Incensos: o que são, para que servem? Conheça 15 aromas mais usados

Os incensos são usados há muitos anos em praticamente todo o mundo. Conheça mais sobre eles e veja a propriedade de cada aroma.

A princípio, os incensos eram muito usados somente pelos asiáticos. Mas, a cultura ultrapassou continentes e pode-se afirmar que hoje os incensos são elementos presentes em todos os países. Seja por seus incríveis aromas ou por fins espirituais, eles conquistaram muita gente.

Em síntese, estima-se que os incensos existem desde o Egito Antigo, e sempre possuíram muitas finalidades e benefícios. A história por trás desse produto na antiguidade era de que a fumaça produzida ligava o homem aos deuses.

Eles chegaram, inclusive, a ser considerados um símbolo religioso, já que eram e são bastante usados no hinduismo. Vale ressaltar ainda que, na Índia (país com o maior número de hindus), os incensos são também usados como oferendas aos Deuses (Brahma, Vishnu e Shiva).

O nome incenso vem do verbo latino “incendere”, que significa queimar, acender. Também, vem da palavra “incensum”, ou, aquilo que queima. A queima do incenso, como dito, tem muitos fins espirituais e religiosos, porém, pode servir também como tratamento terapêutico. Isso porque quando as moléculas do incenso são liberadas no ambiente, atingem nosso olfato que leva até o cérebro. Por sua vez, o cérebro gera processos químicos que vão agir nas partes do corpo de acordo com a propriedade de cada incenso.

Portanto, se você quiser saber mais sobre as propriedades de cada incenso e como utilizar, continue a leitura da nossa matéria!

Aromas de incensos mais usados e para que servem

1- Incensos de Arruda

Plantei

Antes de mais nada, este aroma ocupa o primeiro lugar na lista indicada para autodefesa. Isso acontece porque ele retira definitivamente todas energias negativas do ambiente. Portanto, um grande aliado contra inveja.

2- Canela

Fonte: Youtube

Este incenso, basicamente, é usado caso você queira um aumento do fluxo de prosperidade em sua vida.

3- Incensos de Camomila

Elo7

Com seu aroma leve e agradável, a camomila tem como principal função trazer calmaria e sobretudo um ambiente leve.

4- Cravo

Eu sem fronteiras

Bem como o de canela, o incenso de cravo traz prosperidade. Então, ele é muito indicado para utlização em comércios.

5- Âmbar

Consciência viva

Em suma, ele é o mais usado para fazer conexões com a divindade.

6- Patchouli

Inca

É, sobretudo, muito conhecido por ser afrodisíaco. Pois, tem uma ação estimulante para a sensualidade e a paixão.

7- Aloe Vera

Vila mulher

Basicamente, possui propriedades curativas.

8- Laranja

Universo esotérico

Ajuda na memória e concentração. Além disso, ainda reduz ansiedade.

9- Fragrâncias de Rosa

Dhonella

É responsável por trazer paz e serenidade.

10- Jasmim

Rossatto

É muito usado para trazer proteção e, sobretudo, sorte.

11- Mel

Sacredand serene

É conhecido por atrair sucesso e bons negócios.

12- Mirra

Fênix

É extremamente usado para proteção energética.

13- Noz Moscada

Óleos essenciais

Aumenta a segurança emocional.

14- Violeta

Meu anjo

Afasta tristezas e energias pesadas.

15- Alecrim

Abril

É utilizado para ajudar no tratamento de doenças respiratórias.

Benefícios dos incensos relacionados a fins terapêuticos e médicos

Uol

Relacionado a tudo que foi dito anteriormente sobre cada aroma dos incensos, podemos ver que ele realmente traz muitos benefícios. Especialmente porque são feitos com produtos naturais, como ervas desidratadas, flores, raízes e cascas de árvores, por exemplo.

Os incensos de flores, aliás, são excelentes quando a intenção é afastar a tristeza, atrair boas energias e ajudar a tranquilizar. Camomila, jasmim e rosas, por exemplo, são bons incensos terapêuticos.

Juntamente com tudo isso, eles ainda tiram a sensação de medo e pânico. Ou seja, servem como um calmante natural. Eles podem, inclusive, proporcionar uma boa noite de sono, se usados momentos antes de ir para cama.

Cuidados necessários com incensos

Mercado livre

É de suma importância estabelecer alguns cuidados. Para quem nunca usou incensos, a primeira dica é estar sempre em alerta com o tempo de duração da queima. O adequado, afinal, é que este processo dure entre 30 e 5o minutos.

Em segundo lugar, prefira sempre os incensos naturais aos industrializados. Portanto, opte por ervas, óleos essenciais e produtos vegetais. Isso porque, de acordo com pesquisas, os artificiais podem ser considerados tóxicos e até mesmo cancerígenos.

Contraindicações dos incensos

Comprazen

Os incensos precisam ser acesos em ambientes arejados e, de preferência, bem longe de crianças, idosos e animais. Verifique sempre a procedência do produto antes de utilizá-lo em casa.

Caso tenha dores de cabeça e náuseas, cancele urgentemente o uso. Além disso, ele não é indicado para pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite.

Não use também diversos aromas ao mesmo tempo, pois isso pode trazer alergias severas. Por fim, para quem realiza tratamentos homeopáticos, é bom evitar o uso dos incensos, pois alguns aromas inibem a atividade dos remédios.

Gostou da nossa matéria? então leia a seguinte também: Vela perfumada – O que é, principais benefícios e como fazer

Fontes: Mahlaga Personare

Imagens: Vila mulher Comprazen Mercado livre Uol  Abril Meu anjo Óleos essenciais Fênix Sacredand serene Dhonella Universo esotérico Inca Consciência viva Eu sem fronteiras Elo7 Pinterest Plantei Alquimia operativa Youtube


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários