Curiosidades

Dia dos Pais sem pai – Principais motivos e como lidar com a situação

Você sente que todas as pessoas na face da terra tem um pai, menos você? Saiba que outras milhões de pessoas irão passar o Dia dos Pais sem pai.

Atualizado em 10/08/2020

O Dia dos Pais é uma data comemorada no Brasil todos os anos, especificamente no segundo domingo do mês de agosto. Porém, para muitas pessoas essa data foi riscada do calendário. Ainda mais, quando uma enxurrada de fotos e homenagens nas redes sociais as lembram que vão passar o Dia dos Pais sem pai.

Em outras palavras, você sente que todas as pessoas na face da terra tem um pai, menos você? Antes de mais nada, saiba que existem milhões de pessoas passando pela mesma situação.

Apesar disso, compreenda que a sua dor é única. Todavia, são inúmeros os motivos para passar o Dia dos Pais sem pai. Contudo, existem algumas situações muito comuns que podem ser o seu caso.

Principais motivos de passar o Dia dos Pais sem Pai

Dia dos Pais sem pai - principais motivos e como lidar com a situação
Fãs da Psicanálise

O Pai que faleceu 

Primeiramente, se dependesse de nós, as pessoas que amamos nunca partiriam. Ainda assim, esse é o curso da vida. Se o seu pai já faleceu, tente guardar as boas lembranças que ficaram. A saudade dói muito, mas se orgulhe do legado que ele deixou.

Continuar sorrindo e seguir a sua vida é o que ele com certeza desejaria para você. O tempo do seu pai já se encerrou aqui na terra, mas a história dele ainda pode continuar viva através dos filhos.

O pai ausente

Um pai ausente por escolha pode causar feridas no filho (a) desde a infância até a idade adulta. Nesse sentido, todas as comemorações na escola, as lembrancinhas do Dia dos Pais que a professora ensinava acabam resultado de maneira negativa.

Todavia, tente entender que o seu pai pode ser um homem que não tem maturidade emocional para assumir esse papel em sua vida. Ainda assim, nada justifica o abandono e as dores que ele causou em você. Portanto, não o culpe, apenas compreenda que nada está perdido.

O pai que você não conhece

Anteriormente, falamos do pai ausente, mas como posso sentir falta de alguém que não conheço? Essa é uma realidade muito comum. Por muitas vezes, o pai não sabe da existência do filho (a) ou não consegue saber onde encontrá-lo.

Frequentemente, vemos histórias de pessoas pedindo ajuda para encontrar a família que nunca conheceu. Se você tem a oportunidade de procurar o seu pai, procure resolver essa área da sua vida. Ele pode não querer convivência, como também escolher nunca mais ficar longe de você.

Dia dos Pais sem pai - principais motivos e como lidar com a situação
Z1 Portal

O pai que mora longe 

O que separa vocês dois é a distância geográfica? Nesse caso, tem muitas formas de diminuir a saudade. Logo, não se deixe levar pelos fatores comerciais. O Dia das Pais envolve muito capitalismo, esteja ciente do amor que você tem pelo seu pai.

Dessa forma, todo o seu carinho pode atravessar fronteiras. Talvez, ele esteja longe para te dar uma condição melhor de vida. Demonstre gratidão, tente compreender os motivos dele por estar distante fisicamente. Pode ser temporário!

O pai que você não considera

Você tem um pai presente, mas não consegue gostar dele. Ao passo que, ele não te trata bem e envergonha você na frente das pessoas. Pode ser que você tenha sofrido uma grande decepção com a separação dos seus pais. Consequentemente, só consegue vê-lo como vilão.

Por outro lado, tente dizer a ele o que você sente. As pessoas mudam, elas decidem melhorar. Portanto, se encontrar uma chance de reconciliação, não hesite.

Como lidar com o Dia dos Pais sem pai?

Dia dos Pais sem pai - principais motivos e como lidar com a situação
Uol Universa

Quando a data se aproxima, é inevitável não imaginar que vai passar mais um ano sem pai. Você já começa a trazer à memória todas as vezes em que gostaria de fazer um churrasco no domingo. Como também, ficar horas andando nas lojas para escolher um presente.

Talvez você já tenha vivido esses momentos, mas atualmente não consegue mais. Em síntese, não é fácil, mas é preciso buscar outras formas de lidar com o vazio nessa data. É importante destacar que uma referência de pai é essencial em nossas vidas.

Não precisa necessariamente ser alguém de sangue. Essa pessoa não vai substituir o seu pai. Definitivamente, estou me referindo a alguém que vai te ajudar, fazendo por você tudo que um pai deve fazer.

Dia dos Pais sem pai - principais motivos e como lidar com a situação
UnFranchise Blog

Comemore com a sua referência de pai: Seja a sua mãe (Pãe) , o seu irmão mais velho, o avô, o tio, ou amigo da família. Comemore o Dia dos Pais com alguém que você considera apto para esse papel. Por exemplo, pode ser aquela pessoa que te aconselhou e esteve junto com você em todos os momentos da sua vida.

Faça uma videochamada ou mande presente pelos correios: Mesmo que seu pai esteja distante geograficamente, tente comemorar junto com ele virtualmente ou enviando um presente surpresa.

Busque a reconciliação, se for recíproco: Por fim, não há situação pior do viver de mágoas. Já parou para pensar que o seu pai pode não conseguir expressar o que sente? Busque o diálogo, tente resolver qualquer mal-entendido.

Fontes: Desapego mental, Família, IG Delas, Nova Escola

Imagens: Fãs da Psicanálise, Uol Universa, Z1 Portal, UnFranchise Blog, Consciência tranquila

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/karinybianca/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)