Dicas & Truques

Como saber se o ovo está bom – 3 truques infalíveis para descobrir

Já aconteceu de você quebrar um ovo para usar e ele estar estragado? Existem alguns truques que podem te ajudar como saber se o ovo está bom.

Por Claudia de Castro Ribeiro

Como saber se o ovo está bom? Primeiramente, não existe nada pior do que estragar uma receita ao quebrar um ovo estragado em cima dos seus ingredientes. Algumas vezes, deixamos alguns ovos guardados por muito tempo e eles acabam vencendo. Ou pode acontecer, até mesmo, de compramos alguns ovos já perdidos na própria cartela.

Por isso, antes de usar, é sempre importante verificar a validade do ovo! Sim, isso mesmo, tem como você saber se o ovo está bom antes mesmo de quebra-lo.

Truques para saber se o ovo está bom

Como saber se o ovo está bom - 3 truques infalíveis
Fonte: controlandodiabetes

1- Coloque o ovo em uma tigela ou um copo largo com água fria e veja se ele flutua.

Dentro dos ovos existe uma  uma pequena bolsa de ar, quanto mais tempo passa, mais ar entra pela casca e se instala dentro dela. Conforme isso ocorre, a bolsa se expande e faz com que o ovo flutue mais.

Sendo assim, se o ovo afundar de lado na base do copo, ele está excelente para consumo. Se o ovo afundar de pé na base do copo, ele já passou do pico, entretanto ainda pode ser consumido com segurança. Mas se o ovo estiver flutuando, ele não está fresco. Porém, isso não significa, necessariamente, que ele está estragado. O melhor é abrindo-lo em outra tigela e procurar por sinais de que ele tenha estragado.

2- Segure o ovo ao lado do ouvido e chacoalhe-o

A medida que vai envelhecendo, a umidade e o dióxido de carbono escampam pela casca do ovo. Além disso, a clara e a gema começam a ressecar e encolher. Dessa forma, a bolsa de ar interna se expande dentro do ovo. Sendo assim, uma bolsa de ar maior dá mais espaço para o conteúdo se mover dentro da casca, emitindo um som de líquido se movendo.

Portanto, se o ovo estiver emitindo sons ao ser chacoalhado, isso significa que ele não está fresco. Ou seja, os sons emitidos indicam que o ovo está velho, não que não pode ser consumido com segurança.

3- Quebre o ovo em um prato ou tigela para verificar a qualidade da clara e da gema

Como saber se o ovo está bom - 3 truques infalíveis
Fonte: mundiario

A integridade do ovo será menor conforme ele envelhece, de modo que o conteúdo dele não se manterá tão unido com o passar do tempo. Veja se o ovo tende a se espalhar muito no prato ou se tem aquele aspecto “aguado”. Caso isso aconteça, quer dizer que ele já passou do ponto.

Assim, uma forma fácil de como saber se o ovo está bom é que se a gema estiver plana e quebrar com facilidade, o ovo está velho. Se a gema se move com facilidade, isso significa que a calaza (o filamento da clara que segura a gema no lugar) enfraqueceu e que o ovo está envelhecendo. Se a clara estiver grossa e cinzenta, isso indica que o ovo está bastante fresco. Uma clara muito transparente significa que o ovo está velho, porém, ainda pode ser consumida.

Identificando um ovo ruim

Existem também outras formas de como saber se o ovo está bom depois de quebra-lo. Sendo elas:

– Quebre o ovo e veja se ele exala um odor forte;

– Quebre o ovo em um prato pequeno e inspecione a cor dele;

Como evitar que 0 ovo estrague

Como saber se o ovo está bom - 3 truques infalíveis
Fonte: vix

Existem também algumas dicas para que você evite que seu ovo estrague! Os quais são:

1- Confira a data de validade na embalagem

A maioria dos alimentos comercializados devem conter o prazo de validade na embalagem. Este pode ser identificado como “não vender após” ou “válido até”. O prazo deve ser até, no máximo, 30 dias após o dia em que os ovos foram embalados.

Por outro lado, se mantidos na geladeira, os ovos podem continuar bons por pelo menos mais 30 dias além da data de validade. Ou seja, dois meses.

 2- Confira a data recomendada para o consumo

Sendo assim, a maioria das marcas também estampam na embalagem “Consumir até” ou “Melhor até”. Dessa forma, o melhor é consumir seus ovos durante esse período. O prazo deve estar dentro de 45 dias a partir da data de embalagem dos ovos. Utilize os ovos dentro de duas semanas após o fim desse prazo.

Enfim, “melhor até” é referente ao período em que os ovos estão mais frescos e apresentam melhor textura, sabor e propriedades de liga e espessamento. Contudo, isso não quer dizer que os ovos estão estragados ou podres após a data.

3- Utilize o código de três dígitos que indica a data em que os ovos foram embalados

Entretanto, nem todas as embalagens contém a data de validade. Dessa forma, como saber se o ovo está bom? Bem, o recomendado é que se observe a data em que eles foram embalados. Porque assim, você terá uma ideia de quando eles foram colhidos. Geralmente essa data aparece como um código de três dígitos utilizando o calendário Juliano.

Isso significa que os ovos embalados no dia 01 de janeiro estariam identificados por 001, enquanto os ovos embalados no dia 15 de outubro estariam identificados por 288 e aqueles em em 31 de dezembro por 365.

4- Jogue fora quaisquer ovos que sejam mantidos em temperatura ambiente por duas horas ou mais após terem sido refrigerados.

Após guardar um ovo na geladeira, é importante mantê-lo na mesma temperatura. Isso porque, como a casca é porosa, bactérias e fungos podem entrar por ela para dentro do ovo.

Por conseguinte, para prevenir variações de temperatura, guarde os ovos na parte mais fria da geladeira, não na porta. Por exemplo, a porta da geladeira, por estar sempre sendo aberta e fechada, varia mais de temperatura. Dessa forma o melhor é não deixar os ovos nesse local.

Se receber ovos não lavados e em temperatura ambiente, não é necessário refrigerá-los. Pois os ovos possuem, naturalmente, uma película protetora, mas que, quando lavado, ela acaba sendo retirada.

5- Siga as instruções da embalagem para determinar por quanto tempo manter os ovos

É seguro presumir que os ovos estarão bons por pelo menos dois meses. Contudo, se estiver na dúvida ou caso crie galinhas, consulte as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

E ai? Agora já é expert em como saber se o ovo está bom?

Gostou dessa matéria? Então leia também: Como fazer conserva- Passo a passo, dicas, benefícios e cuidados.

Fontes: wikihow, gazetadopovo.

Imagem de destaque: vix

Próxima página »

Escolhidas para você