Curiosidades

Para que servem os botões nos bolsos da calça jeans?

Mais uma mistério do jeans revelado! Quer saber para que servem os botões nos bolsos da calça jeans? Prepare-se para ficar impressionada!

Você pode até não refletir sobre isso, mas todas as peças de roupas que você usa contam uma história, sabia? No caso da calça jeans, como você já deve imaginar, essa relação histórica é ainda mais forte, já que ela foi criada em uma época em que as pessoas precisavam de algum tecido duradouro e prático para o trabalho.

Embora hoje em dia ela seja sinônimo de moda, a verdade é que muita coisa da calça jeans ainda pode nos remeter ao passado. Um bom exemplo disso, como você já conferiu aqui, é a função do bolso menor dessa peça na parte da frente e, como você vai descobrir hoje, a serventia de todos aqueles botões nos bolsos desse tipo de vestimenta.

Aliás, se você não pensou sobre isso, está na hora de pensar: afinal, porque um bolso relativamente pequeno de uma peça de roupa precisa de tantos botões?

6

Necessidade x botões nos bolsos

Ao contrário do que você pode estar imaginando, os vários botões nos bolsos da calça jeans não estão lá apenas para estética. Aliás, quando eles forma incrementados ao modelo, por volta do ano de 1892, eles tinha uma utilidade real, sabia?

4

Foi o alfaiate americano Jacob Davis, em San Francisco, quem pensou nesses botões nos bolsos que, na verdade, se tratam de rebites de cobre. Naquela época, ele estava acostumado a receber o jeans de vários trabalhadores, como os vaqueiros, que eram levados ao conserto com os bolsos rasgados.

3

Depois de muito realizar esse tipo de reparo, Jacob tratou de pensar em uma solução duradoura para o dilema. Com os rebites de cobre em cada terminação das costuras dos bolsos, a calça jeans se tornou resistente à praticamente todo o tipo de serviço que seus donos precisassem realizar.

Conserto x moda

No momento em que acrescentou aqueles botões no bolso das calças jeans, o alfaiate percebeu que havia tido uma ideia brilhante. Ele, no entanto, não conseguiu registrar sozinho sua invenção e acabou convidando seu fornecedor de tecidos, Levi Strauss, a patentear os bolsos rebitados.

2

Não demorou muito até que a “moda” pegou no resto do país. A durabilidade, desde então, passou a ser a “garota propaganda” do jeans e, com o tempo, acabou se tornando um adorno dessas peças.

1

Interessante, não? Mas essa não é a única coisa que você não sabe sobre sua calça jeans, quer ver? Confira também: Você NUNCA deveria lavar sua calça jeans! Saiba porquê.

Fonte: Diply, PR Newswire

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você