Salsão: benefícios, propriedades, cuidados e receitas

O salsão é uma planta aromática comestível da família das apiáceas. Como o próprio nome diz ele lembra uma salsinha que cresceu demais

Antes de mais nada você pode precisa saber que salsão e aipo são definitivamente a mesma coisa. Entretanto cada região chama de uma maneira, mas a raiz sobretudo é a mesma. Seu nome Científico é Apium graveolens e sua origem é da Europa. Sobretudo em algumas partes do mundo, ele é cultivado principalmente por suas sementes, comumente usadas como especiarias quando esmagadas e que contêm um composto oleoso especial chamado apiol, que é usado medicinalmente e como um agente aromatizante.

Contudo é uma hortaliça bastante cultivada nos países de clima temperado. Em síntese a verdura é bastante utilizada em diversas receitas de sopas e saladas bem como também pode ser utilizada como remédio caseiro para emagrecer e até mesmo para tratar distúrbios renais.

Mas no Brasil, o seu consumo ainda é restrito, sendo o estado de São Paulo o maior produtor e consumidor. A região sudeste apresenta condições climáticas adequadas para a cultura, com plantios idealmente nos meses de março a maio, quando a temperatura é mais amena, e a umidade do ar é mais baixa, ocasionando uma menor incidência de doenças.

Em suma todas as partes do salsão podem ser consumidas, inclusive as sementes, que têm benefícios relevantes, pois ajudam a diminuir a inflamação e combater infecções bacterianas.

Propriedades

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Sítio da mata

A raiz do salsão em geral é utilizada para preparar sopas e caldos; o caule, por ser levemente crocante, vai muito bem em saladas e receitas mais complexas, além de ser usado para enfeitar o famoso coquetel Bloody Mary. Já as folhas do salsão funcionam como tempero e têm um gosto parecido com o da salsa.

O salsão é rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio. Sobretudo tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro das presentes numa mesma porção de alface comum, por exemplo. Bem como é rico em flavonoides, água, ferro, potássio, fósforo, cálcio, sódio e vitamina B.

Benefícios do salsão

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Tri curioso

Definitivamente o salsão possui muitos benefícios para a saúde devido às suas propriedades diuréticas, expectorantes, laxantes, tônicas e é rico em flavonoides, vitaminas e minerais que fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo. Veja alguns exemplos.

 1- Ajuda a regular o sono

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Veja

Como dito anteriormente o salsão contém magnésio e esse nutriente provoca um efeito relaxante e calmante nos nervos, o que promove um bom padrão de sono. Isso significa que se você enfrenta um distúrbio do sono como a insônia, você pode incluir na dieta e experimentar estes benefícios do salsão.

2- Ajuda combater acidez estomacal

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Katryn ribeiro

Esse é mais um de seus vários benefícios. Para obter esse resultado basta passar algumas folhas ou talos de salsão pela centrífuga e tome o suco concentrado quando necessário.

3- Protege contra o câncer

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Panorama farmaceutico

Isso de acordo com um estudo feito pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Basicamente quando o tumor está em desenvolvimento, uma rede de vasos sanguíneos forma-se a seu redor para alimentá-lo. A apigenina presente no salsão bloqueia a formação deles, atrapalhando a formação do tumor.

Segundo outros estudos feitos sobre esse tema, os poliacetilenos ajudam a reduzir a toxicidade e combatem a formação de câncer, principalmente o de mama, intestinal e leucemia.

4- Ajuda a combater infecções

Planserv

O salsão é usado medicinalmente há séculos como um alimento antibacteriano. Comprovação feita com base em um relatório que foi publicado no Journal of Pharmacy and Pharmacology em 2009, onde mostrou que o salsão contém componentes antimicrobianos especiais, que são encontrados nas suas sementes.

5- Ajuda em crises de alergia

Vix

Para o resultado disso basta espremer o suco de uma raiz de aipo fresco. Tome uma a duas colheres de chá três vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.

6- É diurético

Hype science

O salsão estimula o bom funcionamento dos rins, melhora a circulação e elimina toxinas do organismo. Consumido como chá, trata infecção urinária, combatendo os micro-organismos que prejudicam a bexiga.

7- É digestivo

Cura natural

Em suma o salsão estimula também o bom funcionamento do aparelho digestivo e diminui a acidez no estômago, prevenindo azia e má-digestão.

8- Ajuda a perder peso

Notícias ao minuto

Em síntese isso acontece porque ele é um alimento com baixas calorias, mas com nutrientes relevantes que ajudam a perder peso. Sua composição ajuda a regular o metabolismo lipídico e fornece antioxidantes, eletrólitos, vitaminas e minerais, como vitamina C, vitaminas do complexo B e potássio, todos com pouquíssimas calorias.

9- Auxilia na saúde do fígado

Ig

A ação da verdura definitivamente ajuda a reduzir o acúmulo de gordura no órgão. Isso significa que se você está sofrendo da doença do fígado gorduroso, o salsão pode ser um alimento imprescindível e que vai colaborar positivamente com o tratamento desta condição. Tudo isso ficou evidente após uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição e Ciência de Alimentos da Universidade de Helwan, no Egito.

 10- Ajuda na prevenção de pressão alta

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Veja

Em suma suas sementes contêm extratos hexânicos, metanólicos e aquoso-etanólicos que melhoram a circulação, diminuem a inflamação e ajudam a controlar a pressão arterial. Bem como é um relaxante muscular, melhorando o fluxo de cálcio e potássio para dentro e para fora das células.

11- Ajuda a baixar o colesterol alto

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
O defensor

O alimento basicamente contém um composto exclusivo chamado 3-n-butilftalida (BuPh) que tem ação hipolipemiante que ajuda a reduzir os lipídios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Departamento de Farmacologia da Universidade de Cingapura tudo isso ficou comprovado após uma análise feita em ratos.

12- Ajuda a melhorar o hálito

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Segs

O chá de salsão através da clorofila e de seu poder alcalinizante ajuda a purificar o hálito e melhorar a saúde bucal.

13- Ajuda reduzir inflamações

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Instituto trata

O salsão contém antioxidantes e polissacarídeos que são conhecidos por atuar como anti-inflamatórios, especialmente flavonoides e polifenóis. Portanto apoiam a saúde geral, ainda mais à medida que envelhecemos, lutando contra os danos dos radicais livres que podem levar à inflamação.

14- Ajuda a prevenir úlceras

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Quelson coelho

Primeiramente que a descoberta foi feita com um estudo publicado no Journal of Pharmaceutical Biology. Contudo na pesquisa foi constatado que o salsão contém um tipo especial de extrato de etanol que é útil para proteger o revestimento do trato digestivo de úlceras. Tal extrato tem a capacidade de repor significativamente os níveis esgotados de muco gástrico, que é necessário no revestimento do estômago para evitar a formação de pequenos orifícios e aberturas.

15- Alivia cólica menstrual

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Terra

Em suma basicamente o chá de salsão pode ser um grande aliado para diminuir dores e cólicas, devido à sua ação antiespasmódica.

Usado como remédio caseiro

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Extra fruti
  • Ácido útico elevado: Tomar o chá de salsão 3 vezes ao dia;
  • Soltar o catarro: Passar as folhas ou talos de salsão pela centrífuga e tomar este suco concentrado com 1 colher de mel diariamente.
  • Rouquidão: Fazer gargarejos com o chá da verdura.
  • Frieira: Amassar as folhas dele com um pilão até formar uma pasta. Aplicar a pasta na frieira 3 vezes ao dia até que desapareçam.

Cuidados

Salsão- conheça as propriedades e benefícios dessa raiz
Saladero

Antes de mais nada o salsão ou aipo possui sim diversos benefícios. Primeiramente que os cuidados já começam na compra. Em suma, na hora de escolher qual pé de salsão levar para casa, é importante saber que quanto mais escura for a cor do vegetal, mais forte será o seu sabor.

Sobretudo tenha atenção também na forma de conservação. Portanto o indicado é cortar o aipo ainda fresco em pedaços pequenos e logo depois congelar.

Contudo pessoas que possuem alergia ao pólen de bétula e artemísia são propensos a desenvolverem reações alérgicas. Portanto não é recomendado.

Bem como também não é recomendado para pessoas com problemas renais, isso em virtude dele possuir função diurética. Por fim, da mesma forma não é indicado também para grávidas. Já que ele pode induzir o sangramento e contrações no útero.

Receita: Salsão refogado

Ingredientes:

  • Talos e folhas de salsão picados;
  • Alho, cebola e azeite;
  • Sal, pimenta e especiarias à gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, refogue a cebola no azeite e, logo depois, acrescente o alho e deixe dourar. Então, acrescente o salsão, frite por alguns minutos e acrescente água para cozinhas. Por fim, espere secar, tempere e sirva.

Caponata de berinjela com salsão

Ingredientes:

  • 2 berinjelas;
  • 3 tomates;
  • 1 cebola;
  • 3 colheres (sopa) de azeitonas;
  • 3 colheres (chá) de alcaparras;
  • Óleo;
  • ½ copo de vinagre de vinho;
  • 1 colher (café) de açúcar mascavo;
  • Uma pitada de sal;
  • 6 folhas de manjericão;
  • 1 punhado de salsão.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, lave e corte os talos de salsão e leve para ferver por cinco minutos. Então, escorra e deixe descansar sobre um pano limpo. Em seguida, corte os outros ingredientes e leve-os para refogar. Por fim, adicione o salsão, ervas e temperos.

Então esse foi nosso conteúdo! Aliás, se você gostou que tal ler também a seguinte matéria: 13 benefícios do alho para sua saúde (muito além do tempero)

Imagem de destaque: Horta e flores

Fontes: Ecycle Mundo boa forma


Outras postagens

4.7 3 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Wagner de Souza Feresin
Wagner de Souza Feresin
16 de dezembro de 2021 15:18

Excelentes explanações