Ah, o amor! No mundo todo existem datas para celebrar o amor, bem parecidas com o nosso Dia dos Namorados. São datas com origens muito antigas. Nos Estados Unidos e em vários países europeus, por exemplo, o Valentine’s Day (Dia de São Valentim) é essa data tão especial, comemorada no dia 14 de fevereiro. Em Valencia, na Espanha, além do dia de San Valentín também se comemora el día de los enamorados (dia dos apaixonados) em 9 de outubro. Na Romênia é 24 de fevereiro. E muitos outros países tem seus dias de festividade relacionados ou além do Valentine’s Day.
Mas, por que o Brasil não comemora o Valentine’s Day propriamente dito? E, melhor ainda: por que, no Brasil, o Dia dos Namorados só é festejado no dia 12 de junho?
Origem do Dia dos Namorados
Não dá pra falar de Dia dos Namorados sem falar de Valentine’s Day.
O Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day no inglês, tem sua origem associada a um santo cristão chamado Valentim, um mártir que viveu no século III. O que se conta é que, durante uma época em que o imperador romano havia proibido uniões matrimoniais, ele realizava casamentos secretos. Então, por defender o amor e o casamento, as autoridades prenderam e executaram Valentim. Antes disso, no entanto, o padre teria deixado uma carta para a filha de um general, pela qual ele teria se apaixonado em segredo. No final da carta, ele assinou “seu Valentim” (ou “Yours, Valentine’s”, em inglês). É por isso que até hoje os cartões que as pessoas trocam no Valentine’s Day são assinados dessa mesma maneira.
Sua coragem e dedicação ao amor fizeram dele um símbolo romântico, e assim surgiu a tradição de celebrar o Dia de São Valentim. Mas também se acredita que essa tradição na verdade veio da Lupercália, um festival romano que se realizava no dia 14 de fevereiro e era em honra da Deusa Juno (protetora das mulheres e do casamento) e Pan (Deus da natureza), e que também marcava o principio da primavera.
Já no Brasil a origem é um pouco diferente. De acordo com a professora de Letras Elaine Christina Mota, em entrevista ao site A Cidade Online, tudo começou na década de 40, quando o publicitário João Agripino da Costa Doria Neto, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria, sugeriu a data de 12 de junho. Data esta que tanto o publico quanto os comércios acataram, e a comemoração foi criada em torno dos benefícios comerciais.
Por que no Brasil se comemora o Dia dos Namorados no dia 12 de junho?
A sugestão e a eventual escolha do dia 12 de junho, por parte do publicitário, impactaram significativamente a forma como o Dia dos Namorados é celebrado no Brasil.
Inspirado pelo sucesso do Valentine’s Day nos Estados Unidos, Dória fez a escolha ousada de estabelecer o dia 12 de junho como o Dia dos Namorados no Brasil. Além do aspecto sentimental e romântico, ele reconheceu que essa data poderia se tornar uma oportunidade de ouro para o comércio brasileiro. A data, criada com o intuito de impulsionar as vendas, é efetiva até os dias de hoje. Diversos setores aproveitam a ocasião para lançar promoções, oferecer descontos especiais e criar campanhas publicitárias que chamam a atenção do grande público. Lojas de presentes, restaurantes, floriculturas e hotéis são apenas alguns dos segmentos que encontram certo crescimento nos ganhos durante essa celebração.
Santo Antônio
Outro fator que contribuiu para a escolha do dia 12 de junho como o Dia dos Namorados no Brasil foi o clima. O mês de junho traz o início do inverno e, com isso, as temperaturas mais amenas e propícias para momentos aconchegantes e programas de casal. É uma época em que os apaixonados podem desfrutar de programas românticos, como jantares à luz de velas, passeios de mãos dadas e noites agradáveis em frente à lareira. A proximidade com o Dia de Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro”, também ajudou as tradições religiosas a se misturarem com a celebração romântica e comercial. Sendo assim, nesse dia, muitos casais trocam presentes, fazem declarações de amor e até mesmo aproveitam para oficializar o compromisso em casamentos ou noivados. E foi assim que o Dia dos Namorados começou.
No fim das contas, não importa qual dia se celebra ou o que você pode ou não dar como presente material, o que realmente importa é poder mostrar pras pessoas que amamos o quão importantes elas são pra nós. Então, vamos aproveitar essa data tão especial que é o Dia dos Namorados e nos permitir abrir o coração para essas pessoas que moram nele. Ah, para finalizar, nada impede que você comemore seu próprio Valentine’s Day e diga às pessoas que ama o quanto são especiais, em outras ocasiões também! Já vimos que ao redor do mundo existem muitos dias para aproveitar.
Por fim, se você gostou dessa matéria, com certeza você vai adorar essa aqui também
Fontes: Terra, A Cidade Online, Radio Taxi Valencia, Seguro Viagem, A Publicação