Máscara para dormir – Benefícios, tipos e critérios de compra

Especialmente para pessoas que têm insônia, a máscara para dormir pode ser uma ótima opção. Conheça mais sobre os tipos de máscara e escolha a ideal para você.

Todo mundo sabe que uma noite de sono bem dormida é essencial para a saúde mental e física. No entanto, nem sempre temos uma boa qualidade de sono. É aí que entram alguns recursos básicos, podem ajudar a melhorar o sono consideravelmente, como a máscara para dormir.

Para muitas pessoas, a máscara para dormir pode ser apenas um acessório de luxo. Mas, ela é bem mais do que isso.

Esse tipo de máscara, portanto, pode ser fundamental para uma boa noite de sono, contribuindo para um descanso completo. Isso porque impede que qualquer luz chegue aos olhos, facilitando, então, o descanso noturno. Sobretudo, pode ser ainda mais útil para pessoas que têm insônia.

Portanto, hoje vamos falar sobre os principais benefícios da máscara para dormir. Confira.

Benefícios da máscara para dormir

Primeiramente, a máscara é muito mais do que um simples acessório. Ela não só ajuda a dormir mais rápido, como também contribui para um sono mais profundo, mesmo em períodos mais curtos, como em uma viagem, por exemplo.

Até porque ter um sono de qualidade é fundamental para que o nosso corpo se recupere depois de um dia longo e cansativo. Portanto, a máscara de dormir pode ser uma ótima aliada em várias situações do seu dia-a-dia.

Confira alguns dos vários benefícios de se ter um sono de qualidade e pleno:

  • Melhora a memóriadormir fortalece as conexões neuronais no cérebro, sendo assim, um bom sono, durante 90 minutos, no meio da tarde, ajuda a mente a fixar memórias e aprendizados;
  • Fortalece o coração:  as pessoas que dormem mal têm três vezes mais chances de sofrer uma insuficiência cardíaca. Isso porque a ausência de sono aumenta o estresse e, consequentemente, a pressão arterial;
  • Aumenta a felicidade: enquanto dorme, o corpo produz serotonina, um neurotransmissor que gera sensação de bem-estar e relaxamento. Além disso, a serotonina combate os hormônios de estresse;
  • Promove mais resistência física: atletas de alto rendimento, que dormem mais de 10 horas por dia, apresentam significativa melhora na resistência física durante as competições;
  • Melhora a musculatura: os tecidos musculares e as células se recuperam mais rapidamente nesse período. Pois, durante o sono, o corpo aumenta a atividade metabólica, em comparação com os momentos em que se está acordado;
  • Conserva a beleza: o sono regula o processo de oxidação e de inflamações no organismo. Desse modo, dormir bem deixa as pessoas mais bonitas e atraentes.

Portanto, sabendo de todos esse benefícios, ficou claro como o uso da máscara para dormir pode te ajudar a manter à saúde através de um sono de qualidade.

Fonte: Freepik

Como saber qual máscara para dormir é de boa qualidade?

Mas, não se iluda com a ideia de que todas as máscaras para dormir garantem o mesmo efeito. Primeiramente, porque uma boa máscara deve bloquear, pelo menos, 90% da entrada de luz. E nem todas garantem isso.

Outro ponto que deve ser levando em consideração é a suavidade da textura da máscara. Em hipótese alguma, a máscara escolhida deve causar qualquer tipo de incômodo ou irritação.

Contudo, ainda é recomendo que a máscara seja ajustável e lavável. Esse segundo detalhe é essencial, caso contrário, ela terá um tempo de vida útil bem limitado. Isso porque o suor acumulado na máscara pode resultar na proliferação de bactérias, que podem trazer problemas para a saúde.

Fonte: Amazon UK

Os tipos mais comuns de máscara para dormir

Muita gente pode não saber, mas existem três tipos diferentes de máscara para dormir. Sendo eles: as côncavas, as convencionais e as terapêuticas. Essas últimas, geralmente, vêm com enchimento de gel.

Confira a seguir as características de cada uma delas:

  • Côncavas: o design especial permite que as máscaras não toquem as pálpebras. São recomendadas para mulheres que querem dormir sem danificar a maquiagem. Além disso, o bloqueio da luz costuma ser de 100%;
  • Convencionais: costumam ser feitas de tecido suave e respirável. Contudo, ficam em contato com as pálpebras. Elas podem vir em diferentes formatos, como retângulo ou semi-círculo;
  • Terapêuticas: essas são recomendadas como terapia para quem sofre de enxaqueca ou sinusite. Também são muito indicadas para desinchar a região ao redor dos olhos.
Máscaras terapêuticas, normalmente com enchimento em gel.
Fonte: Oceane

Critérios de compra

Agora que você já conhece os tipos de máscara de dormir que existem e as suas finalidades, está à um passo de escolher a que melhor se adéqua às suas necessidades.

Entretanto, há ainda alguns detalhes importantes à se considerar antes de comprar a máscara perfeita. Sendo eles:

  • Peso: os fabricantes optam por tecidos cada vez mais leves, com alta oxigenação e conforto térmico, sem pesar no rosto. No entanto, vale a pena avaliar o peso de cada modelo para encontrar aquele que proporcione mais conforto e relaxamento;
  • Tamanho: a maioria dos modelos mede, em média, 22 centímetros. Mas existem algumas que cobrem até as orelhas e o nariz. Portanto, essa escolha depende de como você se sente mais confortável;
  • Ajustes: grande parte dos modelos de máscara para dormir conta com cintas ajustáveis para adequá-la ao tamanho da cabeça. Sendo assim, quanto maior a variação desse ajuste, maior será as possibilidades de compartilhar o seu uso;
  • Material: para uso apenas doméstico, o modelo de veludo ou seda é uma boa escolha. Contudo, se a ideia é utilizá-la também em suas viagens, prefira o algodão ou os tecidos modernos que, além de resistentes, possuem a capacidade de bloqueio total da luz;
  • Características especiais: as máscaras com design diferenciados podem fazer a diferença na sua viagem. Como o modelo com bolsas abaixo dos olhos, que vedam a entrada da luz e previnem o inchaço excessivo dos olhos.
Fonte: The Independent

Exemplos de máscaras inteligentes

Hoje, já é possível encontrar diferentes modelos de máscaras de dormir inteligentes. Esses acessórios contam com sensores e aplicações para smartphones, para monitorar roncos, atividades cerebrais, e até o humor do usuário. Tudo isso para proporcionar um sono ainda melhor.

Confira a seguir alguns exemplos dessas máscaras:

Snore Circle

A Snore Circle é uma máscara para dormir inteligente, que utiliza tecnologia de indução para reduzir os roncos. O dispositivo utiliza as informações obtidas por sensores, e emite vibrações com o intuito de acalmar o sono.

Ela também conta com um aplicativo integrado para monitorar as atividades durante o sono. Portanto, dentre várias outras contabilizações, guarda informações como a quantidade de horas dormidas e até os decibéis dos barulhos emitidos.

Fonte: Familia Shop

Dreamlight

A Dreamlight é outra máscara inteligente, que promete melhorar a qualidade do sono. Esse dispositivo utiliza um conjunto de LEDs para emitir tons específicos de luz, para evitar o choque com a luz natural ao amanhecer.

Outro diferencial dessa máscara é que, com ela, é possível escolher músicas tranquilas, como sons da natureza; que são ouvidos pelo fone do dispositivo. Por fim, essa máscara ainda proporciona um tratamento estético com luz infravermelha, que ativa a circulação sanguínea na região dos olhos durante o sono do usuário.

Fonte: Design News

Lunna

Esta máscara para dormir que vem com um sensor embutido, que registra as atividades elétricas do cérebro. Ou seja, ela consegue monitorar a qualidade do sono de forma detalhada, captando até o momento em que o usuário passa para a fase do sono profundo.

Sobretudo, este dispositivo utiliza inteligência artificial, e consegue identificar até o humor do usuário.

Fonte: Steemit

Como fazer sua própria máscara para dormir

Entretanto, se nenhuma dessas máscaras foram do seu gosto, você tem a opção de fazer a sua própria, em casa.

Para isso, esse vídeo a seguir, mostra um passo a passo de como fazer uma máscara para dormir.

Por fim, se você gostou dessa matéria, que tal conhecer alguns chás para dormir?

Fontes: Guia 55, Tech Tudo

Fonte Imagem Destaque: Freepik


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários