A Copa do Catar inovou muito no que diz respeito às mulheres participando do mundial, em campo e fora dele. Isso porque, além de ter sido a primeira vez em que um jogo da copa masculina foi apitado por um time de árbitras 100% feminino, no Brasil também tivemos um time de mulheres locutoras e comentaristas na Copa.
Aliás, a cobertura do maior torneio de futebol do mundo, contou com mulheres em diferentes cargos, tendo sido a primeira vez que uma mulher comentou os jogos masculinos na televisão aberta. Antes, isso só aconteceu em canais de esporte fechados. Agora demos um grande passo rumo a valorização das mulheres nesse meio, com profissionais mulheres em cargos de narradoras, comentaristas e apresentadoras da Copa.
Até 2022, apenas Ana Thaís Matos era comentarista da Copa, mas apenas em canais fechados. Mas na Copa do Catar, a Rede Globo, maior canal aberto brasileiro, integrou outras mulheres à equipe de transmissão do evento, com nomes como Renata Silveira, Renata Mendonça, Natália Lara, além de comentários especiais das jogadoras Formiga e Cristiane Rozeira.
Quem são as mulheres locutoras e comentaristas da Copa do Catar?
A seguir vamos conhecer um pouco mais quem são as mulheres que fizeram locução e comentários na Copa do Catar.
Renata Silveira
Começando com a Renata Silveira, que é acostumada com o pioneirismo nessa área, visto que ela foi a primeira mulher a narrar um jogo de futebol na Globo. E agora ela estreou como a primeira mulher a narrar um jogo da Copa do Mundo masculina, e na televisão aberta, o que é um fato histórico.
“A expectativa para essa estreia é a melhor possível. Será um momento muito esperado não só por mim, mas também por muitas mulheres, já que serei a primeira a contar a história de um jogo de Copa do Mundo. É a realização de um sonho e será um marco, já que depois desta edição, certamente teremos ainda mais mulheres narrando ou comentando”, disse Renata em entrevista ao UOL Esporte.
Natália Lara
Já Natália Lara também integrou o grupo de primeiras mulheres a narrar a Copa do Mundo masculina. No entanto, no caso de Natália, ela narrou pelo canal SporTV. E ela destacou que isso era um fato já esperado por ela e por outras mulheres, além de ter comemorado a conquista para todas as mulheres:
“Quando não tínhamos mulheres narrando, eu acreditei que a gente poderia fazer essa história. O movimento das mulheres, em si, é um movimento muito importante. Finalmente a gente pode falar: ‘Temos mulheres na Copa'”, destacou a jornalista.
Ana Thaís
Ana Thaís foi escalada para comentar os jogos da Seleção Brasileira e na Copa do Catar ela foi a primeira mulher brasileira em tal função. Aliás, Ana também foi a primeira mulher a comentar uma partida de futebol masculino na televisão aberta por aqui.
Em 2019, ela com quase 10 anos de carreira como repórter esportiva, ela teve o grande marco de sua trajetória na área. “Acho importante que as pessoas vejam uma mulher com liberdade de estar nesse lugar. Isso diz muito sobre o momento que a gente vive. Para mim, ocupar esse espaço na Copa é sinal de que a geração está mudando e que a gente faz parte dessa mudança.”, revelou ela.
E o melhor de tudo, ela fez isso diretamente do Catar.
Formiga
Além de Ana Thaís, outra voz feminina também foi ouvida durante os jogos da Copa do Catar. No caso, uma veterana do futebol e na seleção brasileira, a jogadora Formiga, que defendeu a camisa do Brasil por mais de 25 anos.
Sendo assim, ela também foi convidada pela Rede Globo a integrar o time de comentaristas da competição. E essa também foi sua primeira vez comentando uma Copa do Mundo. Mas ela já tem experiência na função, visto que ela já participou das transmissões de jogos amistosos da seleção feminina e Copa América.
Renata Mendonça
Renata Mendonça também estreia em Copas do Mundo. Ela é uma das comentaristas do SporTV, juntamente com Natália Lara.
Cristiane
Por fim, outra jogadora da seleção feminina também comentou os jogos da Copa do Mundo masculina, Cristiane Rozeira. Ela é jogadora do Santos e foi medalha de prata com a seleção feminina nas Olimpíadas de Atenas e integrou o time da cobertura da Copa.
Fontes: Marie Claire Notícias da TV Midia Ninja O Globo