Dicas & Truques

Batom quebrado, dá para recuperar? Passo a passo para fazer em casa

O batom quebrado pode ser restaurado. É muito ruim quando o produto estragado é o mais querido e usado no dia a dia da mulher.

Atualizado em 14/10/2020

Já imaginou poder consertar o seu batom quebrado? O produto estragado é o campeão de descarte na vida das mulheres, mas é possível sim restaurá-lo e evitar o ato desnecessário. É triste quando nos apegamos a uma cor favorita e do nada um acidente destrói a sua maquiagem preferida.

Mas, vamos esclarecer como não deixar de lado o seu batom favorito e recuperá-lo em um piscar de olhos. Do ponto de vista ambiental, a natureza ganha e muito com essa atitude. O bolso também é outro beneficiado com a reciclagem. Portanto, não perca as esperanças, pois para tudo tem um jeito na vida.

É possível recuperar o batom quebrado?

Desvendando Sonhos

A princípio, por muitos anos a mulher tem se livrado, sem ao menos pensar duas vezes, do seu batom quebrado. No entanto, alguns truques básicos tem dado novas oportunidade de uso para o produto danificado. Portanto, chega de deixar guardado ou perpetuar a cultura do descarte do o seu cosmético favorito.

Nós viemos para desmistificar a todos que dizem que é impossível consertar o objeto. Muitos usam até cotonetes ou outros utensílios para reaproveitar aquele restinho dentro do tubo, após a quebra do batom. O problema é quando a outra parte maior é jogada fora pois, por incrível que pareça, ela é muito fácil de ser colado no lugar novamente.

Separa aí 15 minutinhos do seu dia e coloque a mesa todos os produtos estragados e dê uma olhada nesse passo a passo. Logo logo a sua make poderá contar de novo com a opção que um dia você pensou em descartar e gastar mais dinheiro para repor o seu estoque.

Passo a passo para recuperar o batom quebrado

Alto Astral

Diga adeus para o seu pensamento nada sustentável de descartar o seu batom quebrado. Com apenas um isqueiro, um papel e alguns minutinhos do seu congelador o problema do produto estragado e de todas as mulheres serão resolvidos. Então separe o momento e não esqueça de passar adiante o macete mais útil de todos os tempos.

1 – Preparar o ambiente

Almanaque SOS

Todas nós mulheres sabemos o quão difícil é tirar o batom do rosto. Haja paciência e muito demaquilante para se livrar da coloração. Portanto, pensando nisso, o primeiro passo para recuperar o seu batom quebrado é preparar o ambiente de trabalho. Não é qualquer lugar que ser e certos cuidados precisam ser estabelecidos em relação ao produto estragado.

Separa afinal um pedaço de papel toalha e forre um espaço plano da sua casa. Assim será possível sujar e manchar o quanto quiser a superfície, sem se preocupar em limpar depois. As mãos são também outra preocupação, pois se sujar pode dar muito trabalho para lavar depois.

2 – Monte o quebra cabeças do seu batom danificado

Doida por Roupas

O segundo passo é literalmente montar o quebra cabeças. Pegue com cuidado a pontinha do batom danificado e coloque novamente no seu lugar. Não aperte muito, mas também não deixe de forma tão frouxa, porque você irá precisar da estabilidade das duas parte para conseguir concretizar o próximo passo.

3 – Pegue um isqueiro ou uma vela

Almanaque SOS

Deixe de lado o que conseguiu enfim encaixar de modo que não desfaça. Procure em sua casa um isqueiro ou, se preferir, uma vela. O fogo é fundamental no processo para que derreta e crie novamente uma liga no componente químico do batom quebrado.

Acenda-a e com muito cuidado vá passando a fissura no fogo. Você irá perceber que aos poucos haverá uma junção entre ambas as partes. Contudo, preste muita atenção para não acontecer nenhum acidente. A preferência é que isso seja feito de forma inclinada e com os dedos na extremidade do bastão do batom.

4 – Resfrie o batom danificado

Make Coisa e Tal

Logo depois de derreter e perceber que houve a junção, leve o batom até a geladeira. O resfriamento é necessário para retardar a transformação do conteúdo sólido para o líquido. Feito isso, com certeza o batom danificado vai voltar ao seu estado normal, porém unificado novamente.

5 – Modele o batom danificado

Almanaque SOS

Assim como uma vela, o batom que passa pelo procedimento de queimar e resfriar vai ficar com uma aparência meio deformada. Vale lembrar que ele não vai voltar para o seu estado original, mas após o resfriamento é possível modelar o produto. Portanto, separe uma lixa ou um palito de dente e prepare-se para parte mais artesanal.

De maneira suave vá raspando o instrumento nas parte mais protuberantes. O desgaste vai fazer com que a superfície se afine e iguale ao restante do batom, na medida do possível. Dessa forma ficará mais fácil de guardar o seu batom novamente dentro do bastão através do seu rolamento.

Use e abuse

Claudia

Pronto! Agora é só usar e abusar do seu batom preferido e promover uma nova opção sustentável de manter o seu cosmético novinho em folha. O batom é um dos utensílios mais requisitados nas listas de maquiagem das mulheres, portanto evitar o descarte é contribuir para uma natureza mais equilibrada e uma sociedade reeducada.

Por fim, leia mais dicas e truques com a maquiagem em Pincéis de maquiagem – Os principais, utilidade e dicas na hora de usar

Fontes: Karen, Glambox, WikiHow

Fontes de imagens: desvendando sonhos, Alto Astral, Almanaque SOS, Almanaque SOS 2, Make Coisa e Tal, Almanaque SOS 3, Claudia, Vaca de óculos