Curiosidades

Quem são as mães narcisistas? Como identificar e como afeta os filhos

Mães narcisistas exercem um comportamento abusivo e autoritário sobre seus filhos. Como resultado, eles se tornam adultos inseguros.

De acordo com a mitologia grega, Narciso era um belo e jovem rapaz que, ao caminhar próximo a um rio, viu seu reflexo na água e se apaixonou por sua própria beleza. Enfim, ele ficou tão encantado consigo mesmo que ficou a beira do lago se admirando até a sua morte. Logo, a palavra narcisismo surgiu desse mito, e pode representar uma personalidade ou um transtorno. Como por exemplo, casos de mães narcisistas.

Em suma, conviver com pessoas que apresentem o Transtorno de Personalidade Narcisista não é uma tarefa muito fácil, já que traz diversas consequências negativas para sua vida. Principalmente, para os filhos de mães narcisistas.

Ademais, o relacionamento de mães narcisistas com seus filhos é marcado por atritos e discussões. Geralmente, são motivos fúteis, que tornam a convivência em algo bastante desagradável. Além disso, ocorrem constantes provocações, para que o filho reaja de forma negativa, e dessa forma, a mãe poder se vitimizar.

Por outro lado, existem diversos grupos nas redes sociais onde filhos relatam seus abusos e se apoiam para superar os problemas gerados pelas mães narcisistas. Visto que, o transtorno afeta a autoestima, a confiança, a coragem e relações emocionais de seus filhos. Enfim, conheça melhor sobre o transtorno e saiba como identificá-lo.

Como identificar mães narcisistas?

É possível identificar mães narcisistas ao analisar alguns aspectos que elas apresentam em comum. Por exemplo:

1 – É abusiva

Mães narcisistas: o que é, como identificar e como afeta a vida dos filhos
Uol

Normalmente, as mães narcisistas apresentam instinto de superioridade. Diante disso, elas querem ditar e criar as próprias regras, abusando de seu poder de mãe para dominar os filhos. Logo, usam e abusam de pressões psicológicas, físicas e verbais. Enfim, a mãe narcisista mantém um relacionamento abusivo com seus filhos, usando a chantagem emocional como arma.

2 – As mães narcisistas se acham a dona da verdade

Uol

Em suma, uma mãe que possui esse transtorno quer sempre ter a razão acima de tudo. Pois, assim ela não tem que admitir culpa ou responsabilidade. Por isso, sempre coloca o seu erro em cima dos outros para sair como a que sabe de tudo.

3 – Problemas de identidade

Mães narcisistas: o que é, como identificar e como afeta a vida dos filhos
Incrível

Ademais, as mães narcisistas também apresentam problemas com a sua identidade. Pois, são angustiadas e carregam um sentimento de vazio dentro de si. Dessa forma, elas não têm amor próprio, por isso, buscam que outras pessoas a sua volta a amem.

4 – Mães narcisistas têm a autoestima frágil

Incrível

Essa mãe, por ter uma autoestima frágil, se magoa com facilidade. Entretanto, ela guarda esse sentimento para si, para que ninguém veja seu lado mais fraco e humano. Além disso, as mães narcisistas lutam pelo seu reconhecimento a qualquer custo, e fazem isso para suprir a falta do amor próprio.

5 – Ausência de empatia

Incrível

Por outro lado, também há falta de empatia. Em resumo, a mãe narcisista utiliza métodos agressivos e prejudiciais aos outros para conseguir o que quer. Além disso, não se preocupa com os sentimentos dos outros. Ou também, se contenta em obrigar ou expor o outro a situações desagradáveis para ter o que deseja.

6 – Mães narcisistas são perfeccionistas

Mães narcisistas: o que é, como identificar e como afeta a vida dos filhos
Vix

Outra característica da mãe narcisista é ser bastante perfeccionistas. Dessa forma, ela não permite erros ou quebra de expectativas. E, se vê como um padrão de excelência a ser seguido. Então, exigem demais de si mesmas, e muitas vezes não alcançam a própria expectativa. Diante disso, se sentem mal, e a autoestima abaixa.

7 – Mães narcisistas vivem de aparências

Mães narcisistas: o que é, como identificar e como afeta a vida dos filhos
Incrível

Apesar das mães narcisistas terem baixa autoestima, elas amam viver de aparências. Isto é, elas adoram chamar atenção e receber elogios. Além disso, evitam ao máximo expor emoções negativas ou problemas. Entretanto, quando se trata da família, deixa bem claro os seus descontentamentos, mesmo que machuque o outro.

8 – Não admite culpa e responsabilidade

LifeStyle

Essa mãe que sofre desse transtorno se sente a dona da verdade. Por isso, ela acredita ser superior e nunca admite estar errada ou ter culpa na situação. E, muito menos admite suas responsabilidades. Ademais, trata seus filhos com intolerância, e quando fracassa, sempre projeta seus erros neles.

9 – Não pede desculpas e nem cumpre o que promete

Eu Sem Fronteiras

Ademais, as mães narcisistas também podem ser bem manipuladoras. Pois, elas não medem esforços para conquistar o que desejam, e para isso acabam prometendo muitas coisas que não pretendem cumprir. E, mesmo que acabe magoando seus filhos, elas não sentem culpa nem piedade. Pois, elas acreditam que os filhos merecem se sentir assim.

10 – Monopoliza recursos financeiros

Catraca Livre

Os recursos financeiros podem não ser dela, mas, elas usam e abusam como se fosse, inclusive se apropriam dele. Da mesma forma, pode gastar seu dinheiro com seu filho para sempre jogar na sua cara os seus feitos. Usando esse fato para humilhar e rebaixar os filhos.

Mães narcisistas: como afeta os filhos

Os filhos que crescem convivendo com essas mães narcisistas acabam sofrendo com algumas consequências psicológicas, que afetam seu modo de vida. Por exemplo:

1 – Relacionamentos disfuncionais

Incrível

Normalmente, esses filhos crescem vivendo momentos de chantagens emocionais. Além disso, são sempre inferiorizados e desvalorizados em tudo que fazem independente do quanto se esforcem.

Por isso, acabam desenvolvendo em seu subconsciente uma falsa crença que não merecem atenção ou amor de alguém. Assim sendo, possuem bastante dificuldade para se socializar com as pessoas a sua volta, assim como fazer amizades e entrar em relacionamentos afetivos.

2 – Distanciamento emocional

Mães narcisistas: o que é, como identificar e como afeta a vida dos filhos
Eu Sem Fronteiras

Para as mães narcisistas seu filho é apenas um indivíduo criado para satisfazer as suas vontades. Diante disso, elas não sentem vontade de tentar ouvir ou compreender o lado deles. Portanto, o vinculo entre mãe e filho se torna frágil e superficial, com falta de amor, carinho e afeto.

3 – Humilhação e sentimento de inferioridade

Mães narcisistas: o que é, como identificar e como afeta a vida dos filhos
A Mente é Maravilhosa

Como a mãe narcisista vive de aparências, ela está sempre ditando aos filhos a forma eles devem agir, de ser e de se comportar. E, caso não atinjam esses padrões impostos por ela, são humilhados e inferiorizados. No entanto, são cobranças excessivas, porque quanto mais o filho satisfaz as ideias dela, mais ela vai cobrar dele. Logo, os filhos crescem se sentindo seres inferiores e incapazes.

4 – Baixa autoestima

Incrível

Por serem constantemente maltratados, humilhados e comparados aos outros, os filhos de uma mãe narcisista se tornam pessoas com baixa autoestima. Pois, são constantemente invalidados, independente do quanto se esforcem para agradar a mãe, nunca é o suficiente para ela, que busca sempre mais. Desse modo, para evitar mais desgastes, os filhos abrem mão de suas vontades, sonhos e necessidades, apenas para agradar e satisfazer as vontades da mãe.

Mães narcisistas: Como agir para melhorar?

Mães narcisistas: o que é, como identificar e como afeta a vida dos filhos
Uol

De acordo com psicólogos, existem diferentes formas e graus do Transtorno de Personalidade Narcisista. Logo, cada caso terá um tipo específico de tratamento. Sendo que, cada um receberá os métodos mais adequados para seu caso. Ademais, algumas formas para melhorar esse transtorno são:

  • Como ainda não existe cura para transtorno de personalidade narcisista, é possível que estas mães narcisistas aprendam a desenvolver sua autoestima. Desse modo, elas vão se sentir mais valorizadas. Mas, sem a necessidade de causar sofrimento aos seus filhos. Pois, vão aprender novas formas de obter admiração, sem precisar passar por cima das necessidades de seus filhos.
  • Com apoio adequado e constante, a mãe entenderá que existem maneiras saudáveis de demonstrar autoconfiança e provar seu valor. Principalmente, para os filhos.
  • Os filhos das mães narcisistas devem aprender a se blindar deste tipo de comportamento. Ou seja, devem sentir por elas a empatia que elas não podem ter.
  • Quando a figura materna nega que tem algum problema, os filhos devem buscar o apoio de algum outro adulto. Desse modo, o adulto irá monitorar e amenizar posturas inadequadas da mãe.
  • Os filhos devem analisar bem a situação para tomar decisões. Por exemplo, se convivendo menos irá manter uma relação mais saudável ou se deve cortar o contato, para encontrar independência e autonomia.

Enfim, por se tratar de um transtorno de personalidade, apenas um profissional qualificado por indicar o tratamento adequado. Além disso, saber identificar mães com esse transtorno é muito importante. Pois, assim é possível evitar consequências negativas que vão marcar para sempre à vida de seus filhos.

Se você gostou dessa matéria, leia também: 14 alertas para identificar um relacionamento abusivo.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você