Devido a questões sociais, políticas e econômicas, a literatura sempre foi um campo machista. Você pode notar de uma forma simples: quantos livros escritos por mulheres você consegue se lembrar de cabeça agora?
Provavelmente você lembrou-se de Clarice Lispector, Virginia Woolf, Mary Shelley e Jane Austen, além de outras. Mas, quantos livros escritos por homens você já leu? Tenho certeza que vieram dezenas, talvez centenas de nomes.
Mesmo a literatura sendo um campo no qual é difícil de se destacar, muitas guerreiras se enveredaram por esse caminho em busca de seus legítimos lugares de destaque. Certamente, elas tiveram um enorme sucesso com obras insubstituíveis e atemporais.
Por isso, o Área de Mulher fez uma lista literária e de respeito para você. Reunimos alguns livros escritos por mulheres que você não pode deixar de ler.
Se por acaso você já leu algum desses, tenho certeza que vai ficar com vontade de ler de novo.
Confira 10 livros escritos por mulheres que todo mundo precisa conhecer
1 – Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais
No auge dos seus 75 anos, em 1965, Cora Coralina escreveu o seu primeiro livro. Ela é uma autora goiana reconhecida nacionalmente pelos seus contos e poemas. Este livro é um dos mais populares do acervo da poetiza, e certamente deve ser reconhecido assim como toda a obra da autora.
2 – Saga Harry Potter
Saindo de uma poetiza brasileira e indo para uma escritora de best-seller americana, J. K. Rowling é uma das autoras mais populares do Planeta Terra. Sem dúvida nenhuma você conhece a obra literária mais famosa dessa mulher: a saga Harry Potter. Com 8 livros, eles são um exemplo de livros de sucesso para o público jovem adulto. Dispensa apresentações, não é mesmo?
3 – O Pintassilgo
O Pintassilgo foi o vencedor do Pulitzer de literatura de 2014, sendo um dos livros mais cultuados da segunda década dos anos 2000. A obra conta a infância e juventude de um jovem que perdeu a mãe em um museu após um ataque terrorista.
A única lembrança que restou da mãe, foi um misterioso quadro que ele pegou no museu após o incidente. O livro foi escrito por Donna Tartt, autora que tem sua escrita muito comparada a de Charles Dickens. Além disso, ela é considerada uma das maiores autoras contemporâneas.
4 – Vida Querida
Ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 2013, Alice Munro é uma escritora canadense especializada em contos que encantam o mundo inteiro. O seu livro Vidas Queridas, de 2012, é uma das suas obras mais populares. Ele reuni o que há de melhor dos contos da atualidade.
5 – A Hora da Estrela
A Hora da Estrela não é só uma das maiores obras da literatura nacional, como também um dos livros clássicos mais interessantes da história. A obra de Clarice Lispector conta a vida “pacata” de uma nordestina através de um narrador que também aparece na história.
Acima de tudo, é uma obra poética, existencialista e que reúne o que a autora faz de melhor: discutir a vida humana no mais profundo amago.
6 – Holocausto Brasileiro
Escrito por Daniela Arbex e lançado em 2013, se trata de um livro reportagem que conta a história do Hospital Colônia de Barbacena, onde cerca de 60 mil pessoas morreram durante o século 20. A narrativa relembra os horrores vividos pelos pacientes do hospital psiquiátrico.
7 – O Sol é Para Todos
Primeiramente, Harper Lee é reconhecida por ter escreto um dos clássicos da literatura mundial. O Sol é Para Todos é também uma obra indispensável para todo mundo que adora uma boa história.
8 – Parem de falar mal da rotina
Primeiramente, esse livro é uma adaptação do monólogo da atriz, cantora, poeta e escritora Elisa Lucinda. Além disso, a obra reúne história vividas e ouvidas pela autora.
9 – A Redoma de Vidro
Finalmente Sylvia Plath, uma das maiores autoras do século 20. A Redoma de Vidro é o único romance da especialista em poesia, e além disso é também uma das obras mais amadas dela. Basicamente, o livro fala sobre uma mulher em depressão. Além disso, falar mais do que isso pode estragar a sua experiência.
10 – Americanah
Americanah outro dos livros escritos por mulheres que todo mundo precisa ler em algum momento. A obra, aliás, é da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
O livro retrata temas complexos como imigração, racismo e desigualdade de gênero. A trama é centrada em Ifemelu e Obinze, que vivem o primeiro amor durante o regime militar na Nigéria.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 120 livros para ler antes de morrer (e se maravilhar com a literatura)
Fonte: Revista Bula
Imagens: BFM TV Mensagem Espirita Pequenas Empresas e Grandes Negócios The Times The Paris Review Exame Epoca Tribuna de Minas Revista Cult ES Brasil