Cientistas revelam por que beijamos de olhos fechados

Você já se perguntou: Por que beijamos de olhos fechados? Para responder esse questionamento cientistas realizaram estudos.

O beijo é uma demonstração de carinho e afeto. Dessa forma, é normal beijar aquela pessoa especial. Diante disso, provavelmente você já reparou que ao beijar seu par romântico, ou aquele ficante, vocês costumam fechar os olhos. Da mesma forma, algumas pessoas se questionam: por que beijamos de olhos fechados? Por isso, a ciência buscou respostas para esse questionamento, e realizou alguns experimentos bem interessantes.

Ademais, não importa se é um simples selinho ou um baita beijão de tirar o fôlego, fechar os olhos ao beijar é algo automático. Então, algumas pessoas apontam ser um reflexo natural, e outras alegam ser uma tradição que se popularizou. No entanto, existem comprovações científicas do por que beijamos de olhos fechados.

Em síntese, acredita-se que os olhos se fecham durante o beijo para que possamos nos concentrar na atividade que está sendo feita. Isto é, ao fechar os olhos o seu cérebro foca mais em outras partes sensoriais do seu corpo. Logo, a atenção aos estímulos visuais e auditivos se reduzem, priorizando outros sentidos ligados ao beijo. Além disso, esse ato também pode contribuir com a conexão do casal, criando maior intimidade.

Por que beijamos de olhos fechados?

Conforme um estudo realizado na Inglaterra, pela Universidade de Londres, cientistas explicam um questionamento muito comum: por que beijamos de olhos fechados? Ademais, as pessoas fecham os olhos para manter o foco na atividade que estão realizando. Ou seja, o cérebro apresenta dificuldade ao processar um sentido ao mesmo tempo em que capta um estímulo visual.

Portanto, esse ato automático de fechar os olhos representa uma questão de apurar os sentidos. Pois, ao fechá-los os demais sentidos ficam mais aguçados. Além disso, você não foca no ato de beijar, e sim em senti-lo.

Por isso, você sente que está naquelas cenas de filme de clichê romântico, onde você não vê nem escuta nada ao seu redor. E, quando termina o beijo termina e seus olhos se abrem é como se você “voltasse para a realidade”, já que seu sentido visual volta a funcionar e os demais sentidos se equilibram.

Experimento científico tátil

Terra

Os cientistas realizaram pesquisas voltadas para entender como os alertas táteis dos carros, que vibram para chamar a atenção da pessoa, funcionam para o ser humano. Por exemplo, o protótipo de assento automotivo da Universidade Yale, nos EUA, que vibra quando uma pessoa está em perigo. No entanto, esses pesquisadores analisaram que os motoristas negam esses alertas quando estão concentrados na estrada.

Logo, os voluntários fizeram diversas provas visuais enquanto seu toque era analisado. Ademais, completaram atribuições de diferentes graus de dificuldade e responderam a pequenas vibrações que eram aplicadas nas mãos. Por fim, publicaram a pesquisa no Jornal de Psicologia Experimental: Percepção Humana e Performance.

Em síntese, os cientistas concluíram que as pessoas eram mais sensíveis ao tato quando seus olhos estavam fechados. Diante disso, é possível explicar o motivo do por que beijamos de olhos fechados. Visto que, ao desligarmos o estímulo visual, nos concentramos em outros aspectos mentais da nossa experiência.

Por que beijamos de olhos fechados: Experimento de psicólogos

Por que beijamos de olhos fechados: cientistas revelam o motivo
Uol

Os psicólogos Polly Dalton e Sandra Murphy realizaram estudos para entender e responder o questionamento: por que beijamos de olhos fechados? Em suma, eles estudaram o comportamento de vários jovens ao beijar.

A princípio, ao beijar de olhos fechados, notaram que pequenas e intensas vibrações eram enviadas até as mãos através do sistema nervoso. Porém, ao abrirem os olhos, essas vibrações eram cortadas totalmente ou diminuídas. Logo, notaram que beijar de olhos fechados tornava a sensação mais intensa e profunda. Além disso, deixa o beijo bem mais romântico e torna a relação mais íntima, trazendo segurança e mais intimidade.

Entretanto, não tem problema nenhum em abrir seus olhos às vezes durante o beijo para ver quem você está beijando, ainda mais se for aquele seu crush gato, não é mesmo?

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Beijo na boca – Origem, por que fazemos isso e quais os tipos de beijo.


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários