamos conhecer todos os meses e suas respectivas cores e campanhas?

Cores dos meses

Janeiro Branco

De antemão, o primeiro mês do ano é simbólicamente chamado de janeiro branco com a intenção de lembrar da importância de cuidar da saúde mental para o total bem-estar e equilíbrio entre o corpo e a mente. Mente sã, corpo são: essa campanha surgiu em Uberlândia, Minas Gerais, em 2014.

janeiro branco
Explicando Saúde

Fevereiro

Fevereiro Roxo

O mês de fevereiro pode ser o mês mais curtinho, mas ele traz uma grande bagagem de conscientização. Neste intérim, este mês é o mês da conscientização sobre lúpus, Alzheimer e fibromialgia — doenças que afetam milhões de pessoas anualmente.

Fevereiro Laranja

Do mesmo modo, o mês de fevereiro também é dedicado ao combate e conscientização à leucemia. Logo, esta campanha tem o objetivo de alertar a população para a prevenção e principalmente a doação de medula óssea.

Março Azul Escuro

O mês de março levanta o debate sobre a prevenção do câncer colorretal, um tumor maligno que se instala no reto do intestino grosso. Afinal, é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres.

Não obstante, a data escolhida se deu em função do Dia Nacional de Combate ao Câncer do Intestino, que acontece no dia 27 de março.

maio azul
Live Here

Abril

Abril Verde

O mês de abril traz a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. Portanto, ele tem o objetivo de alertar sobre riscos, integridade e a capacidade de trabalho do funcionário, além de melhorar as relações entre patrões e funcionários.

Abril Azul

Antes de mais nada, no mês de abril acontece o Abril Azul com a campanha para alertar a população, mas principalmente pais e mães a respeito do diagnóstico do autismo. Neste intérim, abril foi o escolhido por conta do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é 2 de abril.

Maio

Maio Amarelo

A princípio, o dia 11 de maio de 2011, a ONU instituiu como meta a redução em 50% dos acidentes de trânsito. Dessa forma, o Maio Amarelo é dedicado à prevenção de acidentes de trânsito. Por fim, neste mês o poder público faz campanhas relacionadas à educação no trânsito com o objetivo de prevenir acidentes.

Cores dos meses: significados, campanhas e quais existem
Maio Amarelo

Maio Vermelho

Desde já, o Maio Vermelho tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir a Hepatite. Simultaneamente, a desinformação é um dos maiores obstáculos para o controle da doença.

Nesse sentido, além da prevenção da Hepatite, 0 Maio Vermelho também traz o debate da prevenção do câncer de boca. Ele afeta lábios e estruturas internas, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua.

Junho

Junho Vermelho

No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Portanto, foi criado o movimento Eu Dou Sangue, em 211. Desde então, o mês ganhou a simbologia da cor vermelha, ligando ao sangue, para lembrar a conscientização para atrair mais doadores.

junho vermelho
Governo do Tocantins

Junho Laranja

Enquanto o Junho Vermelho alerta para a doação de sangue, o Junho Laranja é voltado para a conscientização sobre as doenças hematológicas. Ou seja, que acontecem no sangue, como anemia e leucemia.

Julho Amarelo

O Julho Amarelo é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Comitê Estadual de Hepatites Virais. Assim sendo, a cor remete à icterícia, sintoma comum entre pacientes com doença no fígado, que faz com que os olhos e a pele fiquem amarelados. Ademais, o Julho Amarelo também traz a conscientização sobre o câncer ósseo.

Agosto Dourado

Entre os dias 1 e 7 de agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno. De acordo com a OMS, o leite materno é alimento nível ‘ouro’ para os bebês, com isso o mês ganhou o nome de dourado. Dessa forma, a iniciativa tem como intuito informar os benefícios do leite materno para a saúde dos bebês.

Cores dos meses: agosto dourado
ORegional

Setembro

Setembro Verde

Criada em 2014, com o slogan “Doe órgãos, a vida continua”, a campanha Setembro Verde lembra o Dia Nacional da Doação e Órgãos e Tecidos, que é celebrado no dia 27, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de doar.

Setembro Amarelo

No dia 10 de setembro acontece o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Com isso, o CFM (Conselho Federal de Medicina), a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e o CVV (Centro de Valorização da Vida) firmaram uma parceria para promover durante o mês de setembro como o mês prevenção ao suicídio no Brasil, desde 2015.

Cores dos meses: setembro amarelo
Beercop

Setembro Vermelho

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Por conta disso, ONGs e entidades médicas passam o mês todo focados em discutir o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Dessa forma, o mês foi intitulado como mês vermelho para a conscientização sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.

Outubro Rosa

Um dos mais conhecidos, o Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos em 1900, onde o mês é todo voltado para a conscientização sobre o câncer de mama. Assim, durante o mês, diversos monumentos pelo mundo ganham luzes rosa em virtude da campanha.

Cores dos meses: outubro rosa
AZ Magazine

Novembro

Novembro Azul

Bem como o Outubro Rosa, este também é um dos famosos meses coloridos. Em novembro os homens deixam o bigode crescer como forma de chamar atenção para o combate ao câncer de próstata.

Sobretudo, o movimento surgiu na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

O Novembro Azul também é dedicado à campanhas de tratamento e prevenção da diabetes.

novembro azul
Serra Nossa

Novembro Dourado

No dia 23 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Por conta disso, o novembro dourado lembra o diagnóstico precoce em crianças e adolescentes.

Dezembro

Dezembro Vermelho

A prióri, o Dia Mundial de Combate à AIDS ou Dia Mundial de Luta Contra a Sida, acontece no dia 1° de dezembro. Dessa forma, foi definido o Dezembro Vermelho, ressaltando a importância da prevenção contra a AIDS.

Por fim, o laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a Aids, foi criado em 1991, pela Visual Aids, em Nova York.

Dezembro Laranja

Inicialmente, a campanha Dezembro Laranja nasceu em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), como alerta à prevenção ao câncer de pele. À vista disso, laranja remete ao sol e ao tom de corpos bronzeados.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Outubro Rosa: o que é, como surgiu e por que é tão importante?

Fontes: Globo Esporte, Medicalway, Conquiste sua Vida, Agência Brasília,

Imagens: Explicando Saúde, Live Here, Maio Amarelo, Beercorp, Governo do Tocantins, ORegional, AZ Magazine, Serra Nossa, O Paraná.

Imagem destacada: Revista Abrale