Valentine’s Day: por que o Dia dos Namorados no Brasil não é em fevereiro?

Por que, no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, enquanto nos Estados Unidos, o Valentine’s Day é no dia 14 de fevereiro? A gente conta

Ah, o amor! Em todas as partes do mundo existe uma data em que se comemora o amor, bem parecida com o Dia dos Namorados. Nos Estados Unidos e em vários países europeus, por exemplo, o Valentine’s Day (Dia de São Valentim) é essa data especial, comemorada no dia 14 de fevereiro.

Mas, por que, afinal de contas, o Brasil não comemora o Valentine’s Day? E, melhor ainda: por que, no Brasil, o Dia dos Namorados só é festejado no dia 12 de junho?

Dia dos Namorados

Rascunho automático

Se você achava que haveria um motivo cultural por trás disso tudo, lamentamos em decepcioná-lo. Na verdade, a diferença é apenas uma questão comercial.

De acordo com a professora de Letras Elaine Christina Mota, em entrevista ao site A Cidade Online, na década de 40, o publicitário João Agripino da Costa Doria Neto, pai do atual governador de São Paulo, João Doria; criou a data para alavancar as vendas do mês de junho.

Valentine's Day: por que o Dia dos Namorados no Brasil não é em fevereiro?
João Doria Jr e o pai, João Doria

Na época, ele trabalhava para a Exposição Clíper, uma loja muito conceituada na época, e acabou criando o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”. Ele combinou a necessidade de vender mais com a data de 12 de junho, um dia antes do Dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro da Igreja Católica.

A ideia deu tão certo que João Doria recebeu para a Exposição Clíper o prêmio de agência do ano. Desde então, no Brasil, o Dia dos Namorados passou a ser comemorado no dia em questão.

Valentine’s Day

Rascunho automático

Já, com relação ao Valentine’s Day, comemorado nos Estados Unidos e na Europa, o que se celebra não é exatamente a relação amorosa entre casais. Comemora-se nesse dia, o amor universal, o amor entre pais e filhos, entre netos e avós, entre amigos e até mesmo os cachorrinhos das famílias costumam ser lembrados.

Historicamente falando, a data entrou para o calendário no século 5, depois de o Papa Gelásio oficializar o dia oficial de São Valentim em 14 de fevereiro.

Apesar de existirem várias versões para a história, a versão mais conhecida sobre a origem de São Valentim é que ele era um padre romano, condenado à morte nessa mesma data no ano de 270. Os casamentos, naquele período, teriam sido banidos pelo imperador Cláudio II, que defendia a ideia de que homens casados não se tornavam bons soldados.

Valentine's Day: por que o Dia dos Namorados no Brasil não é em fevereiro?

Padre Valentim, no entanto, continuava realizando cerimônias de casamento em segredo, a fim de possibilitar o amor dos casais apaixonados. O problema é que ele foi descoberto e, então, condenado à morte.

Antes de ser executado, no entanto, o padre teria deixado uma carta para a filha de um general, pela qual ele teria se apaixonado em segredo. No final, ele assinou “seu Valentim” (ou “Yours, Valentine’s”, em inglês). É por isso que até hoje os cartões que as pessoas trocam no Valentine’s Day são assinados dessa mesma maneira.

E agora, entendeu a diferença? Mesmo assim, isso não impede de você comemorar seu próprio Valentine’s Day e dizer às pessoas que você ama o quanto elas são especiais!

Agora, se você quiser já ir se preparando para a comemoração brasileira, essa matéria pode lhe dar muitas ideias legais: 10 ideias para comemorar o Dia dos Namorados gastando pouco.

Fontes: Terra, A Cidade Online

Imagens: Gazeta do Povo, Canção Nova


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários