Dicas & Truques

Livros para crianças – 15 obras com verdadeiras lições para a vida toda

Sejam grandes ou pequenos, estes livros para crianças carregam histórias de amizade e lições valiosas que se encaixam em todas as idades.

Atualizado em 16/10/2020
Por Kariny Bianca

Vai ler para os pequenos? Então, escolha os livros para crianças que contenham lições valiosas. Não esqueça que a literatura é um instrumento de educação, imaginação e referências de situações que eles podem reproduzir na vida real. Por isso, é tão importante selecionar as obras que os seus pequenos vão ler.

De modo geral, os livros são uma influência direta do que as crianças pensam, falam e reproduzem nos ambientes em que vivem. A saber, a leitura é um exercício da escrita e da língua culta, já que repetimos as palavras e expressões, permitindo a memorização.

Desse forma, separamos 15 livros que ensinam verdadeiras lições de vida para o mundo conturbado que vivemos atualmente. Cada história, personagem e mensagem principal são direcionados para crianças, mas os adultos também aprendem.

15 livros para crianças com lições para a vida

1- Um livro pra gente morar

Este livro ensina a importância das palavras, visto que delas podem nascer uma poesia incrível. Além disso, a obra utiliza os sentimentos para explorar diversos mundos, porque os autores acreditam que coisas incríveis podem acontecer durante a leitura de um poema. Aliás, o livro é recheado por uma seleção de poemas! Ainda mais, tem formato físico de uma casa, remetendo a ideia de infância.

Um livro pra morar
Estadão

2- Aqui Estamos Nós

O autor Oliver Jeffers escreveu sua conversa com o filho recém-nascido sobre o planeta em que vivemos. O pai carinhoso apresenta divertidas lições que valorizam a vida e a sobrevivência na Terra. Em contrapartida, ele explica numa linguagem mais próxima de uma criança, partindo dos conceitos que julga importantes: cuidar do planeta e de si mesmo, respeitar as diferenças e se importar com o próximo.

Aqui estamos nós
Pais e Filhos

3- Os Direfentes – Livros para Crianças

O livro ensina sobre a diversidade entre as pessoas que vivem no mundo. Dessa forma, os personagens são apresentados de forma inusitada, forçando a criança a desenvolver um olhar maduro sobre si mesma e os outros.

Livros para crianças
Livreirinha

4- Amoras

O título do livro se refere as frutas, mas também retrata a representatividade, autoestima e orgulho racial. O autor do livro é o rapper Emicida, sendo a sua primeira obra, o texto foi baseado na música do álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa. 

Amoras
Story Time

5- Nunca acontece nada na minha rua

Esta obra faz parte das indicações de livros para crianças, isto porque conta a história de um menino mal-humorado que vivia sentado na calçada de casa reclamando da vida. Se bem que, ele sempre dizia que nada de bom lhe acontecia, mas o que ele não tinha percebido é que ao seu redor existia um universo surpreendente.

Obras infantis
Amazon

6- A avó amarela

Neste livro, a saudade é definida pela autora como amarelo. Isto porque a sua avó Esmeralda usava essa cor em uma foto que ficou de lembrança. É uma obra que nos faz recordar de coisas tão simples da vida do interior, como acordar antes do sol, dormir ao lado da dentadura no copo e comprar o galo vivo na feira para o almoço de domingo.

Leitura infantil
Fafá Conta

7- Casa de Passarinho – Livros para Crianças

Você já observou a casinha do passarinho joão-de-barro? Se não, pelo menos já percebeu que é bem feita. Neste livro, a história se passa com duas crianças imaginando a vida dos bichinhos dentro da casa de barro, até vestidos de terno e vestido. O autor explora a fantasia e a realidade, estimulando a imaginação do que os pássaros comem, se eles dormem e se jogam xadrez no tempo livre.

Casa de passarinho
Tulipa Baby

8- A fabulosa máquina de amigos

O livro conta a história de uma galinha que encontrou uma tela brilhante no cenário rural. A partir disso, ela abandonou os seus amigos antigos, porque descobriu que a máquina que encontrou fazia novos amigos. Dessa forma, ela passava dia e noite em frente a telinha, até cair numa cilada virtual, e precisar da ajuda de seus velhos amigos.

Livros para crianças - 15 obras que ensinam o valor de ser amável
Kids Indoors

9- Se eu abrir esta porta agora…

Em síntese, o autor Alexandre Rampazo provoca a reflexão sobre o que acontece se ultrapassarmos os limites. O livro retrata sobre o medo e o otimismo, apresentando o receio que temos de seguir para o outro lado do armário. Já imaginou se a cada vez que a porta se abrir, algo acontecer?

Livros para crianças
Fafá Conta

10- A menina dos livros

Esse título realmente representa muito bem a personagem, visto que ela carrega clássicos, como Alice no País das Maravilhas, As Viagens de Gulliver, O Pequeno Polegar, dentre outros. Assumidamente, a menininha é fã de livro, ela atravessa um mar de palavras, escala montanhas e declara o seu amor pela literatura.

A menina dos livros
Pinterest

11- Se os tubarões fossem homens

Se os tubarões fossem homens, seriam mais “humanos”? Essa é uma reflexão inicial que o livro provoca no leitor, mostrando a realidade dos animais em comparação as pessoas. Talvez, eles construiriam gaiolas para os peixinhos, aprenderiam a localizar o caminho da boca dos tubarões e as diferentes classes entre eles. É bem semelhante aos dias atuais, não é?

Livros para crianças
Nova Escola Box

12- Apesar de tudo

Um livro que fala sobre a dificuldade de relacionamento e o ódio virtual. Ao passo que, o autor colombiano Dipacho discorre sobre amor, amizade e as lutas que valem a pena. Dito isto, é necessário entendermos quem somos nessa história – um pinguim ou não. Apesar de tudo, devemos lutar pelo que acreditamos, mesmo quando o sol cresce e derrete todo o gelo embaixo de nossos pés.

Apesar de Tudo
Gramatura Alta

13 – Manu e Mila – Livros para Crianças

Onde está a felicidade? Essa é a pergunta que as personagens Manu e Mila procuram uma resposta. Mila acha que a felicidade está ao nosso redor, desde o jardim até uma gota de água que cai do céu. Ao contrário, Manu acredita que a felicidade pode estar boiando no oceano ou no alto de uma montanha. Assim, elas decidem procurar juntas.

Manu e Mila
Na Corda Bamba

14- O gigante mais elegante da cidade

Essa obra está entre os livros para crianças mais procurados pelos pais. Isto porque, conta a história do gigante Jorge, que decide se tornar elegante. Dessa forma, ele compra roupas e sapatos novos, mas por ter um coração bondoso acaba doando tudo no decorrer do caminho. Se encontra alguém que precisa, ele não pensa duas vezes.

Livros para crianças
Kids Indoors

15- Olavo – Livros para Crianças

Se a tristeza tem cor, isso não sabemos. No entanto, para Olavo ela é marrom. Triste, ele encontra um presente ao abrir a porta de sua casa. Ao sentir-se feliz, o ambiente onde vive começa a ganhar tons de azul. Ao passo que, ele luta para que o marrom vá embora e o azul permaneça em sua vida.

Livros para crianças
Estadão

Em suma, os livros para crianças também são para adultos, já que transmitem lições para uma vida inteira. A saber, deixamos situações mal resolvidas no meio do caminho, por isso, essas histórias podem ajudar pessoas de todas as idades.

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Como ensinar o alfabeto – Dicas e brincadeiras para ensinar crianças

Fontes: Revista Crescer

Imagens: Medium, Estadão, Pais e Filhos, Livreirinha, Story Time, Amazon, Fafá Conta, Tulipa Baby, Kids Indoors, Fafá Conta II, Pinterest, Nova Escola Box, Gramatura Alta, Na Corda Bamba, Kids Indoors II e Estadão II

Próxima página »

Escolhidas para você