Curiosidades

Empreendedoras de sucesso – 17 histórias de brasileiras incríveis

As empreendedoras de sucesso estão em todo o mercado e mostram como a criatividade e força de vontade permitem construir grandes negócios!

Por Jessica Rosa

-

Há quem diga que empreender pode ser considerado uma arte, aliás, para abrir um negócio é preciso muita criatividade e sabedoria para saber investir e planejar um bom plano de ação. E, nesse cenário, as mulheres ganham destaque e são, sem dúvidas, grandes empreendedoras de sucesso.

A capacidade de liderança e organização são características que se destacam entre as empreendedoras de sucesso no mundo. E são tais qualidades que fazem com que mulheres ocupem cerca de (52,95%) nos setores de comércio, indústria (65,20%) e serviços (55%).

Empreendedoras de sucesso: Conheça a história de 17 brasileiras incríveis
Feitiços aromáticos

Vale ressaltar que apesar de serem empreendedoras esforçadas e inovadoras, não é nada fácil ser mulher no mundo do empreendedorismo, aliás, conciliar os serviços da casa e possivelmente dos filhos e companheiro(a) não é nada fácil. Além disso, a luta para conquistar espaço no mercado onde os homens predominam é mais um desafio para essas guerreiras.

Ademais, conheça algumas histórias de empreendedoras de sucesso que vão, sem dúvida, te inspirar a crescer ou iniciar o seu negócio!

Empreendedoras de sucesso – Inspirações Brasileiras

Zica Assis

Empreendedoras de sucesso: Conheça a história de 17 brasileiras incríveis
Exame

Heloísa Helena Assis, conhecida como Zica, atualmente é fundadora do primeiro e maior instituto especializado em cabelos crespos e cacheados do Brasil, ‘Beleza Natural’. No entanto, para chegar onde chegou, ela percorreu um longo caminho e precisou ter muita perseverança.

Zica começou seu empreendimento há 21 anos atrás, quando ainda trabalhava como empregada doméstica. Nas suas horas vagas, ela testava produtos caseiros, feitos por ela, nos cabelos das mulheres crespas da sua família e, quando finalmente encontrou a fórmula certa, passou a vender seus produtos no ônibus a caminho para o trabalho.

Então, assim se formou a empresa Beleza Natural que, aliás, hoje, é sucesso entre todas as cacheadas do Brasil.

Luiza Helena Trajano

Empreendedoras de sucesso: Conheça a história de 17 brasileiras incríveis
Infomaney

Um dos nomes mais conhecidos entre as empreendedoras de sucesso é a Luiza Helena Trajano. Presidente do Magazine Luiza, Helena começou seu sonho no interior de São Paulo e hoje se vê como proprietária de um dos maiores negócios do Brasil, com mais de 700 lojas, em 16 estados.

Primeiramente, tudo teve início quando a empreendedora assumiu o negócio dos tios em 1990. Suas políticas de inclusão e incentivo ao empreendedorismo feminino em suas lojas é uma das características que fizeram e ainda fazem de Luiza um verdadeiro sucesso.

Empreendedora de sucesso – Maria José de Lima Freitas

Mazé

Conhecida como Mazé, Maria José de Lima Freitas é a prova viva que nunca é tarde para investir nos seus sonhos. Vivendo de faxinas até os 44 anos de idade, Maria, após perder o seu emprego e se ver desempregada, teve a grande ideia de vender doces para sustentar os seus dois filhos.

Então, adotando práticas de organização, divulgação e, claro, tendo muito esforço e dedicação, a empreendedora hoje é dona da marca Mazé Doces que produz mais de 100 toneladas de doces anualmente, com mais de 25 funcionários e faturamento anual de R$1 milhão.

Ana Fontes

Empreendedoras de sucesso: Conheça a história de 17 brasileiras incríveis
Forbes

Ana Fontes é, sem dúvidas, uma das maiores inspirações entre as empreendedoras de sucesso do Brasil. Principalmente para mulheres que querem evoluir no seu âmbito profissional.

Após 17 anos trabalhando como como executiva, Ana teve a iniciativa de pedir demissão e começar o seu próprio negócio, a Rede Mulher Empreendedora.

Para quem ainda não conhece, esta é uma rede online focada em incentivar o empreendedorismo feminino e ensinar mulheres a como terem sucesso no mercado financeiro. Atualmente, a rede conta com mais de 57 mil mulheres cadastradas.

Cecilia Prado

Empreendedoras de sucesso: Conheça a história de 17 brasileiras incríveis
Sucão

Nascida no interior de Minas Gerais, Cecília Prado cresceu em meio artesãos, onde seus familiares atuavam fazendo tricô. Então, ela seguiu a carreira de estilista e resolveu expandir a produção do negócio. Para isso, ela uniu o artesanato com tecnologia e fundou, em 2006, a marca que leva seu nome: Cecília.

Hoje Cecília faz sucesso em todo o Brasil e exporta seus produtos para mais de 20 países nos 5 continentes.

Empreendedoras de sucesso – Sarah e Julinha Lazaretti

PENG

O empreendedorismo feminino possui um grande diferencial, aliás, na maioria das vezes os negócios desenvolvidos por mulheres buscam sempre solucionar problemas do dia a dia feminino. Esse é o caso das irmãs Sarah e Julinha Lazaretti que criaram a Alergoshop, empresa com foco em soluções para pessoas com alergias.

Primeiramente, tudo começou com a filha de Sarah nasceu com algumas alergias e a mãe tinha dificuldades para encontrar produtos para o tratamento. Então, vendo a dificuldade da irmã, Julinha que estudava sobre alergia, teve a ideia de desenvolver produtos e abrir um negócio para a venda.

Atualmente, a Alergoshop atua com mais de 280 itens e está presente em diversos estados brasileiros.

Mônica Burgos

Draft

Nascida em Itabuna, Bahia, a empreendedora Mônica Burgos, mãe de três filhos e divorciada, não permitiu que os desafios a impedissem de abrir um negócio próprio e fundou assim a Avatim, loja especializada em marketing olfativo.

Atualmente, a Avatim tem mais de 50 franqueados, 6 lojas próprias e um faturamento milionário.

Tânia Gomes

Destino

Tânia Gomes juntou seu espírito de empreendedora com um problema que passava no seu cotidiano, para criar seu negócio de sucesso. Mas, afinal, como tudo isso aconteceu?

Bom, segundo os relatos da empresária, ela estava cansada de procurar sapatos para seu pé que, aliás, é 33 e 34. Portanto, vendo a dificuldade de encontrar opções nesse tamanho, ela notou uma oportunidade de investir em algo inovador e abriu sua fábrica de sapatos segmentada para pés pequenos.

Atualmente a 33e34 Shoes possui mais de 120 distribuidores dos seus calçados em todo o Brasil, inclusive, no Distrito Federal.

Sônia Hess

Suno

Sônia Hess é um exemplo de que o empreendedorismo pode passar de mãe para filha. Aliás, ela foi responsável por assumir o negócio de camisas da sua mãe, Duda Lina, e transformá-lo na maior exportadora de camisas do país.

A loja teve início, quando o seu Duda, por algum engano acabou comprando mais tecidos do que deveria para sua esposa, Dona Lina, fabricar as roupas que vendiam. Então assim, ela teve a ideia de fabricar mais variedades e, assim, acabou conquistando novos clientes.

Então, com o tempo, Sônia assumiu a liderança da empresa, a posicionando tanto no mercado nacional, quanto internacional. Ela é a única filha mulher do casal que, aliás, possui outros 11 filhos homens.

Empreendedora de sucesso – Alcione Albanesi

PENG

Alcione Albanesi começou seu negócio muito cedo e com apenas 17 anos já atuava com 80 funcionários na confecção de roupas. Sempre sonhando alto e buscando novos desafios e ideias de empreendedorismo, Alcione vendeu seu negócio de confecções e investiu em lâmpadas fluorescentes de baixo custo em 1992.

Desde então, a empreendedora vem se tornando referência na venda de lâmpadas fluorescentes através da sua empresa ‘FLC Lâmpadas’.

Além disso, vale lembrar que Alcione também é fundadora da organização Amigos do Bem, uma iniciativa de combate à pobreza que já mudou a vida de mais de 60 mil pessoas no Nordeste brasileiro.

Márcia Tozo

Doces Gourmet

Márcia Tozo, ao ser mãe aos 16 anos, teve que se afastar dos estudos para dedicar-se à maternidade. No entanto, anos mais tarde ela se formou em publicidade e usou dos conhecimentos da faculdade para desenvolver um curso online e ensinar pessoas a fazerem brigadeiros gourmet.

O curso, aliás, é um sucesso e tornou Márcia uma referência na área da confeitaria e uma empreendedora de sucesso nacionalmente reconhecida.

Paula Abreu

Para Entender

Graduada em direito e trabalhando em um escritório renomado, Paula Abreu tinha tudo para viver uma vida feliz e sossegada. No entanto, o espírito empreendedor de Paula foi o gancho para que ela criasse seu programa de crescimento pessoal e profissional ‘Escolha sua Vida’.

Atualmente, Paula é uma das coaching mais reconhecidas do Brasil. Além disso, ela é escritora e possui diversos livros publicados e um blog.

Chieko Akoi

PENG

Chieko Aoki é um exemplo que é possível começar do baixo, aliás, a empreendedora atuou na área de hotelaria desde os anos 80, mas, inicialmente, era apenas diretora de marketing de uma rede de hotéis de luxo. Hoje, Chieko é fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, uma das maiores cadeias hoteleiras do país e benchmark.

A rede tem mais de 20 unidades em todo o território nacional e é referência em excelência de serviços.

Empreendedora de sucesso – Jaqueline Gatti

Jaqueline Gatti

Com 30 anos, sem saber o que fazer e qual rumo seguir, Jaqueline Gatti teve a grande ideia de abrir um curso online para ajudar empreendedoras digitais a construir os seus sonhos e crescer um negócio online.

Além disso, Jaqueline teve muito reconhecimento devido as dicas e ensinamentos que posta no seu canal do Youtube. Ela ajuda milhares de mulheres que querem se inserir no mercado digital através da sua marca pessoal. Então, através dos seus ensinamentos, consequentemente, tornou-se uma empreendedora de sucesso super reconhecida.

Danyelle Van Straten

O nortão

Danyelle Van Straten é fundadora da rede de franquias de depilação Depyl Action. A história da sua marca começou primeiramente quando sua mãe, Glaci Van Straten, criou uma cera com mel e própolis para realizar uma depilação suave, não agressiva, e começou a vender para salões de Balneário Camboriú, SC.

Após 10 anos vendendo o produto, mãe e filha quiseram inovar e criaram um ambiente moderno e elegante, especializado em depilação, para cuidar das pessoas com cuidado, sem causar dor.

Então, assim, nasceu a primeira loja Depyl Action em Brasília que, aliás, atualmente, possui mais de 100 franquias espalhadas pelo Brasil e exterior.

Maitê Lourenço

Empreendedoras de sucesso: Conheça a história de 17 brasileiras incríveis
Exame

Maitê Lourenço é negra, psicóloga e tomou para si a missão de promover maior diversidade racial no mundo do empreendedorismo. Então, com essa iniciativa, criou, em 2016, o BlackRocks, um laboratório de inovação para negócios e pessoas com desenvolvimento de lideranças.

Ademais, com mais de 4 anos de existência, atualmente o projeto tem ganhado grande notoriedade e impacta a vida de centenas de negros empreendedores.

Empreendedora – Cristina Junqueira

Exame

Vice-presidente do Nubank, Cristina Junqueira, é uma das três fundadoras da startup. O negócio começou em maio de 2013, em São Paulo, e hoje segue sendo uma das maiores fintechs do Brasil.

Cristina se formou em Engenharia de Produção na USP, fez mestrado e MBA em Negócios na Kellogg School of Management. Trabalhou como analista interna no Itaú, e aos 24 anos assumiu um cargo de liderança no Unibanco, no setor de seguros para pequenas e médias empresas.

Aliás, a experiência em outros bancos foi fundamental na criação do seu mais famoso negócio, a Nubank, que oferece cartão de crédito sem taxas e com comunicação direta com os clientes.

Então, o que achou dessa matéria? Não deixe de conferir também: Como fazer um bazar – Como começar, onde fazer e dicas.

Fontes: Iev, Hotmart, Rock Content.

Fontes das imagens: Mujer de Negócios, Feitiços aromáticos, Exame, Infomaney, Mazé, Forbes, Sucão, PENG, Draft, Destino, Suno, PENG 2, Doces Gourmet, Para Entender, PENG 3, Jaqueline Gatti, O nortão, Exame, Exame 2.

Próxima página »

Escolhidas para você