Você é do tipo que adora cozinhar ou quá? Na cozinha dá uma de ‘chef gourmet’ ou vai no improviso das gororobas para sobrevivência? Independente disso, a gente sabe que no final das contas vai sempre ter que encarar uma pia cheia de louça pra lavar.
As vasilhas de uma forma geral não são muito problema, a questão é quando chega nos utensílios um pouquinho mais chatos, como a hora de limpar o liquidificador.
Pois bem, imagine a seguinte situação: você acorda, faz todo aquele processo matinal se preparando para o café da manhã – suponhamos que você seja essa pessoa super-ativa, que acorda cedo, feliz e contente – aí decide que hoje é um bom dia para tomar uma vitamina de banana com aveia e mais algumas coisinhas que você gosta.
A ideia é maravilhosa! Só que o liquidificador fica em cima da bancada e faz um tempinho desde a última vez que você usou.
Conheça também 10 dicas básicas para quem quer aprender a cozinhar
Essas sujeirinhas são bem normais, afinal de contas, ele tá parado lá tem um tempo. Mas como são poucas e elas quase não aparecem, você não se incomoda e faz a vitamina mesmo assim.
Seguinte, essas sujeirinhas podem não parecer muito importantes na hora, mas a verdade é que tem muito mais sujeira do que você imagina. O pior é saber que são restinhos de comida que já passaram do estágio de decomposição.
Então, pra evitar essas ‘nojeirinhas inocentes’, a gente vai te ensino um jeito suuuuuuuper fácil de limpar o liquidificador de maneira mega eficiente.
Aprenda esse Truque simples acaba com o cheiro de fritura na casa depois de cozinhar
Você vai precisar de:
– Detergente
– Esponja ou um pano macio
– Bicarbonato de sódio (gente, esse negócio é vida, serve pra tudo!)
– Álcool antisséptico (daqueles de kit de primeiros socorros)
– Cotonetes
Veja 12 produtos inusitados para fazer sua cozinha mais divertida
Como limpar o liquidificador de maneira fácil e eficiente
1 – A primeira coisa é mergulhar a esponja ou o paninho macio em água quente com detergente, depois o torça completamente. Isso é importante para tirar o excesso de água e não estragar a base do liquidificador. Limpe absolutamente toda a base, lembrando até da parte de baixo.
2 – Mergulhe a ponta dos cotonetes no álcool antisséptico para limpar aqueles cantinhos mais chatinhos. Geralmente são os lugares que mais acumulam sujeira. O álcool limpa com muita eficiência essas regiões e evapora rapidamente, não tendo riscos de causar problemas nas partes elétricas.
3 – Se a jarra for de borracha e plástico, você pode usar a mesma água quente com sabão e usar a esponja para limpar. Se for de vidro, e você tiver uma lava-louças, é só colocar lá.
4 – Para limpar bem as lâminas, retire-as e as deixe imersas em água quente com bicarbonato de sódio. Deixe de molho por um tempo.
5 – Ao remontar o aparelho, coloque uma colher de azeite de oliva na borracha de vedação entre a base e o copo.
6 – Guarde o liquidificador sempre montadinho, assim você evita que entre poeira no meio das peças.
Ah, só lembrando, caso você seja uma pessoa que gosta de “fazer arte” e usa o liquidificador para outros fins que não seja cozinhar, é importante ter um aparelho separado só para isso.
Fonte: Brightnest