Primeiramente, a mandala é um círculo que contém em seu interior desenhos de formas geométricas, figuras humanas e cores variadas. Além disso, ela é encontrada com frequência em religiões como o budismo e o hinduísmo, bem como na cultura de tribos indígenas norte-americanas como os Sioux.
Acima de tudo, quando falamos da palavra em si, mandala significa círculo em sânscrito, sendo considerada como um símbolo de cura e espiritualidade.
Para os hinduístas e budistas, por exemplo, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa. Consequentemente, é comum encontrá-la nos templos dessa religião.
Em contraste, para os tibetanos, elas são feitas em areia e requerem um longo tempo de preparação.
Já, para os nativos americanos, elas têm o poder de proteger e de afastar os maus sonhos e espíritos malignos. Por isso, também recebe o nome de filtro dos sonhos.
Além disso, as mandalas estão presentes no cristianismo. Uma prova, aliás, são as rosetas das catedrais góticas, que podem ser consideradas mandalas.
Leitura psicológica
Como não é uma forma geométrica encontrada na natureza, ela traduz bem a ideia de perfeição que os seres humanos pretendem alcançar.
Sobretudo, ela também reflete na psicologia. Isso porque também foi utilizada pelo estudioso suíço Carl Jung (1875-1969) para explicar a psiquê humana. Jung fazia uma analogia entre a composição da mandala e os três níveis de consciência que temos.
Seu ponto central, aliás, é identificado com o self, a essência do nosso ser, do qual tudo converge ou irradia.
As primeiras figuras da mandala, portanto, seriam o inconsciente pessoal. Finalmente, as bordas mais afastadas seriam o inconsciente coletivo.
Benefícios da Mandala
Primeiramente, as mandalas são um recurso didático utilizado por vários professores de arte, história e matemática. Confeccionar a mandala permite o aluno exercer sua autonomia e individualidade. Além disso, alguns educadores usam a mandala para turmas consideradas muito agitadas devido ao poder apaziguador que a realização deste desenho contém.
Quando se trata dos benefícios de fazer e pintar uma mandala, existem muitos.
Aquele que a confecciona fica concentrado numa tarefa específica e assim pode canalizar sua atenção. Consequentemente, entra num estado de concentração comparável ao transe místico.
Além disso, o autor exercita sua criatividade e seu poder de decisão ao lidar com escolha.
24 mandalas no artesanato
Mandalas para colorir
10 tatuagens de mandala
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Tatuagem no ombro, tendências de temas e desenhos para se inspirar
Fonte: Toda Matéria Dicas de Mulher
Imagem de destaque: Outlook