Escalda pés: benefícios para o organismo, como fazer, contraindicações

O escalda pés é um método milenar usado para fins terapêuticos. Seu uso pode gerar inúmeros benéficos a saúde, além de trazer relaxamento para o corpo.

O Escalda pés é, primeiramente, uma receita interessante passada, normalmente, por pessoas mais velhas. Colocar os pés na água morna pode ser mais prazeroso do que você imagina. Além, claro, de trazer benefícios para a saúde.

A sensação é mais intensa quando está relacionada as extremidades do corpo devido sensibilidade tátil. São essa terminações nervosas que transmitem a mensagem de relaxamento para o organismo. Há outras receitas para o uso do escalda pés e pode estar associado as terapias.

O que é o escalda pés?

Escalda pés - o que é, para o que serve e contraindicações
Doctor Shoes

O escalda pés é quando você coloca os pés em uma bacia com água morna. A outra forma de nomear essa ação é “banho dos pés”, portanto, ao mergulhar os pés teremos uma ótima sensação de relaxamento que não se limita somente aos pés, mas a todo o corpo.

Segundo a medicina chinesa, o hábito traz o equilíbrio (ying e yang) das energias corporais. Quando os pés entram em contato com a água aquecida há, por fim, uma pressão envolvida. É justamente essa reação que provoca o bem-estar instantâneo ao organismo.

Tratamentos com escalda pés

Escalda pés - o que é, para o que serve e contraindicações
Doctor Shoes

Naturalmente, o escalda pés provoca efeitos positivos para os seres humanos. Mas, ainda há outras maneiras de incrementar o hábito. Existem, por exemplo, ervas que podem ser acrescentadas na água para potencializar o tratamento. Veja:

Pétalas de rosas

Escalda pés - o que é, para o que serve e contraindicações
Kurma

Há uma origem mística associada a esse tipo de banho. As rosas equilibram a energia e tratam doenças relacionadas ao corpo e a alma. Portanto, para aumentar o poder relaxante do escalda pés, basta acrescentar 3 rosas em pétalas com a água morna.

Ervas ou chás

Escalda pés - o que é, para o que serve e contraindicações
Farmácia da Natureza

As ervas mais usadas são: camomila, alecrim e erva doce. Todas essas produzem efeitos calmantes. São ótimas, portanto, para você que está muito estressado, ou cansado. Além desses meios naturais pode-se usar casca de laranja, canela ou hortelã.

Ambas as formas são encontradas no supermercado. Os sachês já atendem bem a necessidade, basta analisar a quantidade de água e depositar, se necessário, mais de uma unidade na água quente. Portanto, feito isso, o escalda pés já estava pronto para uso.

Óleos

Escalda pés - o que é, para o que serve e contraindicações
Mercado Livre

Entre os óleos essências a  lavanda é o mais comum na prática, porque ela provoca a desinchação. No entanto, o próprio banho de pés já atua com esse intuito, mas quando a lavanda é acrescentada  o efeitos terapêuticos são mais elevados.

Bolinha de gude

Escalda pés - o que é, para o que serve e contraindicações
O Atiabaense

A princípio, a bolinha de gude pode ser colocar em todos os processos anteriores. Sua especialidade está na massagem. Quando passados os pés por cima das bolinhas automaticamente estamos estimulando pontos sensíveis ligados a todo o corpo.

Esses pontos estão associados a cabeça, ombros, pernas braços e, sobretudo, a todos os órgãos internos. O alívio, no entanto, também é o maior benefício para quem quiser experimentar esse modo de relaxamento e tratamento.

Sais minerais

Escalda pés - o que é, para o que serve e contraindicações
Veg Mag

O sal é uma mineral poderoso se associado ao escalda pés. Este método está associado a bioeletricidade, porque o sal tem a capacidade de produzir atividade elétricas. Contudo, ao tocar os pés no sal produzimos uma descarga por todo o corpo.

Mas, calma, essa energia passada não é maléfica e nem provoca dor. As alterações são intracelulares, como por exemplo a oxigenação das células, o aumento da circulação sanguínea, o estimulo da drenagem linfática e, principalmente a amenização da dor.

Receita de escalda pés

Escalda pés - o que é, para o que serve e contraindicações
Manual

A princípio, para fazer, é fácil! Basta seguir a seguinte receita:

  1. Escolha um dos ingredientes anteriores;
  2. Aqueça 3 litros de água até ficar morna;
  3. Coloque em uma bacia que caiba os seus pés.

Escolhido, sobretudo, um dos ingredientes citados acima, as devidas quantidade são:

  • Óleo de lavanda: 5 gotas
  • Sal grosso:1/2 xícara
  • Chás: 10 sachês
  • Rosas: 3, somente as pétalas.

Contraindicações

Escalda pés - o que é, para o que serve e contraindicações
Vix

Sempre verifique a temperatura da água antes de entrar em contrato com ela. Além disso, não utilize produtos que não são de confiança, porque há riscos de desenvolver alergias. E, por fim, após o escalda pés, seque bem para que a umidade não provoque o aparecimento de fungos.

Por fim, saiba mais sobre Esfoliação com café – O que é, benefícios, como fazer e receitas

Fontes: Namu, Jasmine, Cultura mix, Wy Mystic, Doctor Shoes, Guia de Massagem, Minha Vida, Natura, Veg Mag, eCycle

Fontes de imagens: Doctor Shoes, Veg Mag, Doctor Shoes 2, Kurma, Farmácia da Natureza, Mercado Livre, O Atibaense, Manual, Donna, Vix

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.