Como cortar cebola de uma forma prática, rápida e fácil

Cortar cebola é sempre um sacrifício para você na cozinha? Então acabe de vez com essa angústia e vem descobrir formas práticas de realizar essa tarefa.

Cortar cebola parece a tarefa mais simples quando você pensa em cozinhar. Acontece, que assim como o alho, não se corta esse “creme de la crema” da culinária de qualquer jeito.

para qualquer ação que você efetuar na cozinha, é necessário cuidado e dedicação. Afinal de contas, ela irá dar o sabor especial para quase todos os pratos preparados. Imagine aquele bife acebolado ou aquela pizza de calabresa, com a cebola cortada de tudo quanto é jeito, menos da forma certa.

Como cortar cebola de uma forma prática, rápida e fácil

Acontece que existe uma técnica perfeita para cortar a cebola. inclusive, essa mesma fórmula pode ser usada em outro produtos na cozinha, como os legumes.

A técnica serve tanto para facilitar a vida do cozinheiro que irá cortar os ingredientes, quanto para dar um up grade na estética do prato.

Existem dois tipos de técnicas, para dois tipos de corte diferentes

Cortar cebola: fórmula Julienne

Como cortar cebola de uma forma prática, rápida e fácil

Sabe o bife acebolado e a pizza de calabresa que falei na introdução? A cebola é quase sempre cortada em tiras para esse tipo de prato. Esse corte é chamado de Julienne.

O corte Julienne necessitam de uma cebola um pouco maior que um limão, se você deseja que as tirinhas sejam bem fininhas. Também não pode faltar uma faca bem afiada. O truque perfeito para não machucar os dedos é fazer uma garra com a mão, recolhendo os dedos para dentro. Veja como se faz;

  • Ainda com casca e sem remover a raiz da cebola, corte-a ao meio, no sentido do comprimento;
  • Remova a raiz e a casca;
  • Faça cortes com 3mm de espessura;
  • Retire apenas uma das pontas, tire a casca da cebola e, apoiando uma das metades na tábua, faça cortes na cebola no sentido do comprimento, com mais ou menos 3 mm de largura.
  • A cebola vai ficar parecendo um leque. Nessa hora corte a raiz que a une e você terá as tirinhas perfeitas.

Cortar cebola: fórmula Brunoise

Como cortar cebola de uma forma prática, rápida e fácil

Apesar do nome bem chique, esse tipo de corte não passa do clássico cubinhos. Ele é perfeito para molhos e afins. Para fazer esse corte, você terá que saber fazer o corte anterior. Porém, irá parar antes da parte final, que é cortar a raiz que une as tiras, e continuára dessa parte o corte Brunoise. Veja como fazer;

  • comece a cortar a cebola em pequenas tiras
  • Depois de já ter cortado em Julienne, vá cortando os cubinhos no sentido contrário das tirinhas até chegar na raiz da cebola.

Fácil, não é? Então a partir de agora você já pode começar a fazer essas técnicas ai na sua casa. Boa sorte.

Você gostou dessa matéria? Então também vai gostar dessa aqui, aliás, ninguém gosta de chorar enquanto cozinha: Este é o único truque que realmente faz você cortar cebola sem chorar

Fonte: Consul


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários